Você já pensou que seu trabalho pode ser gratificante? E que essa “recompensa” não precisa estar relacionada apenas a um salário justo? Para isso, é necessário encontrar um sentido em sua atividade profissional.
Sim, sabemos que não é algo simples, mas encontrar o que te move no trabalho pode fazer toda a diferença em sua trajetória. Afinal, o trabalho tem papel central em nossas vidas e ser feliz com a nossa atividade profissional está relacionado a diversos fatores, entre eles o de encontrar um propósito na realização das tarefas (seja para fazer um produto ou prestar um serviço) e ter satisfação naquilo que faz.
Se você também quer ver um significado maior no seu trabalho, mas não sabe por onde começar, pode colocar em prática as 5 dicas a seguir. Acompanhe!
1. Coloque o propósito em pequenas ações
Em primeiro lugar, temos que deixar claro que o termo “encontrar um sentido” em sua atividade profissional pode ser algo ao seu alcance. Ninguém está falando de mudar o futuro das pessoas ou obter uma premiação importante: o propósito pode estar nas pequenas coisas.
Isso mesmo! Você pode sentir que suas ações, mesmo pequenas, fazem diferença na vida das pessoas, no andamento das tarefas, na melhora do clima organizacional ou na satisfação dos clientes.
Então, aqui é importante pensar nas conexões que seu trabalho proporciona e como você pode ver sentido em cada tarefa que executa ou no modo que executa. Quer um exemplo? Você pode atender o público com gentileza e perceber que as pessoas sorriem. Pode, ainda, ser aquele que deixa o colega novo da equipe mais à vontade nos primeiros dias de trabalho.
Viu só como é possível enxergar sentido em suas atitudes, mesmo em acontecimentos simples do cotidiano? Mas cabe um alerta: precisa ser algo que realmente tenha um significado para você, certo?
2. Dedique-se àquilo que você gosta de fazer e faz bem
Além de ver um sentido em ações pequenas do dia a dia do trabalho, uma forma de ter um propósito na sua carreira é dedicar-se a algo que você realmente gosta de fazer.
Nesse ponto, o interessante é fazer uma autoanálise para explorar quais são seus pontos fortes, ou seja, quais são as habilidades que as pessoas admiram em você.
Ao descobrir nossos talentos, saber o que realmente nos move e ter a oportunidade de trabalhar com isso, certamente conseguimos fazer melhor nossas atividades e alcançamos a realização profissional.
Essa dica vale, inclusive, para quem já está empregado e não pode (ou não quer) mudar de empresa: verifique entre as tarefas que você faz aquelas que você gosta mais de fazer e converse com seu gestor para que você possa se dedicar mais a essa parte do trabalho.
Muitas vezes, os líderes não conhecem a fundo o talento de cada um da equipe, mas sabem que a produtividade pode ser maior se o profissional puder trabalhar com aquilo que gosta e que faz bem.
Nesse ponto, vale fazer uma reflexão também para quem tem espírito empreendedor. Já pensou em lançar no mercado uma ideia que combine com uma competência sua, com o seu hobby ou vá ao encontro dos seus sonhos? Você pode lançar um negócio que terá um significado incrível na sua vida, o que vai trazer motivação, bem-estar e ter grandes chances de ser um sucesso.
3. Melhore o ambiente
Não é novidade para ninguém que a rotina profissional pode ser monótona. Mas será que precisa ser assim? Será que aquele ânimo que a gente sente logo que é contratado tem que ter data de validade?
Não, não precisa, pois você pode fazer a diferença nos espaços por onde passa. Como? Cultivando um bom relacionamento com os colegas, inspirando sua equipe ou ainda demonstrando resiliência e otimismo mesmo nos momentos difíceis.
Nessa hora, vale colocar em prática as habilidades socioemocionais ou soft skills para que você possa transformar para melhor a relação com os outros profissionais, gestores e até clientes.
Descubra o que você pode oferecer para os outros, como empatia, alguma habilidade, conhecimento e deixe sua marca positiva junto às pessoas que convivem com você no trabalho.
4. Contribua com suas ideias
Você já parou para pensar que sua atividade profissional pode parecer sem significado pelo fato de você não se sentir necessário? É claro que essa situação pode ser causada por falhas na gestão de pessoas, porém, em muitos casos, pode ser resultado das suas atitudes.
É importante se envolver com seu trabalho, buscando o máximo de informações sobre a empresa (não apenas sobre o seu setor) para conseguir propor ideias que possam mudar processos, produtos ou serviços.
Quando você expõe seus pensamentos, pode, junto às ideias dos colegas, modificar a forma de trabalho ou até mesmo modificar os impactos dessa atividade profissional junto ao público.
Por isso, não tenha medo de se expor e mostrar o que você pensa. Tenha em mente que as inovações partem de ideias. Logo, a dica é se engajar com os objetivos da organização, trabalhar alinhado com o seu time e deixar claro o que você pensa.
Assim, além de poder contribuir para o crescimento da empresa, você sente o quanto o seu trabalho é importante, o que melhora sua autoconfiança e traz um propósito para suas atividades profissionais.
5. Encare desafios
Além de expor suas ideias, não tenha medo de sair da sua zona de conforto e encarar desafios no trabalho. Ao se deparar com novas tarefas, você pode dar o seu melhor, aprimorar suas habilidades ou até desenvolver novas competências.
Dessa maneira, pode ser uma forma de encontrar um propósito em seu trabalho ao lidar com situações diferentes das quais está acostumado e, quem sabe, até descobrir algum talento que você não sabia que tinha.
Você pode encontrar sentido em sua atividade profissional e enxergar seu trabalho como algo maior, ou seja, que tenha algum propósito. Assim, terá mais ânimo e motivação para levantar todos os dias para trabalhar e dar o seu melhor.
Quer acompanhar outros conteúdos sobre carreira? Siga nossa página do Instagram e confira nossas publicações!