Uma importante etapa do processo seletivo é a entrevista do candidato que, a partir da transformação digital, pode ser feita por meio da vídeo-entrevista.

O que é uma vídeo-entrevista?

Os processos de recrutamento para uma vaga de emprego são, normalmente, longos e com fases essenciais, que vão desde a análise do currículo até a contratação efetiva. Uma dessas etapas é a entrevista do candidato que, a partir da transformação digital, pode ser feita por meio da vídeo-entrevista.

No entanto, quais são os cuidados que o candidato precisa ter na hora de gravar a sua vídeo-entrevista? Quais são os conjuntos de ações que ajudam a passar uma imagem positiva? Foi pensando nisso que reunimos algumas dicas. Acompanhe!

O que é uma video-entrevista e como funciona?

A vídeo-entrevista pode ser realizada de duas maneiras. A primeira é a gravada. Nela, o recrutador envia um guia de perguntas para o candidato e, a partir desse guia, o participante deve gravar um vídeo com as respostas.

A principal vantagem da entrevista gravada é que o candidato consegue ter mais controle sobre o conteúdo que será entregue e mais tempo para se preparar. Assim, ele poderá estudar e melhorar cada vez mais as respostas do formulário.

O segundo tipo de vídeo-entrevista é a videoconferência. Essa modalidade é realizada ao vivo, por essa razão, o recrutador e o candidato conversam por meio de uma plataforma de vídeo.

A segunda opção é a mais próxima que temos da entrevista presencial. No entanto, ambas as entrevistas pedem um preparo cuidadoso do candidato. Quer saber quais? Veja abaixo os principais!

Atenção ao Dress Code

A roupa que escolhemos transmite uma mensagem e uma ideia sobre você, portanto, a comunicação já começa na seleção da vestimenta. Por isso, é necessário que o candidato tenha atenção na hora de se vestir.

Uma dica interessante é escolher roupas em tons neutros, que valorizem o aspecto profissional. Algumas peças no estilo social, como um blazer e camisa, também ajudam a levantar uma postura de confiança e formalidade.

Escolha um lugar adequado

O lugar onde fará a gravação da vídeo-entrevista é de extrema importância, afinal, não é nada favorável que um ambiente conturbado atrapalhe a maneira como o recrutador verá o candidato.

Então, opte por um espaço que não tenha muito barulho exterior para que os ruídos não interfiram na qualidade técnica do som do seu vídeo. Ambientes com o fundo neutro e com boa iluminação são essenciais, pois, assim, o foco da tela será o candidato, sem distrações para o exterior.

Cuide do seu marketing pessoal

O marketing pessoal é uma modalidade muito falada e valorizada. A ideia é usar técnicas do marketing tradicional, porém, com o foco na pessoa, isto é, ao invés de promover empresas ou produtos, o marketing pessoal foca em fortalecer o nome ou a imagem de um profissional.

Logo, investir nisso é um passo determinante para fazer a vídeo-entrevista, pois com essas técnicas o participante influenciará o recrutador a enxergá-lo como uma referência profissional qualificada para a vaga.

Um passo interessante para potencializar sua imagem é se conhecer enquanto profissional, entender as suas habilidades e competências como trabalhador, explorar suas experiências e procurar destacar todos esses pontos.

Todas essas dicas são muito importantes para fazer uma boa vídeo-entrevista. Todavia, é muito importante estar preparado para o processo e também para a vaga. Então, lembre-se de estudar sobre o cargo e suas funções, pesquise quais são as possíveis perguntas que o recrutador poderá fazer e busque formas de levar boas respostas carregadas de segurança.