A construção de planos de carreira para os colaboradores é um passo fundamental para as empresas que querem se destacar no mercado e aumentar a atração e retenção de talentos.

Como construir plano de carreira na sua empresa

A construção de planos de carreira para os colaboradores é um passo fundamental para as empresas que querem se destacar no mercado e aumentar a atração e retenção de talentos.

Hoje, os candidatos não buscam somente bons salários e benefícios atrativos — apesar de esses serem pontos fundamentais em todas as vagas. Contudo, as pessoas querem empregos que contribuam para seu desenvolvimento profissional e ofereçam caminhos claros e bem definidos de crescimento.

Saiba mais sobre a importância do plano de carreira e veja como pode ser implementado na sua empresa!

O que é plano de carreira e por que é importante?

Plano de carreira é a definição dos caminhos que podem ser percorridos pelos colaboradores na empresa.

Esse planejamento inclui também as habilidades necessárias para ocupar cada posição, o que é esperado dos profissionais e o que precisa ser feito para seguir para os próximos níveis ou transitar entre posições específicas.

E o melhor é que definir os planos de carreira possíveis na empresa é vantajoso para todas as partes envolvidas.

No caso dos funcionários, saber exatamente o que precisa ser feito para crescer na carreira e quais são os caminhos oferecidos pela empresa contribui para:

  • aumentar a motivação no trabalho;
  • facilitar o engajamento com os resultados da empresa;
  •  manter o interesse em permanecer;
  •  incentivar a busca por novos conhecimentos e pelo desenvolvimento constante.

Com colaboradores mais motivados e engajados, a empresa também só tem a ganhar.

A satisfação dos profissionais ajuda a aumentar a taxa de retenção, além de ser um ótimo indicador para fortalecer os processos de atração de talentos para a empresa.

Quem é que não quer trabalhar em uma empresa que se preocupa com o desenvolvimento dos funcionários e oferece possibilidades claras e relevantes para o crescimento de suas carreiras?

Tudo isso interfere também na produtividade. Um plano de carreira bem desenvolvido e realmente atrativo para os colaboradores faz com que se sintam valorizados e se enxerguem como parte do negócio.

Essa noção de pertencimento é fundamental para aumentar a produtividade e garantir que toda a equipe esteja engajada na busca pelos melhores resultados na empresa.

Quais são os principais tipos de plano de carreira?

Os planos de carreira são importantes para todas as empresas, contudo, não existe um único formato ideal.

Vamos apresentar os principais tipos para você conhecer as possibilidades e identificar a que faz mais sentido para implementar na sua empresa. Confira!

Carreira linear

Até os últimos anos, esse tipo de plano de carreira era praticamente o único usado pelas empresas. Hoje, apesar de ainda ser bastante utilizado, principalmente por empresas mais tradicionais, tem sido substituído por modelos mais diversos.

Na carreira linear, os colaboradores têm apenas um caminho para crescer em suas carreiras na empresa. Geralmente, essa jornada envolve a promoção para cargos de supervisão, gerência e diretoria.

Apesar de ser muito usado, é um modelo que não oferece possibilidades para as pessoas que não têm o perfil ou interesse em ocupar cargos de liderança.

Carreira em Y

No plano de carreira em Y, a trajetória ainda é vertical, mas já há mais possibilidades de atuação.

Na hora de crescer na carreira, os colaboradores podem optar por seguir dois caminhos, o que justifica o nome Y, que dá a ideia de bifurcação:

  1. cargo de gestão;
  2. cargo de especialista.

Carreira em W

Já a carreira em W oferece mais flexibilidade para os colaboradores, que podem atuar tanto como líderes quanto como especialistas.

Ao aplicar esse modelo de plano de carreira, a empresa consegue usufruir melhor das habilidades técnicas e comportamentais (hard e soft skills, respectivamente) das pessoas contratadas.

Os funcionários podem atuar como especialistas em suas áreas, compartilhando seus conhecimentos técnicos e usando-os para o crescimento da empresa, enquanto gerenciam times e aplicam também suas competências de gestão. E também podem fazer isso em momentos separados da carreira, já que não precisam escolher entre um ou outro caminho de forma excludente.

Nesse modelo, as empresas oferecem caminhos mais flexíveis, dinâmicos e multidisciplinares para os funcionários, que também saem ganhando por terem mais possibilidades de aprendizado e crescimento.

Carreira horizontal

Carreiras horizontais permitem o crescimento dentro de um mesmo nível hierárquico, sem a possibilidade de ascensão.

Nesse caso, as promoções e mudanças na carreira acontecem conforme o grau de especialização e a profundidade dos conhecimentos e experiências dos profissionais.

Apesar de não contarem com crescimentos verticais na carreira, os colaboradores são incentivados a investir em aprendizado contínuo, no desenvolvimento constante de novas habilidades e na descoberta de formas de inovar e otimizar o trabalho.

O que considerar ao elaborar os planos de carreira?

Ao elaborar os planos de carreira da empresa, é importante tomar alguns cuidados para garantir que o programa será vantajoso para os colaboradores e contribuirá efetivamente para o crescimento organizacional.

Veja algumas questões que precisam ser consideradas nesse momento!

Escute os colaboradores da empresa

Os colaboradores serão um dos principais impactados pela criação dos planos de carreira, e também por todas as mudanças feitas nesse planejamento ao longo do tempo.

Sem escutá-los e entender o que esperam da empresa e como gostariam de construir suas carreiras, você corre o risco de criar planos que, em vez de engajá-los e motivá-los, servirá como fonte de insatisfação e até mesmo como motivo para demissões.

Alinhe os planos aos objetivos da empresa

Outro ponto fundamental é o alinhamento dos planos de carreira aos objetivos da empresa. Ao criá-los, você deve entender como cada oportunidade oferecida contribuirá para os resultados desejados e o que deverá ser feito para possibilitar a implementação.

Nesse momento, é importante buscar um equilíbrio entre o que é valorizado pelos colaboradores e pela empresa para que todos se beneficiem.

Faça pesquisa de mercado

Elaborar planos de carreira não é uma tarefa simples, mas sempre dá para se inspirar em empresas que já têm bastante experiência no assunto.

Faça um benchmark aprofundado para entender o que tem dado certo e quais são os desafios mais comuns. Assim você poderá visualizar melhor como cada plano funciona, os benefícios trazidos para as empresas, o impacto na satisfação dos funcionários e muitos outros indicadores.

Invista em treinamento e capacitação

O objetivo de construir um plano de carreira é possibilitar o crescimento dos colaboradores e garantir que sejam cada vez mais estratégicos para os negócios, certo? Então, prepare-se para também investir em treinamento e capacitação.

E repare que dissemos “investir”, afinal, todo o gasto feito para qualificar os seus funcionários é um investimento não só na carreira das pessoas, mas no potencial que elas têm de fazer a diferença na empresa.

Fomente uma cultura de feedback

Por fim, crie e fomente uma cultura de feedback para conseguir acompanhar os efeitos da implementação dos planos de carreira.

Oferecer novas oportunidades para os profissionais implica em transformar suas jornadas dentro da empresa e também fazê-los repensar suas próprias carreiras e aptidões.

Por isso, crie um espaço aberto e seguro para receber retornos, conversar sobre os principais desafios que estão sendo enfrentados e adaptar o que for necessário para que o plano de carreira alcance os objetivos necessários.

Após essas dicas, você já pode começar a estruturar o plano de carreira da sua empresa e dar mais esse passo importante para se destacar no mercado e entregar uma excelente experiência para candidatos e colaboradores.