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Não basta desenvolver um projeto incrível, é preciso saber como vender sua ideia para o gestor ou investidor. Como convencer alguém de que você tem algo promissor em mente? Apresentando um pitch com a sua estratégia.
A palavra pitch significa arremessar em inglês, ou seja, você vai lançar sua ideia em uma reunião ou conversa de negócios. E, nessa hora, é interessante ter um discurso eficiente para que sua proposta seja aceita dentro da empresa onde trabalha, para conseguir uma parceria profissional ou um investimento para o seu empreendimento.
Para ajudar você a vender sua ideia e crescer profissionalmente, reunimos informações importantes a seguir. Continue a leitura e descubra como persuadir os gestores!
Como usar o pitch para vender a sua ideia?
Como você viu, a melhor técnica para que você possa apresentar sua ideia ao gestor é o pitch. Muitas pessoas acham que esse tipo de apresentação só é válido para as startups que precisam buscar investimento, mas saiba que ela pode ser utilizada por profissionais de diferentes áreas.
Para que o pitch consiga convencer o interlocutor, é necessário ter atenção a alguns aspectos. Confira abaixo:
Seja breve e objetivo
Para que você possa vender a sua proposta, evite rodeios na hora de falar. A apresentação deve ser curta e direta, por isso é necessário bastante cuidado na elaboração do roteiro com a sua ideia.
Um exercício interessante é pensar no pitch como se fosse o áudio que enviamos pelo WhatsApp: imagine que você precisa transmitir uma informação em, no máximo, dois minutos.Logo, precisa estruturar os tópicos a serem ditos e organizar seus pensamentos para que seu discurso vá direto ao ponto.
Tenha o apoio de slides
Sabemos como é um desafio fazer uma apresentação breve, então saiba que você pode ter o apoio de slides ao fazer seu pitch, com imagens, números, projeções e outros dados que ajudam a dar um suporte para o seu discurso.
Porém, nos slides inclua somente o necessário, ou seja, nada de uma apresentação muito longa, pois isso é cansativo e faz com que as pessoas percam o foco naquilo que você está falando.
Ganhe a atenção dos ouvintes
O pitch é curto e precisa ser estruturado de modo a captar a atenção dos seus ouvintes. Por isso, nada de falas generalistas sobre o mercado ou sobre o seu projeto. Comece a apresentaçãocom algo que vai surpreender, que saia do lugar comum para que você ganhe o interesse do gestor ou investidor.
É só pensar: por que vale a pena investir na sua ideia? A partir daí, você traz outros desdobramentos da sua estratégia.
Faça diferentes versões do seu pitch
Até o momento, discorremos sobre fazer um pitch para uma reunião. Mas é necessário que você esteja preparado para diferentes situações, inclusive para algum encontro ocasional com um gestor, em que você pode apresentar sua ideia, só que em um tempo menor ainda (cerca de 30 segundos) e sem o suporte de slides.
Nesse caso, é o pitch elevator ou pitch de elevador, em que você precisa transmitir sua mensagem no tempo de uma viagem de elevador.
Por isso, produza diferentes versões da apresentação da sua ideia e esteja pronto para qualquer situação. Afinal, nunca sabemos com quem vamos esbarrar por aí.
Como estruturar essa apresentação?
Agora que você já sabe a importância de vender sua ideia, pode estar na dúvida: afinal, como estruturar o pitch? Veja as dicas a seguir e construa uma apresentação incrível!
Identifique o problema que você propõe resolver
Seu pitch deve demonstrar por que sua ideia ou proposta é interessante, quer dizer, quais problemas ela pode resolver e de que maneira isso será feito. O importante é começar seu roteiro com essa informação.
Nessa parte, não foque em aspectos técnicos complexos do que você desenvolveu: é preciso utilizar um dado concreto, uma linguagem simples e ser conciso, afinal a apresentação é breve. Para não errar, ajuste sua apresentação de acordo com a bagagem de conhecimento de seus ouvintes.
Se preferir, pode contar uma história, mostrando como o seu produto ou serviço poderia ter tirado alguém de uma situação difícil, por exemplo.
Mostre os diferenciais do seu projeto para o mercado
Na sequência, para que seu discurso continue envolvente, você deve destacar quais os diferenciais da sua estratégia em relação à concorrência. De que forma o seu projeto pode se destacar no mercado?
Aqui você pode trazer alguns detalhes do seu projeto para que fique mais fácil para os ouvintes compreenderem sua ideia.
Aponte os recursos que serão necessários
Uma ideia pode ser muito boa, porém o gestor também terá interesse em saber sobre o investimento que será feito, como compra de equipamentos, contratação de pessoal, entre outros fatores.
Dessa forma, aponte, de forma resumida, os recursos que serão demandados para sua proposta.
Destaque resultados futuros
Por último, você pode impactar seus interlocutores ao trazer projeções futuras, mostrando os resultados que sua ideia pode trazer, como aumento do faturamento da empresa nos próximos anos ou redução de custos de um setor.
Quais as vantagens de utilizar essa técnica para crescer na carreira?
Com o pitch você pode ganhar a atenção do gestor ou investidor porque construiu um roteiro curto e em uma sequência adequada. Assim, consegue mostrar o projeto que desenvolveu e convencer essas pessoas.
Em outras palavras, pode conseguir um financiamento para lançar um negócio no mercado ou contribuir para o sucesso da empresa em que trabalha, sendo, é claro, recompensado por isso.
Isso porque, com essa apresentação, você se prepara, conseguindo fazer um discurso fluido e que envolva os principais pontos do seu projeto. Imagine deixar de falar um dado extremamente relevante para sua proposta porque o nervosismo atrapalhou o seu discurso?
Com este artigo, você viu como o pitch é uma técnica valiosa para quem pretende vender uma ideia ao gestor. A dica é se empenhar para criar uma apresentação eficiente, estudando muito bem o mercado,a fim de mostrar os diferenciais da sua estratégia de uma forma bem objetiva.
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