Quem é atuante no mercado de trabalho ou ainda está procurando boas oportunidades para começar sua carreira certamente já ouviu falar na palavra empreendedorismo. O termo está em alta dentro e fora de empresas e se relaciona não só com o investimento em um negócio próprio, mas também à característica de quem tem habilidade de idealizar e realizar novos projetos.
Por isso, o empreendedor não necessariamente é um empresário (embora possa ser as duas coisas ao mesmo tempo). Acima de tudo, ele é um realizador, alguém com a capacidade de projetar um negócio, fazer a equipe acreditar na sua ideia, coordenar a execução e, por fim, concretizá-lo.
Fica evidente então, que pessoas com um perfil empreendedor somam diferentes características. São criativas, imaginativas e curiosas, determinadas, aprendem rápido, têm capacidade de autoavaliação e habilidades de liderar pessoas, de organização e de conhecer de forma mais técnica processos e etapas, conforme lista o SEBRAE.
A satisfação do empreendedor é conseguir chegar no resultado esperado, sem se preocupar com quantas foram as tentativas, quais os desvios do caminho e quantos erros foram contornados. Ele é automotivado, e o desafio é seu principal estímulo.
Empresário ou empreendedor?
Como falamos anteriormente, embora o empreendedor possa ser dono de sua própria empresa, não necessariamente as duas coisas acontecem de forma simultânea. Isso porque é possível empreender dentro de uma organização, por exemplo. E também é possível ser empresário, mas não ter o perfil empreendedor.
Mas, é fato que para idealizar novos projetos, é preciso liberdade. São necessários inúmeros estudos e análises, diversas tentativas, e nem sempre as instituições e empresas estão prontas ou têm interesse em dar tal autonomia a seus funcionários. Por buscar independência para agir e definir suas próprias metas e caminhos para atingi-las, é comum que empreendedores invistam em seus negócios: é a partir desse momento ele se torna também um empresário.
Vivemos uma época fértil para os empreendedores, já que a tecnologia colabora diminuindo prazos, reduzindo distâncias, aproximando ideias e profissionais. Não é à toa que, segundo a Associação Brasileira de Start-ups, existiam no início de 2019 mais de 10 mil empresas atuantes nesta área – número que dobrou em apenas um ano. É possível pensar que a pandemia da Covid-19 trouxe consigo os seus desafios e portanto, oportunidades para quem tem o perfil empreendedor. Nesse período difícil no mercado de trabalho, foi o momento de muitas pessoas se reinventarem e explorarem esse lado que as vezes nem sabiam que tinham. Apesar das adversidades, surgiram novos negócios e soluções para problemas que antes nem existiam.
Como ser um empreendedor de sucesso
Ninguém nasce empreendedor. As experiências desde a infância, os exemplos, contatos com família, escola, amigos, colegas, trabalho, sociedade, as oportunidades que surgem pelo caminho, tudo isso vai desenvolvendo ou bloqueando determinadas características da personalidade. Via de regra, acontece ao longo da vida, pelas circunstâncias enfrentadas.
No entanto, é possível exercitar suas próprias habilidades para se tornar empreendedor. Espelhar-se em pessoas que fizeram e fazem a diferença em suas áreas de atuação é uma boa forma de começar a buscar referências. Estudar a vida de grandes empreendedores pode ensinar muito sobre suas próprias fraquezas e forças, além de exercitar a curiosidade e a observação.
Além disso, exerça a flexibilidade, entendendo que nem sempre suas ideias já foram concebidas da forma certa – muitas vezes é necessário mudar durante a execução. Seja detalhista desde agora, em seus trabalhos e projetos acadêmicos e profissionais. Se acredita em uma ideia, apresente-a com coragem, sem medo de julgamentos. E, acima de tudo, tenha persistência: não é porque o resultado ficou diferente do seu planejamento que está errado; analise o caminho e recomece.
Que tal sair da sua zona de conforto e encarar o desafio de ser mais empreendedor daqui pra frente? Conte com a PUC Carreiras na sua caminhada ao empreendedorismo!