O ano não começa só depois do carnaval. Saiba como sair da zona de conforto e focar na sua carreira!

As festas em dezembro trazem a sensação de energia renovada para começar mais um ano, não é? Assim, muitas pessoas aproveitam o novo ciclo para estabelecer metas para a vida profissional. E isso é recomendado, o problema é quando adiamos a concretização do que foi traçado, especialmente por medo de sair da zona de conforto.

Temos uma expressão comum no Brasil de que o ano só começa depois do carnaval e é importante que ela seja utilizada somente em tom de brincadeira, pois ninguém precisa esperar passar janeiro ou fevereiro para focar na carreira.

Neste artigo, vamos falar da zona de conforto e como ela pode ser prejudicial para você e para o seu trabalho. Além disso, você acompanha dicas de como sair desse estado acomodado e partir para a ação colocando sua vida profissional em primeiro lugar!

O que é zona de conforto?

Para entender o termo, podemos relacionar, em um primeiro momento, a um estado cômodo. Afinal, estar na zona de conforto é sentir que nada é exigido de você, ou seja, você faz algo ao qual está acostumado e que traz tranquilidade, quer dizer, você não fica com medo, tenso ou é desafiado a nada.

Nesse sentido, é uma situação que pode ser difícil de mudar, concorda? Para que vou querer uma mudança na qual eu possa me estressar ou ter dificuldade em realizar alguma coisa?

Vamos supor que um profissional está há 10 anos na mesma empresa: ele se sente à vontade com o trabalho, conhece todo mundo da organização e, apesar de ter um salário baixo, não se enxerga em outro cenário de carreira.

Então, mesmo que ele receba uma proposta de trabalho com uma remuneração maior, mas que exija encarar novos desafios, mudar de cidade ou aprender algo novo, há grandes chances de ele negar a oportunidade.

Viu só? O profissional deste exemplo está acomodado, porque tem tranquilidade com a sua situação atual, mesmo que alguém de fora aponte que sua carreira possa estar estagnada. No fundo, ele pode até saber disso, mas tem grande dificuldade com mudanças ou, nesse caso, tem medo de sair da sua zona de conforto.

Por que essa situação pode atrapalhar sua vida profissional?

Apesar de parecer um estado confortável ou um “porto seguro”, ficar na zona de conforto pode ser perigoso e impactar nossa vida pessoal e profissional. É uma falsa sensação de estar se sentindo bem, pois você age e realiza atividades no modo automático, mas será que é isso o que você quer para o seu futuro?

É uma situação perigosa, pois paralisa sua evolução: você prefere não se arriscar, não se mostra disposto a trabalhar em novos projetos, não expõe suas ideias para a equipe ou se recusa a fazer mudanças maiores na sua vida, mesmo que isso signifique sua ascensão profissional.

A longo prazo, isso pode trazer infelicidade e prejuízos para sua saúde mental e qualidade de vida, por isso é necessário saber como driblar esse cenário.

Mas saiba que é normal ficar inseguro quando tomamos decisões, ainda mais se envolvem nossa carreira, porém é importante saber que o medo pode estar lado a lado com o momento em que vivemos novas experiências. Quem não ficou com medo ao dirigir um carro pela primeira vez?

Então, não perca tempo e aproveite que o ano acabou de começar para tirar seus objetivos profissionais do papel.

Se você sonha em trabalhar em uma determinada empresa ou busca uma promoção, comece a se preparar desde já para o cargo. Se tem o desejo de fazer uma pós-graduação, abrace essa ideia o quanto antes, ou seja, não coloque empecilhos como esperar até o carnaval para enriquecer seu currículo.

Muitas vezes pensamos em fazer algo, começamos a pesquisar sobre o assunto, mas acabamos deixando aquela vontade de lado e quando lembramos dela novamente percebemos que passou muito tempo e perdemos um prazo de inscrição ou aquele item já não está mais disponível.

Como sair da zona de conforto e ter sucesso na carreira?

É importante salientar que muitas pessoas não percebem que estão aprisionados em uma zona de conforto. Acreditam que tomam as decisões, pensando em seu bem-estar apenas. 

Mas por trás disso podem estar vários motivos e, como muita gente pode pensar, nem sempre é por preguiça: pode haver o receio de errar e de decepcionar as pessoas, ou seja, pode apontar a falta de autoconfiança.

Como mudar essa história? Acompanhe nossas dicas!

Reflita o que impede você de fazer mudanças em sua carreira

Por que você não aproveitou aquela grande oportunidade profissional? O que o impede de empreender? É necessário voltar o olhar para si e entender quais fatores estão envolvidos nessas questões.

Caso seja o medo de lidar com os desafios, reflita sobre as suas conquistas até aqui para que você saiba que é capaz. Além disso, caso precise desenvolver alguma competência (técnica ou comportamental), como aprender sobre uma nova tecnologia ou dominar um idioma, busque cursos para que você possa driblar essas dificuldades.

Entenda que erros e dificuldades vão acontecer

Falando em dificuldades, tenha em mente que elas fazem parte da nossa vida. Isso mesmo! Você vai errar e não há problema algum. A dica é sempre ser humilde para pedir ajuda aos colegas, para buscar conhecimento e para aprender com as falhas.

Tenha uma postura flexível

A gente se acomoda com a nossa rotina, certo? Afinal, não é preciso planejar nada, pois tudo acaba sendo realizado automaticamente. Mas é bom mudar para ter novas vivências e enfrentar desafios, a fim de que você possa crescer profissionalmente, desenvolver potencialidades e até identificar talentos que você, às vezes, nem sabia que possuía.

Além disso, tem o fato de que o mercado de trabalho está em constante transformação, por isso é importante saber como se adaptar para não perder as melhores oportunidades.

Que tal começar o ano buscando seu sucesso de carreira? Identifique o que você almeja para sua vida profissional e saia da zona de conforto para que você possa se destacar no mercado de trabalho!

Gostou das informações que trouxemos aqui? Compartilhe com seus colegas nas redes sociais para que eles também comecem 2023 com foco na carreira!

Confira todos os conteúdos da PUC Carreiras em nossa página: carreiras.pucminas.br/blog

Referência:
Conheça 5 maneiras de sair da sua zona de conforto