Seja referência em liderança dentro de uma organização

Muito mais do que um cargo a ser ocupado, a capacidade de liderança independe de posição. Saiba mais!

Como se tornar referência em liderança dentro de uma organização

 

Muito mais do que um cargo a ser ocupado, a capacidade de liderança independe de posição e é um grande diferencial para fazer uma empresa crescer e atingir resultados expressivos. Isso porque a habilidade de liderar é diferente de chefiar. A recíproca também é verdadeira: quem nunca conheceu ou teve um gestor que não era um bom líder?

 

Líder x chefe

 

Ainda existem gestores que acreditam em autoritarismo e hierarquia como forma de conduzir seus times. Porém, essas atitudes limitam os resultados das equipes, que não têm espaço para propor ideias ou possibilidade de lidar de forma proativa com suas atividades, já que, via de regra, precisam buscar aprovação do gestor direto para qualquer tomada de decisão. Além disso, ainda geram mal-estar nos subordinados, que exercem suas funções em clima de hostilidade e estresse.

 

Gestores autoritários podem até entregar resultados positivos para a empresa; no entanto, provocam outros custos por vezes menos avaliados, como taxas altas de demissão e time pouco engajado com os valores da organização.

 

Segundo o IBC Coaching, a liderança autoritária tem dificuldade de reter talentos, não revisa processos antigos, desestimula o debate de ideias e não incentiva inovações. O instituto também pontua que os próprios funcionários da área acabam não cooperando para um ambiente de trabalho saudável. Por fim, o gestor centralizador atrapalha o desenvolvimento da capacidade técnica e intelectual de seu time, podendo, ainda, bloquear entregas mais criativas ou disruptivas.

 

Liderança que inspira

 

Em contrapartida, existem líderes que sequer ocupam cargos de gestão, mas motivam e inspiram colegas. Liderança é considerada uma importante soft skill e tende a ser desejada por recrutadores como característica de profissionais para todos os cargos. Bons líderes tendem a criar um clima favorável para inovação, trabalho em equipe e diversidade.

 

Veja algumas características de um bom líder:

 

> Em vez de mandar, orienta, utilizando muito bem ferramentas de feedback e tendo uma boa capacidade de comunicação.

 

> Delega tarefas e, em vez de fiscalizar o trabalho, acompanha a produção, auxiliando quando necessário, confiando na habilidade e competência das pessoas de sua equipe.

 

> Usa palavras como “nós” e “vamos”, atuando como parte integrante do time, mas sem centralizar as decisões ou exigir que as tarefas sejam executadas do seu modo.

 

> Assume a responsabilidade pelas entregas do time, mesmo as que não deram o resultado esperado, evitando apontar culpados individualmente.

 

> Sabe destacar talentos do seu time, dando crédito para boas entregas individuais, sem assumir para si ideias ou resultados que foram de subordinados.

 

> Inspira pelo exemplo e consegue ter empatia e foco nas pessoas.

 

Como exercitar a liderança

 

Ser líder se relaciona muito mais com atitudes e comportamentos com sua equipe do que com assumir responsabilidades no ambiente de trabalho. Gerenciar um time ocupa tempo para planejar, orientar, perceber comportamentos, entre outros. A seguir, algumas formas como essa habilidade pode ser exercitada.

 

Comunicação eficiente

 

A comunicação eficiente é fundamental para atuar em equipe, seja em cargo de chefia ou não. Mas, como líder, existem funções que fazem parte da rotina, como conseguir traduzir valores e exigências da empresa, indicar expectativa de resultados e posturas, dar feedbacks e motivar, entendendo que cada um dos subordinados é um ser único dotado de características individuais.

 

Por isso, grandes líderes são bons comunicadores, e essa é uma habilidade que deve estar sempre em desenvolvimento.

 

Segurança

 

Gestores bem-sucedidos conseguem deixar a equipe segura para expor opiniões, propor inovações, atuar de forma proativa e até mesmo para assumir a liderança de suas tarefas, sem precisar procurar por aprovações de forma recorrente.

 

Para isso, o gestor deve procurar entender muito o mercado de atuação da empresa, estudar concorrentes e ter visão de futuro, para garantir a orientação correta de seus liderados. Estar seguro de suas decisões torna muito mais fácil a delegação de tarefas e também a garantia de autonomia do grupo.

 

Além disso, ter segurança de suas próprias entregas e qualidades ainda colabora para que comportamentos egocentristas sejam deixados de lado, facilitando o reconhecimento de talentos individuais do seu time. O sucesso de todos é o seu sucesso; incentivar o crescimento de cada funcionário certamente impacta de forma positiva os resultados de sua entrega.

 

Estar aberto

 

Ouvir críticas de seu time é uma ótima forma de aprender com os erros e evoluir. Fazer perguntas para a equipe e utilizar boas respostas nas tomadas de decisão gera inovação e um novo olhar sobre o negócio.

 

Um bom gestor sabe aproveitar os talentos do seu grupo, utilizando-os de forma positiva e sem disputas de poder para o sucesso do negócio. Por isso, exercitar a escuta ativa é outro fator fundamental para ser um líder motivador.