Todo mundo sabe que o mercado é concorrido, então como chamar a atenção do recrutador em meio a tantos profissionais? É claro que buscar boas qualificações e se manter atualizado são importantes, mas é necessário ir além, apresentando um discurso sobre sua marca pessoal.

Como construir um discurso sobre sua marca pessoal e onde utilizá-lo?

Todo mundo sabe que o mercado é concorrido, então como chamar a atenção do recrutador em meio a tantos profissionais? É claro que buscar boas qualificações e se manter atualizado são importantes, mas é necessário ir além, apresentando um discurso sobre sua marca pessoal.

Afinal, é necessário que você consiga, em poucas linhas ou em poucos minutos, mostrar quem você é, sua trajetória profissional e por que é a pessoa certa para ser contratada. Mas como elaborar esse texto e onde utilizá-lo?

Para esclarecer essas e outras dúvidas, não perca as informações a seguir. Mostramos como elaborar um discurso sobre sua marca pessoal para você dar um salto na carreira!

Por que ter uma mensagem que reflita quem você é?

Pense bem: somente as informações que constam no seu currículo demonstram todos os seus atributos pessoais, pontos fortes e histórico de carreira? Dificilmente, concorda? Então, quando você tem a oportunidade de estar frente a frente com o recrutador ou gestor da empresa, precisa se apresentar de uma forma que ele se lembre de você.

Estamos falando de preparar um discurso que deixe sua marca pessoal, pois, como destacamos, o mercado de trabalho é concorrido e tem muita gente qualificada disputando a mesma vaga.

Logo, você precisa, de uma forma rápida e objetiva, mostrar sua essência, enfatizando suas habilidades e por que você é o profissional que está faltando para fazer a diferença na empresa.

E, mesmo que você seja um empreendedor e não dispute processos seletivos, também precisa ter uma apresentação na ponta da língua, caso esteja em busca de investidores, clientes ou de profissionais para fazer uma parceria.

Como construir o discurso sobre sua marca pessoal?

Acho que deu para perceber que criar um roteiro que resuma seus atributos pessoais e qualificações de uma forma interessante é uma boa estratégia. Mas como construir esse discurso?

Para você elaborar uma apresentação que não apenas capte a atenção do seu ouvinte, mas também o convença do seu valor, a dica é utilizar o pitch. Em linhas gerais, é uma técnica utilizada para as vendas, só que, nesse caso, serve para vender a sua imagem profissional.

O pitch pessoal é um roteiro curto, de 3 a 5 minutos, em que você se apresenta e conta sua história de uma forma envolvente. Isso mesmo! É preciso começar destacando seus diferenciais e trajetória, dando ênfase aos resultados que você já alcançou, seus objetivos de carreira e por que você é o candidato que deve ser escolhido.

Não existe uma fórmula para esse texto ser construído: o importante é refletir quem você realmente é, ou seja, mostrar sua essência e o caminho que trilhou até o momento para que a empresa seja convencida do seu potencial.

É um discurso breve, que deve causar impacto, por isso você pode abusar da criatividade. No entanto, ele precisa ser construído somente com informações verdadeiras, afinal é também o primeiro passo para você ganhar a confiança do gestor.

Onde utilizar seu pitch pessoal?

O pitch pessoal vai transmitir a sua marca, por isso deve ser um texto bem organizado e agradável de ser ouvido (ou lido). E, depois de ter esse roteiro em mãos, você pode utilizá-lo para diferentes situações. Veja abaixo:

1. Entrevista de emprego

A ocasião mais comum de utilizar o seu pitch pessoal é na entrevista de emprego ou em etapas anteriores de um processo seletivo, como a dinâmica de grupo. Isso porque é o discurso que você deve fazer quando o recrutador, seja de forma presencial, seja em uma chamada de vídeo, pede para se apresentar ou quando indaga por que deveria contratar você.

Nessa hora, muitos profissionais, mesmo com um bom currículo, ficam confusos e não conseguem articular as palavras e ideias. Com o pitch pessoal, você já chega pronto para falar de si mesmo e para vender sua imagem.

Dessa maneira, além de sintetizar suas qualificações, habilidades e outros aspectos, demonstra ainda que tem autoconfiança, o que é bem-visto pelas empresas.

2. Currículo

Você sabia que dá para considerar o texto do seu pitch pessoal para melhorar seu currículo? É claro que esse documento exige uma série de formalidades, mas, na parte dos objetivos profissionais, é possível se inspirar no discurso que você criou sobre sua marca pessoal para convencer quem está contratando.

3. Perfil do LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social profissional, então utilize a técnica do pitch pessoal para preencher as informações de perfil. Muitos gestores e profissionais de recursos humanos buscam profissionais por essa plataforma.

Por isso, aproveite a rede social e crie um texto que convença essas pessoas de todo o seu potencial. Só tome cuidado para não utilizar o mesmo discurso de sua marca pessoal para todas as situações. A dica é construir diferentes versões, adaptando-as para cada situação.

4. E-mail de apresentação

Se você tem vontade de trabalhar em uma determinada empresa e consegue o contato de alguém de lá, pode mandar um e-mail se apresentando e mostrando que está disponível caso surja uma vaga na sua área.

E, nessa hora, é preciso deixar a sua marca pessoal para quem for ler essa mensagem, certo? Então, utilize a técnica do pitch para criar esse e-mail de apresentação para que você seja lembrado quando aparecer uma oportunidade.

5. Networking

Imagine que você está em evento com diferentes profissionais da sua área e, na hora de tomar um café, puxa conversa com alguém? Se você tiver um discurso sobre sua marca pessoal preparado pode impactar essa pessoa.

Como se vê, o pitch pessoal é uma boa estratégia para fazer networking, o que pode render oportunidades e parcerias de trabalho. Só que, nessa situação, é preciso fazer uma apresentação bastante curta e cativante.

Para alavancar sua carreira, é necessário fazer um discurso com sua marca pessoal. Assim, é possível demonstrar seu talento, competências e outros atributos para chamar a atenção de gestores, recrutadores e até clientes que queiram contratar os seus serviços.

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