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Veja qual é o perfil do candidato mais procurado pelas empresas
O perfil do candidato ideal para as empresas sempre acompanha as mudanças do mercado de trabalho, o que escancara uma de suas características essenciais: resiliência. Você sabe o que é isso? Para o mercado de trabalho, trata-se da capacidade de se adaptar a diferentes demandas, ficar confortável e, até mesmo, gostar da proposta de constantes mudanças e evoluções.
O candidato resiliente com alta capacidade de adaptação tem um grande diferencial competitivo, mas não pode contentar-se com ele. Veja neste post outras características, conhecimentos e habilidades que o mercado busca nos profissionais.
Ser proativo
Um profissional proativo, que percebe a necessidade de intervenção e coloca suas habilidades e conhecimentos para resolver uma demanda é muito valorizado no mercado. Contudo, proatividade não pode ser confundida com impulsividade ou arbitrariedade.
O funcionário proativo é aquele que conquista a confiança de seus gestores, demonstra sua capacidade de atuar de forma autônoma e, sem hesitar, toma as ações necessárias para que um problema seja resolvido. Para tudo isso, não age de forma impulsiva, sem analisar as variáveis e, principalmente, sem transgredir as regras do negócio.
Ter capacidade de autogestão
A capacidade de gestão é essencial para o líder, mas também é muito útil para profissionais que trabalham em cargos analíticos e operacionais. Isso porque ele também precisa gerir seu tempo, organizar suas obrigações, fazer com que os prazos sejam cumpridos e as entregas realizadas com o máximo de qualidade.
Sendo um bom gestor, o profissional saberá identificar as ferramentas e parceiros que precisa para realizar uma demanda. Além dos estímulos e motivações necessárias para melhorar sua performance. Portanto, ele faz o autogerenciamento.
Ser inovador
Saber usar as tecnologias e softwares da empresa ou sugerir a adoção de novas ferramentas que podem otimizar os processos são atitudes e conhecimentos de um profissional alinhado com a transformação digital que o mercado de trabalho vive. No entanto, ser inovador é ser empreendedor, trazer ideias novas, capazes de mudar o processo atual ou criar algo completamente novo e disruptivo, que quebra o que todos acreditavam ser o melhor até então.
O profissional inovador é observador, participativo e propõe soluções mesmo que elas pareçam impossíveis. Contudo, ele também é capaz de racionalizar suas ideias, ou seja, torná-las executáveis. Quer um exemplo? Imagine que a empresa lide com um alto consumo de água em sua sede administrativa. Um profissional inovador pode propor o uso da chuva como um mitigador de despesas. A ideia parece boa, mas como fazer isso?
Nesse caso, o profissional inovador vai em busca de soluções sustentáveis do mercado. Faz cotação de equipamentos que podem canalizar a água da chuva e direcionar para os sanitários, por exemplo. Assim, ele identifica o problema, propõe uma solução inteligente e cria um caminho para que ela seja aplicável e traga os retornos esperados, ou seja, diminuir as despesas com o consumo de água.
Ter foco no aprendizado contínuo
Um candidato que demonstra estar em desenvolvimento contínuo, com cursos recém-concluídos no currículo ou que estejam em andamento, também é desejado pelas empresas. Afinal, ele estará, recorrentemente, trazendo novos conhecimentos para a atividade que exerce, melhorando os relacionamentos internos, com os clientes e parceiros do negócio.
Tudo isso torna o perfil do candidato mais desejável para o mercado, com um currículo e postura mais competitivas em um processo seletivo. O melhor, essas características podem ser desenvolvidas, ou seja, se você não reúne todas, pode buscar cursos e treinamentos que ajudarão em seu desenvolvimento.
Continue aprendendo!