Para ajudar você a construir um currículo completo, ou seja, que descreva bem suas competências, elencamos algumas dicas. Continue a leitura e saiba mais!

Como apresentar as competências no currículo?

Para participar de um processo seletivo, é preciso elaborar o currículo com seus dados pessoais, sua formação, experiência profissional, entre outras informações. Mas, na hora de compor esse documento, pode surgir a seguinte dúvida: como apresentar as competências no currículo?

Apesar de o currículo ser um cartão de visitas para o candidato, ele traz informações enxutas sobre a carreira. Então, de que maneira destacar as habilidades profissionais e se destacar junto ao recrutador?

Para ajudar você a construir um currículo completo, ou seja, que descreva bem suas competências, elencamos algumas dicas. Continue a leitura e saiba mais!

Repense sua trajetória profissional

Antes de começar a escrever seu currículo, pare e pense sobre sua trajetória profissional, como os cursos que realizou, suas conquistas e quais são seus planos de carreira.

Com essa reflexão, fica mais fácil reunir as principais informações que devem constar nesse documento. Além disso, você tem mais clareza sobre suas competências e o que é válido destacar para o recrutador.

Aqui a ideia é relembrar, por exemplo, sobre um cargo que você ocupou e quais foram suas realizações ou os resultados alcançados. Assim, você não se limita apenas a falar de um emprego anterior, mas também de detalhar aspectos importantes que podem chamar a atenção do empregador e fazer você ter mais chances de ser contratado.

Cabe acrescentar que essa dica é válida inclusive para quem ainda não tem experiência profissional. Isso porque você pode refletir sobre os projetos da faculdade que tenha participado, estágios realizados e até trabalhos como freelancer ou como voluntário.

Aproveite a parte dos objetivos profissionais

No tópico anterior, falamos sobre a necessidade de você pensar sobre seus planos de carreira. E você pode estar se questionando: o que isso tem a ver com o currículo e com a descrição de competências?

Na verdade, essa reflexão ajuda a definir seus objetivos profissionais, o que, certamente, já é um espaço para você destacar alguma competência. Apesar de essa parte do documento ser um texto conciso de, no máximo, duas linhas, ela pode ser preenchida de maneira estratégica.

A ideia é ir direto ao ponto, mas aproveitar para fazer uma descrição mais personalizada. Por exemplo: “Com a minha formação e experiência, posso contribuir para a gestão de equipes”.

E, para quem está começando, a ideia é demonstrar entusiasmo com a oportunidade: “Apesar de ser meu primeiro emprego, busco me dedicar ao cargo, aceitar desafios e agregar valor à empresa”.

Nos exemplos acima, o candidato, nas entrelinhas, pode demonstrar que tem senso de liderança ou que é uma pessoa proativa.

Para não errar no momento de preencher os objetivos profissionais, a dica é ser sempre sincero, ou seja, não escrever um texto apenas para impressionar.

Vá além dos aspectos técnicos

Quando sabemos de uma vaga aberta na qual temos interesse, anotamos o e-mail e enviamos o currículo, certo? E quando se trata desse documento, a regra é não se alongar com muitas informações até mesmo para não tomar tanto tempo do recrutador.

Contudo, é possível aproveitar o formato padrão do currículo, ou seja, preenchendo a experiência profissional, mas sem focar apenas em aspectos técnicos.

Vamos explicar: A recomendação é listar seus empregos anteriores, a partir dos mais atuais, colocando o nome da empresa, cargo ocupado e período de atuação. Mas é preciso também descrever as atividades realizadas e é nesse ponto que você pode enfatizar suas competências no currículo.

Você pode trazer suas conquistas e resultados alcançados na função exercida ou destacar que foi promovida para assumir determinada área. Pode falar dos ganhos profissionais alcançados ou como aplicou seus conhecimentos para melhorar um serviço ou produto, por exemplo.

A dica é fazer uma descrição enxuta, mas que aborde palavras-chaves que possam evidenciar suas competências.

Além da experiência profissional, crie um último campo em seu currículo para “Outras habilidades”, em que você pode listar cursos e proficiência com línguas estrangeiras, certificações, treinamentos, realização de intercâmbio, entre outras informações.

Tenha o foco na área da vaga que você está concorrendo

Saiba que a vaga para a qual está concorrendo precisa nortear você na hora de compor seu currículo e destacar suas competências. É que de nada adianta enaltecer uma habilidade que não tenha relação com o cargo pretendido, certo?

Nesse sentido, tenha os olhos voltados para a área com a qual pretende trabalhar, a fim de apontar que você é o candidato ideal para a vaga em questão. Afinal, o currículo é a primeira impressão que o empregador terá sobre você, por isso tenha cuidado com dados que não sejam relevantes.

Seja direto e apresente as informações com clareza

Os profissionais que estão se preparando para os desafios do mercado de trabalho devem ter a preocupação em se comunicar bem. E essa competência pode ser demonstrada no currículo. Nesse sentido, seja direto e claro com as informações inseridas.

Dessa forma, nada de rodeios na hora de acrescentar os dados no documento. Além disso, revise tudo o que foi escrito antes de enviar, porque erros de português podem tirá-lo do processo de seleção.

Você pode utilizar os editores de texto para fazer a revisão, pedir para um amigo realizar essa checagem e até mesmo ler em voz alta para conseguir identificar se há algum erro.

Complemente o currículo com o portfólio

A última dica é lançar mão do portfólio (caso ele possa ser enviado junto ao currículo) para mostrar suas competências. Isso porque esse documento digital serve para reunir seus principais trabalhos, além de ser mais dinâmico, permitindo usar imagens, vídeos e links.

Logo, é possível aproveitar o portfólio para mostrar o profissional que você é de uma forma mais completa.

Embora seja um documento formal e breve, é possível apresentar suas principais competências no currículo. O importante é selecionar as informações que condizem com o cargo pretendido para se destacar para o empregador. Quer acompanhar mais dicas de como se preparar para conquistar uma vaga de emprego? Acesse e acompanhe nosso blog e redes sociais.