Sumário do conteúdo
Na hora de procurar emprego ou de captar clientes, a primeira forma de apresentar o que você faz é com o seu currículo, concorda? Realmente, essa é a maneira mais comum de demonstrar sua formação e competências, contudo você pode impressionar ainda mais fazendo um portfólio profissional.
É sua chance de apresentar seu trabalho de um jeito visual, mostrando, na prática, sua experiência. Mas como fazer um portfólio que seja atrativo?
Se você busca essa resposta, vai gostar das dicas que separamos para você. Continue a leitura, descubra a importância desse material e como deixá-lo completo a fim de conquistar as melhores oportunidades profissionais!
O que é portfólio?
É um material, que pode ser físico ou online (o mais utilizado atualmente), em que você reúne seus trabalhos de maior relevância. Dessa maneira, em vez de apenas descrever em palavras um projeto de sucesso do qual participou, consegue mostrá-lo visualmente (com imagens e/ou vídeos) por meio do portfólio profissional.
Qual é a sua importância para a carreira?
Muita gente fala da importância de ter um currículo, que reúna sua formação, experiência profissional e outras qualificações. E isso é verdade para que você possa se destacar e ser escolhido para avançar em um processo seletivo.
Todavia, o currículo é apenas um documento escrito. Já, ao montar esse material, elencando suas atividades profissionais de maior destaque, você divulga seu trabalho de uma forma mais completa, apresentando, inclusive, as soft skills, que são as habilidades mais subjetivas.
Quer um exemplo? Caso você seja da área de publicidade ou marketing, pode apresentar imagens de uma campanha que coordenou e comprovar o quanto foi criativo no projeto.
Portanto, ao ter um portfólio, você conta com um item a mais na hora de procurar uma vaga de emprego ou ainda na captação de clientes, caso atue como freelancer. Com ele, pode ainda ser encontrado com mais facilidade, inclusive para fazer parcerias profissionais, pois você pode ter um portfólio online e deixar o link disponibilizado no seu perfil do LinkedIn.
Saiba que, mesmo que você já esteja empregado ou com uma vasta carteira de clientes, o portfólio pode ser utilizado para organizar melhor os seus trabalhos, não deixando nenhum projeto importante para trás.
Com essa apresentação, tudo fica registrado, o que pode até melhorar sua autoconfiança no dia a dia profissional, pois todas as suas conquistas estão reunidas no portfólio.
E você pode estar se perguntando: o que colocar no portfólio de alguém que acabou de se formar? Dá para reunir os melhores projetos que você fez na faculdade, incluindo o trabalho de conclusão de curso (TCC) ou alguma atividade realizada no estágio.
Como fazer um portfólio completo?
Quer ter um material para reunir seus trabalhos de maior destaque? Confira o passo a passo para fazer um portfólio completo e atrativo!
Escolha seus melhores trabalhos
O primeiro passo é selecionar seus melhores projetos e trabalhos de acordo com seus objetivos profissionais. Isso porque a ideia é divulgar seus diferenciais nos segmentos que pretende atuar.
Então, não adianta colocar tudo o que você já realizou neste material: o importante é fazer uma triagem para que o portfólio atraia os olhares das pessoas e empresas certas, ou seja, que podem propiciar seu crescimento profissional.
Junto a cada produção, faça uma breve descrição, destacando os diferenciais do trabalho.
Faça sua apresentação pessoal
Além dos seus trabalhos, reserve um espaço pequeno no portfólio profissional para fazer sua apresentação. Pode ser um mini currículo com sua foto, falando sobre como é a sua atuação e destacando seus objetivos de carreira. Com isso, você deixa esse material mais personalizado.
Aqui a ideia é fazer uma descrição curta e utilizar uma imagem profissional para trazer mais credibilidade para você. Nessa apresentação, dá para destacar seus contatos, como e-mail, blog (caso tenha) ou perfil do LinkedIn.
Tenha em mente que “menos é mais”
No caso do portfólio online, você tem a liberdade de incluir trabalhos em diferentes formatos, como imagens e até vídeos. No entanto, como foi dito, é preciso selecionar suas melhores produções e aquelas que façam sentido para o seu momento profissional.
Caso fique muito carregado, o portfólio pode ser um material cansativo de ser visto e, nesse caso, pode ter o efeito contrário.
Além disso, saiba que essa apresentação deve passar por revisões de tempos em tempos para que você possa incluir projetos de maior relevância ou excluir trabalhos mais antigos.
Revise as informações
Depois de incluir seus trabalhos e apresentação pessoal, chega o momento de revisar tudo o que escreveu. É preciso ter o português impecável para não perder pontos com clientes, empresas ou com quem pretende fazer uma parceria profissional.
Entretanto, ninguém está falando de usar uma linguagem rebuscada. Pelo contrário, seja bem claro, abusando da simplicidade na hora de descrever cada projeto.
Aproveite a facilidade das ferramentas online
Até agora falamos da importância de você montar um material online. Mas como fazer isso? Se você se perde um pouco com os programas de imagem, não precisa se preocupar.
Existem sites que disponibilizam modelos de portfólio prontos para que você só inclua as informações, como textos, imagens, vídeos ou links. O melhor é que muitos deles têm uma versão gratuita.
Acompanhe a seguir em quais plataformas é possível montar seu portfólio profissional sem complicação:
Verifique se o link funciona
Por último, depois de montar seu portfólio e revisar todas as informações, você terá um link para esse material, que poderá ser disponibilizado para outras pessoas. Por isso, antes de enviar para alguém ou divulgá-lo em alguma rede social, tenha o cuidado de ver se o link funciona e se carrega com facilidade.
Agora você já sabe a importância de ter um portfólio profissional e como montar esse material mesmo que não seja um expert na área do design. Com essa apresentação, você pode fazer uma divulgação mais completa de suas habilidades, saindo na frente da concorrência.
Achou útil as informações que apresentamos neste conteúdo? Então, compartilhe essas ideias com seus amigos nas redes sociais para que eles também possam se beneficiar ao montar o portfólio!