Para participar, os alunos devem se inscrever até dia 27 pela plataforma de vagas da PUC Carreiras. Acesse SGA > PUC Carreiras > Serviços Carreiras/Vagas > Eventos > Feira de Carreiras.
As feiras de carreiras quase se tornaram um rito de passagem – multidões de estudantes enfileirados em cabines para conhecer os empregadores, na esperança de fazer uma conexão que leve a uma grande oportunidade. Talvez você já tenha ouvido falar sobre feira de carreiras de parentes, amigos ou alunos mais velhos. Talvez você mesmo já tenha participado de algumas para saber o que esperar. No entanto, como em muitos outros aspectos da vida, algumas feiras de carreiras estão assumindo novos formatos e agora você está convidado a participar de uma feira de carreiras virtual. Como as reuniões on-line das empresas mudam a dinâmica da feira de carreiras e o que você pode fazer para aumentar suas chances de encontrar uma grande oportunidade?
A boa notícia é que você verá muitas das oportunidades que normalmente teria visto e possivelmente ainda mais! Geralmente, as feiras virtuais de carreira terão o mesmo tipo de empregadores que teriam participado de uma feira presencial. Você também pode ver algumas empresas novas, localizadas mais distantes do seu campus, que agora podem participar uma vez que a feira é virtual.
Embora as oportunidades possam ser semelhantes, a maneira como você interage com as empresas será muito diferente. Em vez de conhecer um recrutador pessoalmente, você interagirá apenas por vídeo. Como qualquer pessoa que tenha usado o Zoom, Facetime ou qualquer software de bate-papo ou reunião por vídeo sabe, as interações por vídeo podem ser ótimas, mas também são um pouco diferentes do que ver alguém pessoalmente. Muitas das dicas que você viu para feiras de carreiras presenciais ainda se aplicam. No entanto, para se preparar para bate-papos por vídeo com os empregadores, temos essas dicas úteis para tornar sua carreira virtual um sucesso.
Dica 1: Use um Dispositivo Estável
Como você provavelmente participará de um bate-papo por vídeo com um empregador, considere usar um laptop ou desktop que esteja sobre uma mesa. Isso garante que sua tela não se mova enquanto você estiver conversando com o empregador. Se você decidir usar seu dispositivo móvel, encontre uma maneira de apoiá-lo para não precisar segurá-lo. Mesmo se você for abençoado com nervos de aço e mãos firmes, um local estável, como uma mesa, sempre fornecerá um vídeo melhor e você se sentirá mais confortável se puder falar livremente sem se preocupar em mover ou derrubar o dispositivo. Qualquer que seja o dispositivo que você escolher, verifique se a câmera funciona, se está conectado a uma fonte de energia ou totalmente carregado, com várias horas de duração da bateria.
Dica 2: Inspecione seu Plano de Fundo e Iluminação
Se você planeja conversar por vídeo com um empregador, lembre-se de verificar rapidamente o ambiente ao redor para garantir que tudo esteja em ordem. Você não quer se envergonhar ao mostrar itens em segundo plano, como garrafas abertas, materiais controversos ou uma pilha de roupa suja. Considere também encontrar um lugar tranquilo, onde você possa se concentrar e não ser incomodado por colegas de quarto, familiares ou animais de estimação. Se você não tiver acesso a esse local em sua residência, dormitório ou biblioteca, peça a central de carreiras de sua instituição de ensino para que verifiquem se eles têm salas de conferência, salas de entrevista ou escritórios abertos que possam ser usados. A iluminação também é uma consideração importante. Se houver uma luz brilhante atrás de você, seu rosto não aparecerá bem na câmera. Evite ter janelas ensolaradas diretamente atrás de você, mas tente ter um pouco de luz sobre você, para que o empregador possa vê-lo quando estiver falando. A luz do sol diretamente atrás da tela é outro perigo a ser evitado; você ficará muito melhor durante a feira se não estiver constantemente protegendo seus olhos!
Dica 3: Vista-se Profissionalmente
Como uma feira de carreiras virtual permite que os empregadores o vejam na câmera, trajes profissionais o ajudarão a causar uma boa primeira impressão. Alguns especialistas aconselham se vestir como se você estivesse participando de uma entrevista; outros dizem que o casual de negócios – camisa ou blusa de botão – é razoável. Tente ficar longe de camisetas com logotipos, roupas rasgadas ou blusas que revelam muito. Do ponto de vista do vídeo, também é bom usar cores sólidas, evitando roupas com muitos padrões, listras ou mantas. Seu objetivo é fazer com que o empregador se concentre em você como pessoa e não se distraia com o que você está vestindo.
Dica 4: Desative Notificações
Enquanto você estiver na feira de carreiras virtual ao vivo, convém concentrar sua atenção na conexão com os empregadores. Para evitar se distrair, considere desativar as notificações de redes sociais, notícias e outros aplicativos. Se você estiver ocupado olhando as notificações de outros aplicativos, poderá perder a oportunidade de conversar por vídeo com o empregador de sua preferência!
Dica 5: Tenha seu Currículo em Mãos
Embora você já tenha enviado seu currículo para que os empregadores o vejam, você deve ter uma cópia do seu currículo por perto. Um empregador pode iniciar o bate-papo por vídeo perguntando algo específico em seu currículo e você poderá falar com ele sem perder nenhum detalhe. As conversas em vídeo são curtas e cronometradas, então é melhor aproveitar ao máximo cada minuto que você tiver com um empregador.
Dica 6: Escolha sua Estratégia de Bate-Papo: Grupo vs. Individual
Tanto o bate-papo em grupo quanto o individual pode ser uma ótima maneira de interagir com um empregador. Qual você escolhe depende do seu objetivo imediato. As conversas em vídeo em grupo são uma ótima maneira de saber mais sobre uma empresa, fazer perguntas gerais e ouvir as respostas às perguntas de outros alunos. Se você encontrou um empregador no qual está interessado, um bate-papo por vídeo individual é a melhor maneira de ver se há oportunidades e avançar para a próxima etapa do processo seletivo.
Dica 7: Pesquise e Planeje Antecipadamente
Semelhante às feiras de carreira presenciais, você pode aproveitar melhor a experiência se tiver pesquisado antecipadamente quais empregadores comparecerão, seus perfis e os empregos que estão oferecendo. Use essa pesquisa para criar uma lista priorizada de empresas com quem você gostaria de falar, para saber exatamente em quais filas entrar quando a feira de carreiras virtual for aberta.
Dica 8: Chegue a Tempo
Semelhante a uma feira presencial, é melhor chegar a tempo de ser o primeiro da fila. Ao contrário de uma feira presencial, você pode ficar em várias filas ao mesmo tempo; portanto, estar presente quando a feira começar quer dizer que você terá os melhores lugares para falar com os empregadores em sua lista priorizada.
Dica 9: Faça Anotações
Quando você terminar um bate-papo por vídeo com um empregador, faça anotações. Você poderá conversar com muitas empresas ao longo da feira e deve se lembrar de informações específicas sobre cada empregador para acompanhamento após a feira.
Dica 10: Candidate-se às Vagas
Se você gostou do seu bate-papo por vídeo com um empregador, então verifique as ofertas de emprego da empresa. Vá em frente e mostre seu entusiasmo candidatando-se às vagas imediatamente após a feira. Afinal, encontrar aquele ótimo trabalho é a razão pela qual você participou da feira!
Dica 11: Envie Notas de Agradecimento
Depois que a feira terminar, você poderá analisar os nomes dos representantes das empresas, e-mails e anotações feitas. Use essas informações para enviar notas de agradecimento aos representantes, expressando seu interesse e gratidão por dedicar um tempo para conversar por vídeo. Fazer esse esforço extra pode ajudar os representantes a lembrá-lo de uma maneira positiva.
Embora uma feira de carreiras virtual possa parecer bastante diferente no começo, sua essência ainda é a mesma que a de uma feira regular: os empregadores ainda estão lá para encontrar ótimos candidatos e você está lá para encontrar um ótimo emprego. Embora conhecer pessoas on-line seja certamente diferente da experiência pessoal, ainda é uma maneira fantástica de encontrar uma oportunidade, desde que você entenda as diferenças e as use a seu favor. Seguindo as simples dicas acima, você poderá aproveitar ao máximo sua experiência na feira de carreiras virtual!
Confira a programação!