Sumário do conteúdo
- 1 – Crie senhas fortes e variadas
- 2 – Não abra links ou arquivos desconhecidos
- 3 – Faça a verificação em duas etapas
- 4 – Utilize um antivírus
- 5 – Faça backups
- 6 – Cuidado com redes wi-fi públicas
- 7 – Mantenha softwares e sistemas operacionais atualizados
- 8 – Tenha atenção com o uso de dispositivos USB
- 9 – Respeite as políticas de segurança digital da empresa
Em nosso computador e smartphone, guardamos diferentes arquivos, desde fotos até documentos pessoais e dados de cartão de crédito. No trabalho, é comum lidarmos com dados sensíveis, que trazem informações estratégicas sobre a empresa e clientes. Diante disso, é fundamental saber como lidar com as ameaças digitais.
Mas qual a relação entre uma ameaça digital e o meu dia a dia no trabalho? Por mais que não pareça ter relação alguma, com o trabalho cada vez mais virtual e conectado, a segurança digital ganha um espaço de destaque no planejamento das equipes e organizações.
Somente em 2021, 71 milhões de brasileiros afirmaram ter sido vítimas de crimes cibernéticos. E a conta foi alta: as perdas, incluindo de empresas, chegaram a R$ 32 bilhões, como aponta uma pesquisa realizada pela Norton.
Nesse contexto, é preciso que os profissionais saibam como se proteger dos perigos online, evitando ter seus dados pessoais e financeiros roubados ou dando brecha para que hackers tenham acesso às informações da empresa.
E aí? Quer evitar ser vítima desse tipo de crime, especialmente no trabalho? Confira a seguir 9 dicas para fazer suas atividades no meio digital com mais segurança!
1 – Crie senhas fortes e variadas
Para que você possa ter segurança com suas informações em apps bancários, e-mails, lojas virtuais, sites e outros serviços digitais, é essencial criar uma senha forte, que tenha letras (maiúsculas e minúsculas), números e caracteres especiais.
Evite, portanto, colocar seu nome, data de nascimento ou informações fáceis de descobrir. Além disso, é recomendado criar uma senha diferente para cada site ou serviço. Apesar de ser algo trabalhoso, você se protege, pois, caso haja vazamento de algum dado seu em um site, por exemplo, você evita prejuízos nas outras contas.
Alguns dos caracteres especiais que geralmente são aceitos pelos principais serviços e sites são os seguintes: ! ? . _ @ #
2 – Não abra links ou arquivos desconhecidos
Tenha sempre muita atenção ao clicar em links ou arquivos que você recebe por e-mail ou por aplicativos, como o WhatsApp ou Telegram. As ameaças podem estar justamente nessas mensagens maliciosas, que induzem você a clicar para infectar o computador, deixando suas informações vulneráveis.
A dica, portanto, é só clicar em anexos e links que você tem certeza sobre a segurança ou conhece quem enviou. Dentro da empresa, sempre que surgir alguma dúvida sobre um e-mail ou arquivo recebido, chame os profissionais de TI para que possam orientar você.
Nomes de empresas com erros de digitação, frases duvidosas, tudo é motivo para desconfiar de mensagens que podem parecer inofensivas, mas que vão te induzir a clicar nestes links. Todo cuidado é pouco!
3 – Faça a verificação em duas etapas
Sempre que possível, ative a verificação em duas etapas para acessar seu e-mail ou aplicativos. Funciona assim: se você estiver no computador, por exemplo, além da sua senha, é solicitado um código com números ou letras, que é enviado por SMS ou WhatsApp para o seu smartphone.
Dessa forma, você fica protegido de invasões na sua conta, pois conta com uma barreira a mais de segurança.
Também é possível utilizar aplicativos de autenticação, com o Google Authenticator ou Microsoft Authenticator, que recebem a notificação para confirmar sua tentativa de login e dão uma camada extra de segurança. Após baixar o aplicativo em seu celular, é necessário fazer o registro das contas desejadas e vincular o dispositivo como habilitado para a Autenticação em Duas Etapas.
4 – Utilize um antivírus
Uma das principais recomendações quando se trata de crimes digitais é instalar um antivírus em seus dispositivos: é um software que pode detectar e limpar automaticamente vírus e malwares, que podem sequestrar seus dados.
Porém, não basta instalar o antivírus uma única vez e achar que está protegido, é preciso ficar atento ao tempo da licença e fazer as atualizações necessárias, que trazem mais segurança, especialmente contra vírus e outras ameaças recentes.
É possível configurar o programa para fazer varreduras diárias ou semanais, no horário do almoço ou no fim do dia, quando o computador não estiver sendo utilizado. Assim, você não precisa se lembrar de fazer verificações manuais e ele se mantém protegido.
5 – Faça backups
Para não perder nenhuma informação ou arquivo importante, seja algo pessoal ou profissional, é imprescindível fazer backup regularmente.
Aliás, essa dica vale para todos, inclusive para quem ainda está na faculdade. Imagine escrever o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), salvá-lo apenas no computador e, por qualquer motivo, como pane no equipamento ou vírus, perder o arquivo?
Para evitar esses transtornos, tenha a precaução de salvar seus arquivos no seu dispositivo e na nuvem, como no Google Drive, Dropbox ou OneDrive. Com isso, além da praticidade de acessar os itens de qualquer lugar, você mantém uma cópia de segurança.
Pode parecer exagero, mas o ideal é ter uma cópia online e outra offline, pois nunca se sabe o que pode acontecer, e você pode precisar do arquivo em um momento de falta de internet, mas ainda assim vai conseguir acessar o documento, foto ou planilha salva no HD externo, por exemplo.
6 – Cuidado com redes wi-fi públicas
Atualmente, as pessoas podem trabalhar de qualquer lugar, basta ter o notebook e uma rede wi-fi, certo? No entanto, é preciso ter cuidado com as informações que você vai acessar se estiver utilizando uma rede wi-fi pública, como a de um café, restaurante ou aeroporto.
Essas redes podem ter acesso às informações que você envia e recebe, por isso, não descuide. Se precisar trabalhar fora de casa ou da empresa, uma alternativa é utilizar o pacote de dados do celular, fazendo a ancoragem para o seu notebook para realizar suas atividades com mais segurança.
7 – Mantenha softwares e sistemas operacionais atualizados
Apareceu a notificação para você atualizar um software ou sistema operacional no celular ou notebook? Separe um tempinho para isso e fique com a versão mais recente desses programas.
Por que essa ação é necessária? Porque as atualizações vêm com correções e aprimoramentos, especialmente em relação à segurança. Sem contar que você pode ter também mais agilidade para navegar e abrir aplicativos com as últimas versões dos programas.
8 – Tenha atenção com o uso de dispositivos USB
Com a facilidade de salvar arquivos na nuvem, utilizamos com menos frequência os dispositivos USB, como pen drive ou HD externo. No entanto, dependendo da importância de determinado arquivo ou pelo hábito mesmo, muita gente recorre a essas ferramentas.
Dessa forma, caso não conheça a procedência desses dispositivos, evite plugá-los em seu computador pessoal ou da empresa. Eles podem estar infectados, comprometendo assim, seus dados, arquivos e sistema operacional.
Aliás, evite até mesmo usar pen drives pessoais em equipamentos do trabalho para evitar qualquer transtorno.
Um determinado arquivo de vírus pode estar “inativo” no pen drive, apenas esperando o momento de se conectar ao servidor de sua empresa e disparar uma série de ataques, muitas vezes silenciosos.
Portanto, esta ação deve ser considerada, junto com o cuidado ao abrir links, pois o estrago de um ataque pode ser grande.
9 – Respeite as políticas de segurança digital da empresa
As empresas sabem dos perigos das ameaças digitais e, geralmente, têm uma série de regras de segurança digital, como não usar pendrives, evitar acessar determinados sites, não clicar em anexos recebidos por e-mail, entre outras.
Para que você não seja vítima de nenhum crime digital no trabalho por descuidar dessas normas, siga à risca a política de segurança digital da organização. Como dissemos, na dúvida entre o que pode ou não pode ser feito, peça orientação à equipe de TI.
As ameaças digitais são uma realidade, por isso é preciso tomar todos os cuidados para evitar qualquer invasão, seja em seus dispositivos pessoais ou equipamentos da empresa. Para que você seja o profissional que o mercado procura, fique por dentro dos principais perigos digitais e saiba como agir para se proteger.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus colegas e fique atualizado com os temas importantes do mundo do trabalho. Está em busca de mais artigos para desenvolver seu sucesso profissional? Acompanhe nosso blog e siga nosso perfil no Instagram. Até o próximo artigo!
Conteúdo produzido pela Symplicity Brasil e PUC Carreiras