Comunicação: a soft skill mais requisitada do momento
As soft skills são habilidades que não estão diretamente ligadas à capacidade de exercer alguma função específica, e sim de que forma o profissional lida com determinados acontecimentos relacionados à rotina de sua atividade. Estão mais relacionadas ao comportamento do que aos conhecimentos técnicos adquiridos.
Enquanto hard skills são determinantes no momento da contratação, via de regra, são as soft skills – ou o comportamento – que influenciam a demissão.
As mesmas competências transversais podem ser necessárias para diferentes áreas de atuação. Por isso, algumas delas são cada vez mais desejadas pelo mercado de trabalho, independentemente de nível hierárquico e especialidade necessária para a vaga.
Comunicação eficaz é uma das soft skill mais requisitadas pelas empresas em 2020, e uma série de fatores explica essa necessidade. Em uma atuação cada vez mais conectada, as pessoas precisam se comunicar, oralmente e por escrito, com colegas, líderes, clientes e/ou fornecedores. A comunicação eficiente diminui gaps no entendimento das informações, facilita a convivência profissional e colabora até mesmo para a visibilidade de suas entregas.
Especificamente nos dias atuais, em que o isolamento social forçou o teletrabalho, ficou ainda mais evidente a necessidade da boa comunicação para manter o funcionamento adequado das empresas. Líderes precisam delegar tarefas e projetos de forma compreensível, quem não tem posição de liderança precisa conseguir apresentar suas demandas, todas as equipes necessitam comunicar os trabalhos em andamento… Clareza nas informações é fundamental para evitar ruídos e garantir a boa interpretação das ideias.
Uma comunicação eficiente inclui também saber ouvir e interpretar o que está sendo dito, saber se portar em situações diversificadas e até conseguir se expressar diante de diferentes públicos e audiências.
Como desenvolver a comunicação eficaz
A comunicação é uma competência capaz de ser desenvolvida como tantas outras soft skills. Nesse caso, difere-se das hard skills, pois uma graduação ou especialização não é capaz de garantir todo o conhecimento necessário. É uma habilidade que exige esforço recorrente e aprendizado constante. Mesmo durante o expediente é possível aprimorar a capacidade da boa comunicação.
Esteja aberto a feedbacks
Isso é fundamental para qualquer profissional que esteja buscando crescer na carreira. O feedback, quando bem aplicado pela empresa, é uma ferramenta com incrível potencial para destacar qualidades e ressaltar pontos de melhoria. É fundamental aproveitar esse momento para se conhecer melhor e entender como pode refinar seus conhecimentos.
O feedback permite perceber se, durante o período analisado, houve falhas de comunicação. Assim, é possível compreender as lacunas de entendimento e de que forma elas podem ser suprimidas dali por diante.
Fique atento a sua audiência
Se o ouvinte não entendeu a mensagem, certamente ela não foi emitida do jeito correto. Ou seja, o que é compreendido é mais importante do que o que foi dito. Isso fica muito claro em áreas que possuem idioma próprio, como o meio jurídico. Outros profissionais, como os que trabalham com TI, também possuem uma linguagem própria que não é facilmente captada por pessoas de outras áreas.
Portanto, entender o limite da compreensão do seu interlocutor e ter a capacidade de se comunicar de uma forma que ele entenda é uma capacidade importante, especialmente em empresas que prezam por equipes multidisciplinares.
Evite exageros
Alguns profissionais acreditam que precisam contribuir com qualquer colocação durante uma conversa ou reunião para ser notado. Porém, quando não há algo realmente interessante a ser dito, essa atitude pode prolongar desnecessariamente os encontros ou, ainda mais grave, atrapalhar o desenvolvimento de ideias que estão fluindo.
O contrário também é verdadeiro. Ficar exageradamente calado pode prejudicar a atuação profissional, já que boas visões de negócio ou dados importantes podem ficar ocultos por falta de quem os aponte. Portanto, sempre que acreditar ter algo a acrescentar e fizer sentido o apontamento, o profissional deve se sentir à vontade para expôr suas ideias, respeitando o interlocutor.
Não é demais lembrar: nunca interrompa a pessoa que está falando, seja para complementar seja para corrigir.