Como vender sua ideia de projeto e se destacar profissionalmente

O profissional pode ter um projeto interessante, mas, para que isso possa ser utilizado para crescer profissionalmente, é preciso saber como “vender” sua ideia.

Elabore um discurso adequado

O profissional precisa se preparar para apresentar seu projeto e, nessa hora, é recomendado ter um cuidado a mais com o seu discurso, no que será dito para atrair a atenção dos gestores.

Sua apresentação deve ser breve, porém completa, envolvendo os principais pontos do seu projeto e é preciso transmitir sua mensagem com objetividade focando no que você realmente acredita na sua proposta, nos problemas que ela pode resolver e nos resultados que ela pode gerar.

Um discurso focado em conhecer sua audiência, verifique o perfil das pessoas para as quais você vai fazer sua apresentação. Dessa maneira, você sabe se pode ser mais descontraído ou se precisa manter uma postura mais séria.

Além disso, considere o nível de conhecimento da audiência para saber se é possível ser mais técnico na hora de usar os termos ou preciso fazer analogias e utilizar um discurso mais acessível.

Estruture um roteiro

Para facilitar sua apresentação com sua ideia de projeto, o melhor é estruturar um roteiro para que você inclua todas as informações do seu discurso. Com isso, é possível controlar o tempo da sua apresentação e ainda ficar mais seguro, porque você organiza melhor as informações que irá transmitir.

Para chamar a atenção dos gestores, parceiros ou investidores, comece seu discurso com algo diferenciado ou surpreendente, que pode ser uma das soluções que seu projeto oferece ou alguma coisa inusitada que aconteceu com você e que ajudou a construir sua ideia.

Com isso, você capta o interesse das pessoas e fica mais confortável para dar continuidade à sua apresentação. É importante que você descreva os problemas que sua ideia pode resolver, como isso é realizado, os diferenciais dessa ideia, investimento necessário, prazo de implementação e resultados esperados.

Uma estratégia para sua apresentação é utilizar o storytelling, ou seja, falar sobre seu projeto por meio de uma história. Você cria um personagem e conta como sua ideia é algo que resolveu o problema desse personagem, mostrando por exemplo, que é uma solução que ainda não é explorada pelo mercado.

Estude sobre o assunto que quer falar

Comentamos nos itens anteriores sobre ser objetivo, demonstrar confiança e manter a calma, certo? E saiba que você pode ter tudo isso ao estudar a fundo o assunto sobre o qual vai falar.

Isso mesmo! Ao conhecer sobre o tema, você fica seguro para fazer uma apresentação e para responder quaisquer dúvidas que as pessoas possam ter.

Prepare discursos para diferentes situações

O ideal é agendar um horário com o gestor para mostrar sua ideia, certo? E, nesse caso, é só seguir as dicas dos tópicos anteriores. Contudo, é legal ter versões ainda mais curtas da sua apresentação.

Isso porque você pode se encontrar casualmente com outros profissionais ou gestores em um evento, por exemplo, podendo aproveitar a oportunidade para tentar vender sua ideia de projeto.

Utilize recursos visuais

Utilize recursos visuais para embasar o que você vai apresentar. Imagine ter que mostrar os ganhos que seu projeto pode trazer para a empresa, apenas falando sobre números?

O ideal é contar com gráficos e tabelas que vão captar a atenção da sua audiência e transmitir os resultados com mais eficiência.

Entre as habilidades importantes para impulsionar sua carreira está a persuasão. Porém, é necessário utilizá-la sempre com ética no trabalho e embasado em dados verdadeiros. Do contrário, você pode prejudicar a sua imagem profissional.

Considere os feedbacks

É interessante montar um roteiro para estruturar seu discurso e treinar com antecedência, porém a ideia não é fazer uma apresentação decorando trechos e sim apenas saber o que precisa ser dito e transmitir a mensagem de forma natural. Uma dica é chamar uma pessoa próxima e fazer a apresentação para ela, assim você obtém feedbacks e pode corrigir pontos falhos ou receber outras sugestões.

Falando em feedbacks, tenha em mente que não é simples vender uma ideia de projeto, então é preciso persistência. Além disso, escute o que os gestores têm a dizer sobre sua apresentação. Afinal, são profissionais que têm mais experiência de mercado e podem apontar alguma informação ou dado que está faltando ou ainda mostrar alguma incoerência em seu projeto.

Por isso, aproveite esse retorno recebido para se debruçar novamente sobre o projeto, utilizando todas as sugestões recebidas. Pode ser preciso estudar mais sobre algum aspecto de mercado, por exemplo, então dedique o tempo necessário para aprimorar sua ideia.

Imagine como você pode subir vários degraus na empresa onde trabalha ao apresentar uma ideia diferenciada para a diretoria? Ou a realização profissional ao ter alguém que acredita em você e ajuda a concretizar seu sonho de empreender?

Não é uma tarefa simples vender uma ideia, ou seja, convencer gestores ou outras pessoas a investirem em seu projeto. Apesar da dificuldade, não é algo impossível, por isso deixe o medo de lado e se dedique para fazer uma apresentação envolvente.

Conteúdo produzido pela Symplicity Brasil e PUC Carreiras