Saber como aplicá-la é um fator fundamental para esses resultados! Saiba mais

4 dicas para realizar uma pesquisa de satisfação de funcionários

4 DICAS PARA REALIZAR UMA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

A pesquisa de satisfação de funcionários é uma ferramenta de destaque no RH. Ela aumenta o bem-estar, favorece o clima organizacional e torna a empresa mais atrativa perante a concorrência, ajudando no processo de recrutamento e seleção. Saber como aplicá-la é um fator fundamental para esses resultados, por isso decidimos trazer este conteúdo.

Cada pesquisa será aplicada em um momento específico e pode trazer objetivos diferentes. Portanto, elas não devem ser sempre idênticas. Mesmo assim, algumas orientações ajudam de forma geral na sua aplicação. Continue sua leitura e confira quatro dessas dicas a seguir!

1. ESCOLHA O MÉTODO DE AVALIAÇÃO

Planejar adequadamente sua pesquisa é algo muito importante. É necessário definir quais são os seus objetivos, como ela será aplicada e como será feita a avaliação dos resultados, pensando nos indicadores a serem medidos, por exemplo.

Quanto ao questionário em si, na maioria das vezes é indicado que ele seja bem objetivo. Pode-se pedir respostas apenas de “sim”, “não” ou “talvez”, respostas em notas de 0 a 10, entre outros modelos. Você pode fornecer, se achar viável, um espaço em branco no final da pesquisa para o funcionário escrever algo se desejar. Escolha a estrutura mais adequada de acordo com a finalidade da pesquisa, o perfil da equipe e o método de avaliação dos resultados.

2. ELABORE PERGUNTAS ÚTEIS E PERTINENTES

É preciso elaborar perguntas qualificadas, que possibilitem conseguir respostas relevantes para a pesquisa de satisfação de funcionários. Se o objetivo é analisar um problema mais específico, deve-se direcionar uma maior parte do questionário a investigá-lo.

Pense em quais tópicos devem ser abordados e quais questões seriam úteis em cada um deles. De modo geral, alguns dos temas mais contemplados nessas pesquisas incluem o ambiente de trabalho e a estrutura da empresa.

A linguagem é outro ponto a se prestar atenção. Ela deve ser clara e compreensível, evitando mal-entendidos e confusões. Dependendo da pergunta, pode ser interessante fornecer um exemplo para explicar melhor.

3. INFORME OS FUNCIONÁRIOS SOBRE A PESQUISA

A forma como a pesquisa é comunicada aos funcionários faz toda a diferença. Informe-os com antecedência sobre esse processo, explicando os objetivos e a importância de participarem. É fundamental garantir a confidencialidade das respostas, para que não se sintam constrangidos e respondam com sinceridade. O questionário deve ser preenchido e permanecer no anonimato, mesmo entre os gestores.

Além disso, é importante definir datas para o início e o término do processo, assim como para apresentar os resultados e o plano de medidas a serem tomadas.

4. AVALIE OS RESULTADOS

Analise os dados obtidos com a metodologia que foi definida. É interessante criar registros sobre esses dados com os indicadores e as medidas que pretendem ser adotadas. De acordo com o que a pesquisa mostrou, defina prioridades e planeje ações condizentes, levando em conta as possibilidades e condições da empresa.

Essas foram algumas dicas para aplicar a pesquisa de satisfação de funcionários. Você pode realizar esse processo periodicamente, acompanhando os níveis de contentamento dos profissionais, mas cada empresa decide qual será a frequência ideal para a aplicação. Se algo não estiver indo bem, pode ser necessário realizar a pesquisa antes do esperado. Seja como for, sempre faça um planejamento e defina objetivos e particularidades.

Agora você já sabe a importância da pesquisa de satisfação e aprendeu algumas dicas para aplicá-la!