Skip to main content

Diversidade e inclusão nas empresas

Vivemos em uma sociedade plural, então por que não levar essa realidade para dentro das empresas? É importante montar equipes com foco na diversidade, ou seja, oferecer oportunidades para todos, inclusive para cargos de liderança e gestão. 

O que é diversidade e inclusão? 

Diversidade e inclusão são termos que estão em alta no mundo do trabalho, contudo muitas vezes são utilizados de forma errônea, inclusive como sinônimos, mas ambos possuem significados distintos, apesar da relação de co dependência.  

A diversidade diz respeito a convivência de pessoas com identidades grupais diferentes em um ambiente. Isso significa dizer que pessoas diferentes ocupam cargos diferentes ou similares dentro de uma organização, apresentando formas alternativas de pensar sobre o trabalho e as organizações. Assim, a diversidade é associada a algumas políticas, como as cotas e a ação afirmativa, pois estas são estratégias utilizadas para aumentar a diversidade em diferentes ambientes, como universidades e empresas. 

Contudo, inserir pessoas com diferentes identidades grupais nas organizações não significa dizer que houve a inclusão dessas pessoas, e é aqui que entra a diferença entre os termos diversidade e inclusão. A inclusão refere-se a como o indivíduo percebe que está sendo tratado, se ele se sente de fato incluído e valorizado como membro daquela organização. Isso significa que é a forma prática como a pessoa é tratada que importa, ou seja, se ela sente que não precisa se esforçar para ser aceita, se possui influência nas discussões e decisões que são tomadas, se possui acesso as informações necessárias como os outros, dentre outras questões, como a acessibilidade. 

Por que apostar na diversidade no trabalho? 

Se uma empresa busca crescer, precisa pensar em como seu time é formado. Ao fazer um processo seletivo ou oferecer uma promoção interna, é importante saber quais são as exigências para o cargo e levar esse fator em conta para escolher o candidato certo. 

Logo, a ideia de excluir um talento pela cor, idade, gênero, raça, orientação sexual, por ter alguma deficiência ou qualquer outra condição é uma postura ultrapassada. São empresas que pararam no tempo e que não têm um compromisso com a sociedade e com a formação de um mercado de trabalho justo. 

Felizmente, é um tema que ganha cada vez mais visibilidade dentro das empresas: uma pesquisa global da PwC nas indústrias apontou que a equidade e inclusão é uma prioridade para 76% dos 3 mil entrevistados de 40 países. 

Por outro lado, uma pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU) apontou que, apesar do desejo da maioria das organizações brasileiras em expandir a diversidade em seus quadros, elas ainda não incluem alguns grupos, como: profissionais com mais de 50 anos, ex-detentos, negros, pessoas com deficiência (PCDs), pessoas LGBTQIA+ e refugiados. 

Dessa maneira, cabe aos gestores implementar uma cultura inclusiva, com foco na diversidade dentro da empresa, avaliando apenas a capacitação da pessoa para o cargo oferecido. 

É uma forma de ter um ambiente saudável e também de melhorar os resultados, visto que reúne pessoas com experiências, ideologias e histórias de vida diferentes, agregando valor para seus produtos ou serviços. O negócio pode, portanto, se destacar no mercado, alcançando públicos de perfis diferenciados. 

Vale acrescentar que a diversidade na empresa deve ser feita de verdade. É preciso direcionar esforços para isso e levar esse conceito para líderes e colaboradores, para isso é preciso delinear metas com o foco na inclusão, para concretizar essa política na cultura da organização como um todo.  

Quais as vantagens da diversidade? 

Mais qualidade do trabalho 

Uma equipe diversificada troca percepções, ideias e aprendizados, o que significa um ganho dentro da empresa não só para a convivência, como também, para a produtividade. 

Seja pela diferença de experiência devido aos colaboradores serem de idades diferentes, seja devido algum fator regional ou cultural, o fato é que esse ambiente plural traz mais qualidade para o trabalho. 

Isso porque você reúne pessoas com diferentes características e mentalidades, que têm sensibilidade para entender as necessidades de públicos variados, ou seja, sua empresa pode agregar mais valor aos produtos e serviços, atendendo perfis diversos de clientes. 

Redução do turnover 

Ao valorizar a diversidade, você passa a oferecer um ambiente focado na inclusão. Nesse sentido, ao ter essa cultura, a empresa cria uma identificação maior com os candidatos, oferecendo um ambiente onde eles possam se sentir representados. 

Assim, a chance de desligamento é menor, quer dizer, você reduz o turnover. Com isso, há diminuição de despesas com processos de recrutamento, treinamentos, contratação e demissão. 

Incentivo à inovação 

Lembra daquela expressão “pensar fora da caixa”? Pois bem, se você contrata profissionais que tenham uma mentalidade parecida, fica difícil ter um time criativo, concorda? Agora, se a sua equipe é diversificada, um assunto pode ser discutido a partir de diferentes vieses. 

É, portanto, o cenário perfeito para que você possa inovar, pois a troca de opiniões e ideias entre os colaboradores terá resultados inusitados e melhores.  

Dessa forma, você tem espaço para incentivar a criatividade e sua empresa pode se destacar da concorrência, trazendo soluções diferenciadas para o mercado.  

Satisfação e motivação dos colaboradores 

As pessoas costumam passar mais tempo no trabalho do que junto à família, por isso é importante que elas tenham um propósito para levantar cedo e se deslocar até a empresa. Ou seja, é preciso que o profissional não trabalhe apenas pelo salário. 

Pensando assim, é preciso oferecer um ambiente organizacional acolhedor, com uma política de diversidade e inclusão, a fim de que você tenha um bom relacionamento entre as pessoas. 

Assim, as pessoas têm motivação, são mais proativas e têm bem-estar no trabalho. Além de melhorar a produtividade, traz um ganho para a saúde mental dos profissionais, diminuindo as faltas e afastamentos. 

Ambiente organizacional saudável 

Com a formação de equipes que tenham foco na diversidade você garante um ambiente organizacional saudável, pois a cultura da empresa é de oferecer os cargos de forma justa, ou seja, sem qualquer discriminação. 

Logo, todos se sentem representados, têm voz para dar feedbacks e propor melhorias para o local. Além disso, é possível reduzir os conflitos entre as pessoas. Isso porque você conta com profissionais empáticos, que sabem se colocar no lugar do outro e compreender suas dificuldades. Com isso, melhora a comunicação no trabalho, além de contar com uma equipe alinhada. 

Os negócios que têm gestores com um olhar para o futuro devem se planejar para formar equipes diversificadas. Dessa maneira, precisam selecionar candidatos avaliando sua capacitação e habilidades, sem qualquer discriminação ou preconceito. 

Lembramos que não é um processo rápido e fácil, pois é preciso estar aberto aos desafios e aceitar as sugestões e opiniões distintas. A inclusão deve ser feita por completo, e não apenas por alguma regra ou obrigação. Assim, os impactos serão sentidos ao longo do tempo e as mudanças se tornarão parte da realidade das pessoas e das empresas. 

Faça sua busca