Participe da 3ª edição da Pesquisa de Empregabilidade de Egressos IASE

Os egressos da PUC Minas já podem responder ao questionário da Pesquisa de Empregabilidade de Egressos IASE 2024!

O público-alvo desta edição são os Filhos da PUC que se graduaram entre 1º de julho de 2022 e 30 de junho de 2023, com o objetivo de avaliar a situação de empregabilidade dos formados no primeiro ano após a conclusão do curso.

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e a Symplicity Brasil são as responsáveis pela organização da Pesquisa de Empregabilidade IASE, e a PUC Carreiras, como representante da PUC Minas, participa desde a sua primeira edição, realizada em 2022, coletando as informações dos alunos que concluíram cursos de graduação e graduação tecnológica na Universidade no período selecionado.

Com os dados, é possível compreender melhor o cenário atual e as perspectivas de trabalho, promovendo iniciativas em prol da empregabilidade de nossos egressos e sugerindo melhorias em currículos, eventos, ações de divulgação, entre outras.

O questionário está disponível dentro da Plataforma PUC Carreiras, no menu Pesquisas, e todos os egressos qualificados conforme sua data de colação de grau receberam as instruções de participação e o link para o formulário no e-mail cadastrado em nosso sistema.

O comunicado foi enviado em nome da PUC Carreiras, através do e-mail pucminas@csm.symplicity.com. Caso não tenha recebido a mensagem ou não esteja encontrando-a em sua caixa de entrada ou na caixa de spam, entre em contato com nossa equipe e nós te auxiliaremos na participação!

A pesquisa leva menos de 10 minutos para ser respondida e pode ser acessada até o dia 31 de maio de 2024. Os resultados serão compilados e analisados pela comissão e divulgados no segundo semestre.

RESULTADOS VALIOSOS
O Indicador ABMES/Symplicity de Empregabilidade (IASE), relatório que reúne os resultados por instituição e o consolidado nacional, permite a análise do contexto de empregabilidade e inserção dos alunos da nossa Universidade no mercado de trabalho em seu primeiro ano de trabalho após a formatura.

Os resultados da edição 2023 da pesquisa estão disponíveis no site Filhos da PUC, iniciativa voltada aos egressos da PUC Minas. A partir da pesquisa, foi possível observar que, em 2023, mais de 85,7% dos graduados pela PUC Minas no ano anterior estavam trabalhando. O número é mais de 10 pontos percentuais superior ao da média nacional (75,6%).

Dos 332 egressos que informaram estar trabalhando, 77,7% deles estão trabalhando em sua área de formação, 11,8% trabalham em uma área diferente da formação por opção própria e 10,5% estão em uma área diferente da formação por falta de oportunidade.

Você pode conferir gráficos e mais resultados da PUC Minas e do resultado nacional na página da Pesquisa no site Filhos da PUC. Os dados da PUC Minas contam com grau de confiança de 95% e a margem de erro é de 5 pontos percentuais.

ABRANGÊNCIA NACIONAL
A pesquisa realizada no Brasil tem como modelo a First Destination Survey (FDS), realizada nos Estados Unidos pela NACE, National Association of Colleges and Employers.

Em pleno crescimento, a edição 2024 vai contar com a divulgação e coleta de dados de alunos de 133 Instituições de Ensino Superior privadas e públicas, mais que o dobro de IES participantes em relação ao ano anterior, que contou com 66 IES. Em 2022, na edição piloto, 10 instituições compuseram o grupo de trabalho fundador da pesquisa.

O número de egressos respondentes também cresceu entre a primeira e a segunda edição. A PUC Minas teve 218 respostas das quase 2 mil coletadas em 2022. Já em 2023, o número saltou para 387 entre os formados pela PUC Minas, que se juntaram aos quase 5 mil respondentes de todo o país.

Um número maior de respondentes garante a validade e relevância dos dados, considerando as diferentes realidades de ensino e emprego do país. A expectativa é que a pesquisa conte com mais respondentes em 2024, consolidando a Pesquisa de Empregabilidade de Egressos IASE como um levantamento tradicional.

SELO DE EMPREGABILIDADE
As Instituições de Ensino participantes em todo o Brasil que atingem o percentual mínimo de respondentes definido no regulamento da pesquisa recebem o Selo de Instituição Comprometida com a Empregabilidade, reforçando a importância de garantir a entrada dos alunos no mercado de trabalho, com política de valorização de salários e remuneração adequada, bem como a continuidade dos estudos, seja em cursos de pós-graduação lato sensu ou no stricto sensu, em mestrados e doutorados.

A PUC Minas recebeu o selo nas edições 2022 e 2023, refletindo seus esforços na inserção dos egressos no mercado de trabalho, no constante acompanhamento da situação de empregabilidade e aplicação da pesquisa com os recém-formados.

Participe da 3ª edição da Pesquisa de Empregabilidade de Egressos IASE - PUC Carreiras - Selo 2023 Brasao PUC Minas transparente

SOBRE A ABMES
Fundada em agosto de 1982, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) representa entidades mantenedoras de educação superior particular em todo o território nacional.

Hoje a entidade congrega mais de 5.300 unidades educacionais, entre mantenedoras e mantidas, e tem como um de seus principais objetivos institucionais subsidiar a definição de políticas públicas para a educação superior.

SOBRE A SYMPLICITY
A Symplicity é líder global em soluções de software de empregabilidade e engajamento estudantil, parceira de mais de 2000 instituições de ensino superior em 36 países para entregar apoio de carreiras e gerenciar a empregabilidade de alunos, egressos e as relações da instituição com o mercado de trabalho.

Na PUC Minas, a Symplicity atua junto à PUC Carreiras desde 2019 como fornecedora da Plataforma CSM (Career Services Manager).

Para saber mais sobre a Pesquisa de Empregabilidade de Egressos IASE, acesse a página especial da pesquisa no site Filhos da PUC.