Imagine que você está no elevador e outra pessoa entra. Você percebe imediatamente que ele ou ela é o CEO de uma empresa na qual você sonha em trabalhar. Você tem 30 segundos até o elevador chegar no respectivo andar. O que você faria?
Um candidato a emprego bem preparado logo colocaria em prática um “elevator pitch”, termo em inglês cuja tradução livre aproximada é “discurso de elevador”. Um “elevator pitch” é uma forma de introdução profissional mais comumente usada em redes de contatos. Dentro de 30 a 60 segundos, você tem uma oportunidade passageira de causar uma impressão positiva. Com um pouco de planejamento, você pode aproveitar ao máximo suas interações com recrutadores, gerentes de contratação em potencial, outros contatos e até mesmo o CEO que você encontra por acaso!
Ter um “elevator pitch” eficaz é uma das melhores maneiras de se preparar para causar uma boa impressão em quem você encontra. Mas como criar o discurso ideal? Felizmente, não é tão complicado! Você só deve se lembrar de alguns pontos importantes:
Entenda Seu Objetivo
Um “elevator pitch” irá variar dependendo do contexto da interação profissional. Se você estiver procurando um emprego, o objetivo pode ser “garantir uma oportunidade remunerada na minha área de interesse”. Se você está tentando aprender sobre uma área, o objetivo pode ser “convencer um profissional experiente a me orientar”. Dedique tempo para tentar entender seu objetivo em fazer novos contatos ou interagir com pessoas em um contexto profissional. Por que você está tentando conhecer pessoas? Você está tentando aprender sobre uma área? Você está tentando aprender sobre empresas interessantes? Deseja ter uma ideia melhor de como seria trabalhar para uma empresa em particular?
Depois de analisar bastante suas ideias, anote o objetivo escolhido para o “elevator pitch”. Esse objetivo deve ser claro, a fim de escrever um discurso eficaz. Lembre-se de que você pode ter mais de um discurso pronto, dependendo da situação.
Identifique o Emprego que Você Deseja
Claro que diferentes carreiras exigirão abordagens diferentes. Por exemplo, se você deseja um emprego em marketing, considere algumas perguntas, como: “Quais seriam as responsabilidades esperadas nessa função?” Outra pergunta pode ser “Quais habilidades um empregador esperaria de alguém nessa função?” Possivelmente, um profissional de marketing deve ser capaz de entender um determinado mercado, criar estratégias para promover produtos e ter uma comunicação eficaz. Com base nessa conclusão, identifique as principais habilidades pelas quais um empregador pode se interessar, como análise de dados, habilidades de apresentação e proficiência em mídias sociais. Em seguida, pense em qualquer experiência educacional ou profissional que você tenha tido que possa destacar as habilidades identificadas. Por exemplo, se você tem alguma experiência profissional com marketing e, se não, se possui experiência nas áreas de comunicação, marca, produtos ou similares? Você promoveu alguma organização em sua faculdade ou atuou como embaixador de alguma marca? Todos esses pontos podem ser componentes valiosos para incluir no seu “elevator pitch”!
Mostre Seu Lado Autêntico
Considere quem você é e as experiências que já teve. Você tem alguma habilidade específica que se destaca? Pense no que alguém escreveria em um resumo de suas realizações profissionais e pessoais, relevantes para a meta que você definiu. Quais você acha que seriam as mais interessantes, impressionantes e inesquecíveis? Quais o distinguem de outras pessoas que podem estar interessadas no mesmo trabalho? Faça uma lista e pense sobre cada uma.
Agora, coloque-se no lugar de um empregador procurando um candidato a uma vaga. Qual das suas experiências mais o impressionaria? Lembre-se de que os empregadores desejam pessoas que possam realizar trabalhos de forma profissional, fazer contribuições valiosas e criar uma imagem positiva da empresa. Como você pode usar o “elevator pitch” para demonstrar que se encaixa perfeitamente ao cargo?
Você pode ter vários hobbies fora do seu interesse profissional, mas quando você tem apenas um tempo limitado para se promover para outra pessoa, o objetivo do seu “elevator pitch’ deve ser transmitir uma impressão de quem você é, em vez de uma imagem completa. Tentar fazer com que alguém o conheça completamente em um minuto é praticamente impossível! O “elevator pitch” é mais como um primeiro encontro do que um relacionamento. O empregador deve responder ao seu “elevator pitch” pedindo mais informações sobre você. Se você conseguir que um empregador te faça mais perguntas ou marque uma reunião para continuarem a conversa, você conseguiu criar um discurso eficaz.
Inclua uma História Pessoal
Digamos que você seja um engenheiro e alguém lhe pergunte por que você escolheu esse campo específico. Você pode dizer que escolheu ser engenheiro porque, quando era mais jovem, sempre adorava desmontar as coisas e reconstruí-las. Talvez você até tenha passado o verão todo montando um computador do zero. A inclusão dessas informações pode ajudar alguém a entender mais sobre sua decisão e a avaliar seu nível de interesse na área.
Nem todo mundo achará esse elemento uma parte essencial de um “elevator pitch” eficaz. No entanto, incluir detalhes pessoais pode humanizar seu discurso, evocando uma resposta da outra pessoa e aumentando a chance de você ser lembrado.
Dada a escolha entre um candidato que disse: “Estou interessado em ser um assistente social e sou formado em serviço social” e alguém que poderia dizer: “Sou treinado como assistente social, que é uma área em que entrei porque me preocupo muito em ajudar as pessoas. Na verdade, quando eu era mais jovem, me voluntariei a uma organização que defendia as necessidades de crianças em risco.”
Como você pode perceber, um toque pessoal pode tornar seu discurso mais memorável e autêntico.
Juntando Tudo
Agora que você já identificou suas metas, o trabalho ideal, os pontos fortes, as habilidades e as histórias pessoais, é hora de combinar todos os elementos em uma apresentação de 30 segundos. Você pode usar uma estrutura geral:
Olá, eu sou (inserir nome), um aluno do (inserir período da faculdade) na (inserir universidade), estudo (inserir curso).
Estou interessado em trabalhar com (insira área de interesse) ou (função específica na empresa).
Desenvolvi (nomeie habilidades relevantes) através de (experiência de trabalho com a empresa ABC, atividades extracurriculares, voluntariado, cursos).
Eu me envolvi com (insira alguma organização ou atividade relevante que mostre interesse) desde (que eu era criança, nos últimos x anos).
O meu diferencial é (insira seu diferencial).
Depois de adicionar os detalhes apropriados, você deve refinar essa estrutura geral para torná-la exclusivamente sua. Tente variar as palavras para que seu discurso flua naturalmente e soe sincero.
Pratique Seu Discurso
O “elevator pitch” é um recurso que precisa de prática para ser eficaz. Muitas vezes, as pessoas praticam bastante através do próprio processo de criação de contatos, indo a eventos e usando o discurso com os outros.
Mas antes de chegar a essa etapa, tente apresentar seu “elevator pitch” diante de pessoas cujas opiniões você valoriza, sejam amigos, parentes ou, melhor ainda, profissionais da sua área. Peça a eles um feedback honesto e faça mudanças positivas em seu discurso, com base nos conselhos deles.
Um empregador reage da mesma maneira que você às suas realizações e credenciais? Por que ou por que não? Talvez um empregador esteja procurando alguém que saiba algo sobre inteligência artificial e você queira enfatizar conhecimento em linguagens de programação. Assim, você pode obter feedback sobre algo que pode enfatizar, mas que antes ainda não havia pensado.
Às vezes, as pessoas que praticam o “elevator pitch” podem ensaiar tanto que perdem a autenticidade: acabam parecendo uma gravação. A chave é praticar o discurso o suficiente para que você o conheça e o compreenda, mas não tente memorizar cada palavra. Em vez disso, memorize suas ideias e expresse-as de forma positiva e entusiasmada. Esteja presente com a pessoa que você está falando, em vez de apenas recitar um script. Eles podem se lembrar tanto de como você os faz sentir quanto do que você diz, então relaxe, seja profissional, mas seja você mesmo.
Lembre-se de avaliar como você se apresenta fisicamente e como se comunica verbalmente. Você está com uma boa postura? Você está vestindo roupas profissionalmente apropriadas? Você está falando com entusiasmo e enunciando claramente? Você mesmo pode responder a algumas dessas perguntas, outras você pode pedir comentários de colegas e consultores para avaliar a eficácia do seu discurso.
Frequentemente, quando alguém se mostra muito eficaz em fazer contatos, outros podem acreditar que o que a outra pessoa está fazendo é natural – que a pessoa simplesmente sabe estar perto das pessoas e que é muito fácil para elas. Embora a pessoa realmente possa ter um talento instintivo, é muito mais provável que a preparação e a prática tenham tornado essas interações mais fáceis e naturais! O “elevator pitch” pode ser facilmente aprendido e o coloca no caminho para uma rede de contatos de sucesso.
Depois de se acostumar a usar o “elevator pitch”, você verá que o mistério das interações profissionais começará a se dissipar. Você terá dado um passo importante para se apresentar de forma positiva e profissional. Quanto mais você melhorar seu discurso, mais fácil será para fazer novos contatos e melhor será a sua procura de emprego. Então, abrace essa nova habilidade e comece já o seu discurso!