Um bom currículo é essencial, assim como um bom domínio da oratória para ir bem em uma entrevista de emprego. Confira 4 dicas que vão te ajudar na hora da entrevista!

Dicas de oratória para realizar uma boa entrevista de emprego

Ficar ansioso no momento de uma entrevista de emprego é algo extremamente natural, pois esta é uma forma de avançar na carreira e conquistar seus objetivos. No entanto, é importante realizar uma boa entrevista, fazendo o uso de dicas de oratória e se preparar para aumentar as chances de contratação.

As técnicas e competências descritas no currículo são essenciais, assim como demonstrar essas aptidões ao longo da entrevista e ter um bom domínio da oratória, a fim de ter utilizá-la ao seu favor em possíveis perguntas inesperadas.

Diante disso, separamos 4 dicas de oratória que ajudarão a realizar uma boa entrevista de emprego. Acompanhe!

1. Manter o contato visual

Uma das dicas importantes é falar com entrevistador sem perder o contato visual. Isso porque quando o olhar não é retribuído no momento da fala, há a perda de interesse e concentração, tornando a conexão fria.

Dessa forma, olhar para quem se fala transmite confiança e ao mesmo tempo faz com que o ouvinte relacione o assunto que está sendo dito. Contudo, recomenda-se não encarar e percorrer o olhar entre os entrevistadores, fazendo com que os envolvidos se sintam incluídos.

2. Evitar vícios de linguagem

É comum algumas pessoas terem vícios de linguagem, como “tipo assim”, “né”, “daí”, entre outros. No entanto, essas palavras, juntamente com expressões informais, devem ser evitadas durante uma entrevista de emprego.

Isso porque esses vícios de linguagem não agregam valor na oratória e pode se tornar algo repetitivo e chato. Por isso, ao realizar uma entrevista, é necessário expressar o repertório com profissionalismo e de forma adequada à situação.

3. Conhecer sobre a empresa e o cargo

Outra dica de oratória essencial é se preparar para a entrevista com seriedade, conhecendo o cargo e as informações sobre a empresa. Caso contrário, o recrutador pode perceber que não há interesse pela organização, o que acaba reduzindo as suas chances de contratação.

Por isso, é fundamental saber os principais dados sobre a empresa e da vaga ofertada, tais como a área de atuação, serviços e produtos comercializados, concorrentes e clientes. Além disso, procure informações sobre o setor de candidatura, observando o que faz o profissional e qual a sua importância para a empresa.

4. Colocar-se no lugar do entrevistador

Algumas pessoas têm como característica ser bastante falante, não deixando brecha para que outros também participem da conversa. Diante disso, é importante colocar-se no lugar do entrevistador, se preocupando com o que ele possa estar ouvindo e entendendo. Portanto, não deve se atentar somente com o que fala, mas ser um bom comunicador, fazendo o uso da escuta ativa.

Com essas dicas de oratória, é possível ir treinando para ter uma boa entrevista de emprego, respondendo as perguntas de maneira correta, sendo proativo e deixando claro como poderá contribuir para melhorar os resultados da organização. Assim, o momento da entrevista será uma etapa tranquila, pois você estará preparado para lidar com esse desafio e ainda impressionar o recrutador.

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