Como ser produtivo no teletrabalho?
Por Flávia Grizotte*
A necessidade de enfrentamento à pandemia provocada pelo coronavírus criou uma nova realidade no mundo do trabalho. Mudanças que pareciam distantes para muitas empresas foram implementadas, em muitos casos, em um curto espaço de tempo nunca imaginado anteriormente. A adoção do teletrabalho vem sendo uma dessas alterações mais significativas no ambiente corporativo.
O que é teletrabalho?
A Medida Provisória 927, de 22/03/2020, conceitua teletrabalho como o trabalho remoto ou a distância cuja prestação de serviços seja, principalmente, fora das dependências da empresa.
Esse regime de trabalho adotado recentemente por muitas organizações também é conhecido como home office. Na verdade, o conceito de teletrabalho trazido pela MP 927 é bem mais abrangente que só “trabalhar de casa”, como seria a tradução para home office. No entanto, este último é o termo mais comumente utilizado.
7 dicas para produtividade no teletrabalho
Após pesquisas em artigos da Harvard Business Review e de empresas focadas em trabalho remoto e home office, compartilho os 07 passos para você desvendar os mitos do teletrabalho e tornar-se um profissional mais produtivo:
- Defina seu local de trabalho
Encontre um espaço para ser seu escritório. Um local em que você possa se concentrar nos assuntos profissionais e não se distrair com assuntos pessoais. Neste lugar, tenha tudo ao seu alcance para trabalhar, assim você não precisará se deslocar para outros ambientes da sua casa e correr o risco de perder o foco com outras atividades durante sua jornada de trabalho.
- Siga seu horário de trabalho
Conhecer e seguir o horário de trabalho combinado contratualmente é fundamental. Algumas empresas, durante esse período de pandemia, alteraram os horários de trabalho de suas equipes. Por isso, saiba qual é o horário estipulado pelo seu empregador. Faça as pausas necessárias e cumpra sua jornada. Cuidado com o uso das redes sociais durante o expediente. Mantenha o objetivo.
- Crie uma rotina de início
Disciplina é a palavra-chave. Embora você não precise se deslocar para seu local de trabalho, trabalhar em casa requer a criação de uma rotina diária para que seu cérebro compreenda quando terá início a sua jornada de trabalho. Algumas pessoas procuram se arrumar como se estivessem indo para a empresa em que trabalham. Esteja à vontade, mas não fique de pijama!
- Estabeleça um planejamento
Programe-se! Organize seu tempo e sua agenda para que seu dia seja mais produtivo. Faça uma lista das tarefas que você irá realizar no dia e na semana e compartilhe com seu gestor para que ele saiba como seu tempo estará comprometido e de que forma ele poderá contar com você. Brevemente, você será capaz de estruturar o seu planejamento mensal. Só tome cuidado para não perder o foco.
Outro ponto importante da lista de tarefas é estabelecer horários para concretizá-las. Caso não saiba o horário exato, defina períodos para realização: parte da manhã ou tarde, por exemplo. Na internet, você poderá encontrar modelos de agendas semanais, diárias ou mensais e diversos aplicativos com essa finalidade.
- Mantenha a comunicação assertiva
Seja claro ao comunicar-se. Transmita a informação de forma mais completa possível para que sua mensagem seja bem compreendida do outro lado. Afinal de contas, muitas vezes, você não terá interação por vídeo, somente terá sua mensagem de texto lida e interpretada. Cuidado com o uso de siglas e abreviações.
- Mantenha a interação
Socializar também é preciso. Destaca-se a relevância de manter os laços corporativos. Encontre um tempo durante a semana para conversar com seus colegas de trabalho sobre assuntos diversos, que não estejam relacionados somente ao ambiente profissional. Isso ajudará a manter um bom clima organizacional e a minimizar os efeitos psicológicos provocados pelo período de isolamento social.
- Crie uma rotina de término
Esta dica, apesar de simples, tem sido muito útil no meu dia a dia. Antes de terminar sua jornada de trabalho, separe os últimos 30 minutos para revisar o planejamento do seu dia. Faça um check nas tarefas programadas e priorize a finalização das pendências mais urgentes.
Esses passos para o teletrabalho podem ser utilizados por qualquer profissional, seja empregado, estagiário, autônomo ou empreendedor. Ao seguir essas dicas, você poderá criar ou adaptar sua própria rotina para que seu trabalho à distância seja mais focado, produtivo e motivador.
Sobre a autora:
Mestre em Administração e Especialista em Gestão de Pessoas