Sumário do conteúdo
Vale tudo para diferenciar seu currículo dos demais concorrentes na busca pela vaga ideal. Porém, em algumas áreas de atuação, como publicidade, design, arquitetura, fotografia e jornalismo, mais do que as experiências prévias que o candidato adquiriu ao longo da vida profissional, é relevante também apresentar seu portfólio. E fazer isso de forma imaginativa mostra sua capacidade de criar – e também de se divulgar.
Diferentemente do currículo, onde o aspirante ao emprego apresenta algumas características pessoais, experiências prévias e formação, o portfólio é um apanhado de produções já realizadas. É uma forma de apresentar ao recrutador (ou até mesmo a alguém que procura um profissional autônomo para um projeto específico) sua marca, por meio de um resumo de tudo o que já foi executado profissionalmente.
O portfólio funciona como um complemento do currículo, mas, algumas vezes, é até mais importante do que ele. Para que essa coletânea de trabalhos colabore na busca pela vaga, deve ser organizada, simples e mostrar de forma efetiva seus melhores projetos. Mais importante do que quantidade de coisas feitas, aqui o que vale é a qualidade das entregas. Por exemplo, se você busca atuar como ilustrador, procure não misturar matérias jornalísticas junto aos desenhos. E também não publique tudo o que já criou; escolha os que acredita serem diferenciados e que mostrem o seu potencial.
Existem diversas ferramentas grátis disponíveis online que podem ajudar no momento de propagandear o portfólio. E não fique preocupado se você ainda não teve a possibilidade de publicar algo oficialmente: trabalhos de faculdade ou até projetos feitos em seu tempo livre também contam para divulgar suas ideias, além de mostrar o quanto está engajado em atuar na área escolhida.
Selecionamos três sites que ajudam na criação de um portfólio eficiente, mas a gama de opções é inúmera. Pesquise a que melhor se adapta às suas necessidades e mãos à obra!
Behance.net
Este talvez seja a ferramenta mais utilizada do mundo, com mais de um milhão de criativos hospedando seus trabalhos. Trata-se de um produto da Adobe que serve para publicar sites, mas funciona perfeitamente na publicação de porfólios online. O resultado é um layout limpo e responsivo, isto é, cujo layout se adapta a diversos formatos de tela.
Para publicar seus projetos, basta criar uma conta, clicar no botão “criar um projeto” e seguir os passos indicados, de forma intuitiva. É possível criar pastas por área de atuação, por projeto ou organizá-las como achar mais relevante.
Carbonmade.com
A partir de templates prontos, é possível criar um portfólio eficaz de imagens e textos. Para vídeos e sons, a ferramenta cobra uma assinatura. É possível incluir informações de contato, experiências profissionais e formação, como um currículo. Tal qual o Behance, o Carbonmade também permite a criação de pastas para organizar melhor seus trabalhos.
Coroflot.com
Com visual mais simples, o grande diferencial do site é, na verdade, quem o utiliza: empresas como Google, Facebook e Nike buscam talentos de design em suas páginas. Outra característica é poder acompanhar dados de tráfego de visitas e quais são seus trabalhos mais populares.