O que é carreira em Y e como esse saber pode te auxiliar em seu caminho profissional?

Ao construir a nossa trajetória profissional, é possível definir um plano de carreira que atenda a determinados objetivos e valores. Nesse contexto, a carreira em Y é um modelo que oferece liberdade para o indivíduo escolher qual caminho pretende traçar.

Mas, afinal, como funciona a carreira em Y, para qual tipo de pessoa esse modelo é indicado, e como se preparar para escolher o melhor rumo profissional? Acompanhe as informações a seguir e saiba mais sobre o assunto!

O que é carreira em Y?

O planejamento de carreira deve atender às expectativas e perfil de cada profissional, afinal as pessoas são diferentes e possuem desejos distintos. No entanto, no passado, isso não era levado em conta e todas as pessoas tinham apenas um caminho ou poucos caminhos de desenvolvimento nas organizações.

Por exemplo, um indivíduo que entrava em uma empresa para assumir uma função de técnico, se quisesse subir de cargo, trabalhava para conseguir algumas promoções até que chegasse na posição de gerência, coordenando um departamento e uma equipe. Assim, o único caminho oferecido para que ele pudesse ter um salário melhor e ganhar mais reconhecimento era conquistar um cargo de liderança.

Em outras palavras, as empresas viam que a maturidade e experiência do colaborador eram os pré-requisitos para que ele se tornasse líder e passasse a ter uma posição mais estratégica.

Mas com os avanços das teorias não tradicionais de carreiras, que trabalham com uma perspectiva mais dinâmica e flexível quanto à estrutura organizacional, surge o modelo de carreira em Y.

O próprio formato da letra Y permite a visualização de um caminho linear até a chegada em um ponto de bifurcação, que compreende a oferta de dois rumos profissionais: um em que a pessoa pode crescer na empresa como especialista e outro que a direcione para área gerencial.

Assim, além de atender ao perfil de alguns profissionais, a carreira em Y também atende às necessidades das empresas, especialmente as dos setores tecnológicos e industriais que, ao reter talentos, possuem profissionais capacitados e com habilidades técnicas para a construção de soluções.

Para quem esse modelo é indicado?

A carreira em Y é um plano indicado para quem ainda não sabe qual rumo pretende tomar na vida profissional, afinal, muita gente, às vezes, desconhece que tem habilidades para liderar e que se sente confortável nessa posição. Dessa forma, ter a opção de escolha pode ser interessante nessas situações.

Caso esse profissional se identifique com o cargo de gestor pode colocar esse objetivo em seu plano de carreira. Assim, pode buscar uma formação para ter conhecimento do campo gerencial e aprimorar outras competências, como cursos gerenciais e de negócios e MBA’s (Master in Business Administration).

Além disso, o modelo de carreira em Y também é ideal para o profissional que pretende seguir como especialista em sua área de origem, atuando em projetos e pesquisas, por exemplo. Geralmente, o perfil dessas pessoas é demarcado pelo pensamento analítico e visão inovadora. Aliás, é comum que elas invistam nessa formação com cursos de pós-graduação e certificações para se tornarem especialistas em um determinado nicho.

Logo, as empresas que oferecem esse plano de carreira se estruturam para oferecer salários equivalentes e possibilidades de desenvolvimento, tanto para o cargo gerencial quanto para o cargo de especialista, reconhecendo que todas as áreas da organização precisam de profissionais capacitados e motivados para o bom andamento do trabalho.

Quais as vantagens da carreira em Y?

Agora que você já sabe como funciona a carreira em Y, que tal conferir três vantagens desse modelo?

Oportunidade para diferentes perfis profissionais

Se a pessoa tem um perfil mais introspectivo e não deseja fazer a gestão de pessoas nem tomar decisões estratégicas, ainda assim, poderá crescer na carreira se desenvolvendo em sua área técnica.

Ou seja, não precisa ficar estagnado ou se submeter a um cargo que não atende às suas expectativas, gerando frustração e desmotivação no trabalho.

Por outro lado, aqueles que têm como objetivo liderar e chegar a cargos de direção também são contemplados na carreira em Y. Esse modelo é tão versátil que permite, ainda, que o profissional trabalhe um tempo como gestor de uma área, e mais adiante, assuma um cargo de especialista, ou vice-versa.

Incentivo à autonomia e inovação

Quando o profissional pode se desenvolver em sua área de especialidade na empresa, ele ganha autonomia para realizar pesquisas e projetos. Com isso, pode apresentar e testar ideias, com a possibilidade de inovar no ambiente ocupacional.

Tudo isso porque tendo o seu conhecimento valorizado pela empresa, o ambiente se torna seguro para o desenvolvimento profissional.

Melhora no clima organizacional

Por último, como os colaboradores podem escolher um caminho que combine com suas características pessoais e anseios profissionais, a empresa passa a ter pessoas que estão satisfeitas com suas funções, melhorando, assim, o clima organizacional.

Sem contar que os líderes da organização são pessoas que se sentem bem nessa posição, com isso, podem fazer a gestão de equipes com mais qualidade, o que também contribui para um ambiente de trabalho mais saudável.

Como a formação pode ajudar você a escolher a melhor rota profissional?

Apesar da liberdade que a carreira em Y oferece, é importante que o profissional esteja qualificado para ocupar um cargo mais alto. Então, se ele tem um curso técnico, por exemplo, mas deseja, no futuro, se tornar gestor, o recomendado é iniciar uma graduação.

O mesmo vale para quem tem a formação técnica, mas deseja continuar na sua área de especialidade. Fazer a graduação e, na sequência, uma pós-graduação são os caminhos mais indicados para que a pessoa consiga a realização profissional e pessoal.

E não tem limite de idade para começar os estudos, sempre é tempo de aprender e se especializar.

Como foi apresentado, a carreira em Y é interessante para os profissionais, independentemente de suas expectativas e objetivos. O importante é ter em mente que não tem limite de idade para começar os estudos. Sempre é tempo de aprender, reconsiderar, e alçar voos mais altos na carreira.

E aí? Gostou desse conteúdo? Fique por dentro de outras publicações sobre carreira e empregabilidade, seguindo nosso perfil no Instagram e acompanhando o nosso blog.