Para que tipo de emprego você está se preparando?

Big Data e o futuro do mercado de trabalho

Para que tipo de emprego você está se preparando? Quem está olhando para o mercado de trabalho já percebeu que, nos últimos anos, diversas profissões perderam a relevância, enquanto outros espaços surgiram – muito por causa de áreas de inovação e tecnologia – e estão sendo ocupados por quem tem visão de futuro e está se preparando para vagas em construção.

Isso é, vagas que não têm pré-requisitos estruturados; por serem nichos extremamente novos, ainda não se sabe ao certo que capacidades são relevantes para que o profissional tenha uma boa performance em suas entregas. Por isso, fala-se tanto em inteligência emocional, comunicação assertiva, liderança, habilidade de trabalhar em equipe… São competências que atendem a diferentes tipos de vaga, já que as novas profissões exigem não só conhecimento técnico, mas capacidade cognitiva.

Porém, a revolução tecnológica impactou diretamente o mercado de trabalho, e conhecimentos específicos dessas áreas são relevantes para atender à nova demanda. Por exemplo, você já ouviu falar em Big Data e em Data Science? Esses dois termos, que muitas vezes se confundem, geraram uma série de novas profissões que prometem modificar o futuro e a forma como trabalhamos.

Big Data e Data Science: dados a serviço das empresas

Da bolsa de valores a fotos pessoais armazenadas na nuvem, passando por perfis nas redes sociais e notícias de veículos de comunicação, a quantidade de dados gerada diariamente é gigantesca. Em 2017, a IBM publicou um estudo estimando que havia 2,7 zetabytes de dados no universo digital. É fácil concordar que esse número gigantesco de informações pode influenciar diretamente diferentes mercados e direcionar empresas. No entanto, como analisar tudo isso?

Em termos gerais, Data Science, ou ciência de dados, refere-se à capacidade de captar, limpar, organizar e analisar dados disponíveis – que, nas empresas, podem ser sobre comportamento de compra de seus clientes, hábitos, características pessoais, perfil de navegação (no caso de compras online) e tudo mais que possa interferir no consumo ou na venda de seus produtos e serviços.

Já Big Data se relaciona ao montante de dados gerados, com alto volume, de forma variada e em grande velocidade. Enquanto o cientista de dados precisa possuir um conhecimento mais técnico para lidar com as gigantescas bases de dados geradas, o analista de Big Data necessita ter uma visão globalizada de negócio, de forma que consiga extrair insights visando a tomada de decisão e automação de processos.

Carreiras em organização e análise de dados

Veja três profissões que são complementares para a realização da análise de dados e que já estão sendo visadas no mercado de trabalho.

Engenheiro de Dados

Para que seja possível se fazer a análise de dados, é necessário primeiramente hospedar todas as informações em algum lugar e guardá-la de forma segura e organizada. Essa é a função do Engenheiro de Dados, profissional que fica alocado na estrutura de TI e que desenvolve e testa de forma recorrente bancos de dados e sistemas de processamento de dados em grande escala.

Desenvolvedor de Visualização de Dados (Data Storytelling)

Considere que a função do Gerente de Big Data é analisar uma quantidade enorme de dados para extrair insights. Como sintetizar tudo isso em poucos gráficos, tabelas ou relatórios que possam ser compreendidos por profissionais de outras áreas? O Desenvolvedor de Visualização de Dados possui inúmeras ferramentas e técnicas para facilitar essa demanda, mas além de conhecimento técnico, deve também ter capacidade de apresentar a um público leigo projetos complexos de análise de dados.

Estatístico

Embora não seja uma profissão nova, a área está sendo reinventada por causa do Big Data. Nesse segmento, aplica técnicas estatísticas para que os dados sejam compreendidos, ajudando as empresas a identificar tendências e tomar decisões. São muito procurados por organizações públicas e privadas que fazem pesquisas de mercado e opinião pública, e também para indústrias que necessitam realizar controle de qualidade.

Lembre-se, um planejamento de carreira é fundamental para organizar sua carreira e as competências que você precisa adquirir para atingir suas metas profissionais. Estruture seu plano e comece a se preparar para o mercado do futuro.