Para se manterem competitivas e crescerem no mercado, as empresas precisam desenvolver líderes. Assim, é necessário identificar talentos que tenham esse perfil e prepará-los para que possam assumir cargos de gestão.

Como desenvolver líderes para a sua empresa? 7 dicas

Para se manterem competitivas e crescerem no mercado, as empresas precisam desenvolver líderes. Assim, é necessário identificar talentos que tenham esse perfil e prepará-los para que possam assumir cargos de gestão.

Porém, como formar profissionais para gerenciar pessoas e processos, que ainda tenham um olhar estratégico sobre o negócio e que inspirem as equipes? Colocando algumas ações voltadas para desenvolver lideranças.

Se você tem interesse nesse assunto, acompanhe nosso post. A seguir mostramos a importância de formar líderes para uma empresa e 7 dicas para alcançar esse objetivo. Boa leitura!

Importância de formar lideranças na empresa

Ao desenvolver lideranças, as empresas passam a ter em seus quadros pessoas que se identificam com a cultura do negócio e que podem motivar o time. Desse modo, é possível ter equipes que trabalham de forma alinhada, o que aumenta a produtividade e melhora os resultados da organização.

Com líderes, a empresa tem pessoas que sabem tomar decisões e agem de forma estratégica, preparando a organização para mudanças no mercado ou cenários de incerteza.

É preciso acrescentar também que aqueles com perfil de liderança melhoram o clima organizacional e valorizam as pessoas da equipe, o que ajuda na retenção de talentos.

Diferença entre líder e chefe

Antes de mostrarmos as dicas de como desenvolver líderes, é interessante saber que ser líder é diferente de ser chefe. Líder é quem conhece bem as pessoas do time e tem o papel de agregar e inspirar a equipe.

Com isso, valoriza o desempenho de cada um, incentiva a participação das pessoas nas decisões, dá e recebe feedbacks, além de saber mediar conflitos. Essa pessoa também trabalha para que seu time possa se desenvolver dentro da empresa.

É, portanto, muito diferente de quem assume o papel de chefe, que fica distante do seu time e tem o papel apenas de mandar, com a delegação de tarefas e cobrança de resultados. Além disso, chefe é aquele que centraliza todas as decisões, pois não conhece bem sua equipe e, com isso, tem dificuldade para confiar nas pessoas.

7 dicas para desenvolver líderes

Afinal, como desenvolver líderes na organização? Confira as dicas a seguir!

1. Observe as pessoas e identifique as competências que podem ser aprimoradas

Apesar das vantagens de formar lideranças, é preciso ter em mente que não são todas as pessoas com esse perfil. Por isso, é importante que o RH observe as pessoas e identifique aquelas com características de liderança. Qual o melhor jeito de fazer isso? Incentivando o trabalho em equipe para que se possa conhecer as competências interpessoais.

Ao saber quem são esses talentos, é necessário verificar quais são as características identificadas e as que precisam ser desenvolvidas. Por exemplo: você pode ter alguém que tome a frente nos projetos, saiba se comunicar bem, mas que tenha dificuldade para lidar com pressões, como prazos apertados.

Nesse caso, é interessante que a empresa incentive a pessoa a fazer cursos voltados para o seu desenvolvimento pessoal para que possa adquirir habilidades comportamentais, como a resiliência.

2. Dê espaço para o seu time expor ideias

Ao reconhecer as pessoas que têm potencial para desenvolver a liderança, o segundo passo é dar espaço para que elas possam expor suas ideias. Muitos talentos, por não estarem em cargos de gestão, podem ficar desconfortáveis em mostrar seus pontos de vista em uma reunião.

Por isso, dê abertura para que se manifestem e, com isso, possam levantar pontos que, muitas vezes, vão dar origem a soluções inovadoras para o negócio.

3. Incentive a autogestão e proatividade

Muitas empresas são focadas nas hierarquias, fazendo com que as pessoas tenham que reportar qualquer ação a alguém que tenha um cargo superior. Para desenvolver a liderança, é necessário conhecer bem e confiar nos talentos e, assim, deixá-los trabalhar e tomar decisões sozinhos.

Em outras palavras, é fundamental incentivar a autogestão para que a pessoa possa se gerenciar sozinha, tomando decisões em relação a suas tarefas e responsabilidades.

Com isso, é possível estimular a proatividade, pois o indivíduo tem mais liberdade para agir, podendo antecipar soluções, prevenindo problemas que poderiam prejudicar a organização.

4. Implemente a cultura de feedback

Ao liderar, é essencial dar e receber feedbacks, então se a empresa está desenvolvendo lideranças precisa implementar essa cultura. Com isso, as relações entre as equipes ficam mais transparentes e todos sabem o que é preciso melhorar para que haja mais qualidade no trabalho.

Para quem está caminhando para se tornar líder, ter esse retorno de como está seu desempenho, especialmente os pontos fortes e fracos, é uma forma de ajudar no desenvolvimento de competências. Além disso, ao estabelecer essa cultura, o futuro líder também aprende como dar feedbacks para o seu time.

5. Disponibilize treinamentos

Até aqui falamos sobre o desenvolvimento de competências para formar lideranças. Sendo assim, as empresas que buscam ter líderes em seus quadros precisam disponibilizar treinamentos.

O ideal são capacitações voltadas para a área de gestão e também para as soft skills ou habilidades comportamentais, que vão trazer ganhos para o relacionamento interpessoal.

6. Valorize o desempenho das pessoas

Para que as pessoas possam direcionar sua carreira para cargos de liderança e gestão, é necessário que se sintam seguras na organização. Para isso, a dica é acompanhar a performance das equipes e valorizar os melhores talentos.

Desse modo, o indivíduo sabe que a empresa acredita nele e que ele tem o potencial para subir um patamar na sua vida profissional.

7. Ofereça um plano de carreira

Por último, a empresa deve demonstrar que está organizada para receber seus líderes. Como? Oferecendo um plano de carreira. Com isso, as pessoas sabem que têm espaço para crescer no local, melhorando de cargo e salário, e assumindo uma posição de gestão e liderança.

Se a organização quer estar pronta para as mudanças de mercado, precisa ter a preocupação de formar pessoas com perfil de liderança. Portanto, é importante ter um planejamento que se volte para desenvolver líderes para contar com profissionais que possam fazer a diferença, conduzindo o negócio com segurança e motivando as equipes.

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