Skip to main content
Mulher negra usando óculos olhando para tela de computador com expressão de concentração

Perguntas
Frequentes

Encontre respostas rápidas para as dúvidas mais comuns sobre estágios, documentos, vagas e processos da PUC Carreiras e facilite sua jornada acadêmica e profissional.

Principais sistemas

Tire suas dúvidas sobre os principais sistemas utilizados pela PUC Carreiras.

A PUC Carreiras é a Central de Serviços de Carreiras da PUC Minas. Nosso objetivo é apoiar os alunos e ex-alunos da graduação (formados a partir de 2010) em seu desenvolvimento e crescimento profissional e facilitar sua inserção no mercado, garantindo sua empregabilidade. 

É uma plataforma que oferece um sistema simples e inteligente de oferta de vagas, cadastro de currículo e perfil. A plataforma reúne vagas próprias, que os empregadores direcionam especificamente para os alunos e egressos da PUC Minas, e também vagas públicas, postadas em outros ambientes e importadas para o nosso banco de oportunidades.
O sistema oferece diversos tipos de filtros, de forma que o candidato pode visualizar somente vagas de estágio, CLT ou ambas, assim como vagas temporárias e de trabalhos para freelancers. São oferecidas também vagas internas da PUC Minas, de estágio, pesquisa e extensão.

Nesta plataforma é realizado o registro dos termos de compromisso de estágio e monitoria. O cadastro de atividades pode ser realizado pelo aluno ou pela empresa.
O acesso dos alunos ao APC deve ser feito através do SGA aluno clicando em ‘PUC Carreiras’ e em seguida em ‘Atividades e Práticas Curriculares (APC)’. Já o acesso da empresa é feito através do cadastro de um perfil individual de cada usuário no APC.

A Central de Serviços Compartilhados – CSC é um ambiente que está disponível para alunos e professores para realizar uma solicitação para equipe da PUC Carreiras. Nesse ambiente é possível: enviar dúvidas, entregar documentos de estágio, dentre outros.

O acesso dos alunos ao CSC deve ser feito através do SGA aluno clicando em ‘CSC’, localizar a árvore da PUC Carreiras e logo em seguida o serviço desejado. Já o acesso do professor é realizado através do link https://csc.pucminas.br/.

Estágio não obrigatório

Tire suas dúvidas sobre Estágio não obrigatório.

Ambos são atividades de aprendizado que visam a preparação para o mercado de trabalho.

O Estágio Obrigatório é uma atividade vinculada a uma disciplina, com carga horária específica e sem a qual o aluno não poderá concluir o seu processo de formação.

Já o Estágio Não Obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular do curso. A Lei de Estágio (Lei Nº 11.788 de 25 de setembro de 2008) prevê requisitos para essa atividade, como a concessão de bolsa, auxílio transporte e seguro de acidentes pessoais.

A Lei de Estágio (Lei Nº 11.788 de 25 de setembro de 2008) estabelece alguns requisitos para a realização do estágio não obrigatório: a carga horária não pode ultrapassar 6 horas diárias e 30 horas semanais; é obrigatória a concessão de bolsa (ou outra contraprestação) e auxílio transporte; é obrigatória a contratação de seguro contra acidentes pessoais pela empresa, cuja apólice seja compatível com valores de mercado; é assegurado o recesso remunerado de 30 dias, quando o estágio tiver duração superior a um ano (os dias de recesso deverão ser concedidos de maneira proporcional, nos casos de o estágio ter duração inferior a 1 ano); a duração do estágio não poderá exceder 2 anos na mesma empresa/concedente, exceto quando se tratar de estagiário com deficiência; é obrigatória a apresentação de relatório de avaliação com periodicidade mínima de 6 meses; dentre outras regras.
Clique aqui para consultar a lei de estágio e obter todas as informações.

As concedentes são as empresas que contratam alunos para atuar como estagiários, ou seja, uma pessoa jurídica ou pessoa física que cede um espaço para realização do estágio, cumprindo os requisitos exigidos por lei. 
 
Já as intervenientes são as instituições de ensino. Elas são as responsáveis pela avaliação da proposta pedagógica da atividade, autorização, formalização e acompanhamento do estágio.

Primeiramente, você deve consultar se a empresa possui registro nos sistemas da PUC Carreiras e, caso não tenha, a empresa deve realizar o cadastro na Plataforma PUC Carreiras, no espaço do empregador.

Após a empresa realizar o cadastro, é necessário aguardar a chegada do e-mail de aprovação para, então, realizar o cadastro da atividade do aluno no APC.

Após a aprovação do cadastro, a empresa ficará disponível no APC (Sistema de Atividade e Práticas Curriculares) para realizar o cadastro do Termo de Compromisso do aluno.

Observação: Caso a empresa já tenha realizado o cadastro na Plataforma PUC Carreiras alguma vez basta seguir direto para o APC para realizar o cadastro do termo de compromisso do aluno, visto que uma vez cadastrada na plataforma PUC Carreiras, a empresa permanecerá disponível no APC.

Para localizar o cadastro da empresa acesse o tutorial: Cadastro de estágio não obrigatório
2º passo: Realize o cadastro da atividade do aluno no APC. Para mais informações, acesse o tutorial acima.
3º passo: anexe o documento assinado em formato PDF de boa qualidade (documentos de até 5 MB) na própria contratação no APC (final da página). Pode ser utilizado o modelo da PUC Minas ou modelo próprio do empregador.
Obs.: O documento pode ser assinado através de certificado digital ou assinado manualmente e digitalizado.
Obs.: Caso seja assinado através do SEI ou Agentes de Integração (CIEE, NUBE. IEL, etc.) não é necessário anexar o PDF, pois a assinatura será feita através do link recebido.
O prazo de análise e devolução da documentação assinada pela PUC Minas é de aproximadamente 5 dias úteis. Este prazo poderá ser maior ou menor, conforme demanda dos setores responsáveis.

O documento assinado pela PUC Minas será devolvido através do APC na etapa Informações Complementares – Item 8 da contratação.

O procedimento para renovação de contrato é o mesmo para formalização do contrato anterior: cadastrar uma nova atividade e anexar a documentação assinada no próprio APC. Para mais informações, confira a seção Estágio e escolha a modalidade da sua atividade.

Nesses casos é necessário a elaboração de um termo aditivo:
Para os casos abaixo é obrigatório fazer um novo registro no APC e anexar o Termo Aditivo:
• Prorrogação da vigência;
• Alteração da carga horária;
• Alteração do horário do estágio;
• Alteração das atividades;
• Alteração do profissional supervisor.
Para os casos abaixo não é necessário fazer um novo registro no APC, basta somente preencher o termo aditivo e enviar via CSC:
• Alteração da apólice de seguro;
• Alteração do auxílio transporte;
• Alteração de bolsa.

Empregadores

Tire suas dúvidas sobre cadastro em nossos sistemas, divulgação de oportunidades e contratação de alunos da PUC Minas para atividades de estágio.

Para divulgar vagas é necessário realizar o cadastro da empresa ou pessoa física na plataforma, acessando o site e clicando em ‘Registre-se'. O prazo para análise do cadastro é de até 3 dias úteis, e após a análise o empregador receberá um e-mail de confirmação de registro.
Após o e-mail de confirmação o empregador pode acessar o site e realizar a publicação das oportunidades, clicando na guia ‘Oportunidades’ e em seguida em ‘Publicação de oportunidade’.
Para mais informações acesse o tutorial: Cadastro de oportunidades

Caso ainda tenha acesso ao e-mail registrado na plataforma, basta clicar em ‘Redefinir senha’ e aguardar o e-mail com o link de redefinição. Caso não saiba ou não tenha acesso ao e-mail cadastrado na plataforma, é possível realizar um novo cadastro de usuário, pois pode-se cadastrar quantos usuários forem necessários para cada empresa. Cada contato terá acesso exclusivo ao seu ambiente através do usuário e senha.
Para realizar o cadastro basta acessar a plataforma, clicar em ‘Registre-se’ e seguir as orientações da página.

Atualmente, os empregadores fazem um único cadastro da empresa na Plataforma PUC Carreiras. Este cadastro único alimenta tanto a plataforma responsável pela divulgação de oportunidades quanto o APC, sistema utilizado para formalização das contratações. Para acessar o sistema, o funcionário da empresa deverá realizar o cadastro de um perfil, de acesso único e exclusivo deste usuário.

O acesso ao APC é realizado de forma individual, vinculado ao CPF de cada usuário. Dessa forma, basta realizar o cadastro de um novo usuário para continuar acessando o sistema e realizando o cadastro das atividades. 
Contudo, os termos de estágio só ficam disponíveis para acesso pela pessoa que realizou o cadastro, então, caso precise acessar os termos e o funcionário responsável pelo cadastro não se encontre mais na empresa, você pode acessar a informação através do código de segurança da atividade, que fica disponível no final do Termo de Compromisso. Se preferir, entre em contato com o setor de atendimento da PUC Carreiras para que eles possam averiguar a situação e fornecer novas orientações.

Sim. Todas as pessoas físicas e organizações podem publicar oportunidades de trabalho na Plataforma PUC Carreiras. Podem ser divulgadas vagas de estágio, emprego, monitorias, extensão, pesquisa, vagas de voluntariado, projetos por tempo determinado e mesmo oportunidades de serviço freelancer. Para cadastrar uma oportunidade, é preciso se registrar na plataforma como empregador.

Para realizar a alteração é necessário acessar a plataforma, clicar no botão ‘Solicitar alterações ao time PUC Carreiras’ e preencher com os dados que deseja alterar.

Alunos

Principais questões dos estudantes sobre os assuntos de estágio.

O acesso do aluno é feito por meio do SGA, clicando em ‘PUC Carreiras’ e em seguida em ‘Serviços de vagas/carreiras’. Na atual fase de implementação da plataforma, apenas os alunos da graduação e egressos formados a partir de 2010 possuem acesso, não sendo possível o cadastro por parte dos alunos de pós-graduação e especialização.

Agora que você foi selecionado para um estágio, a concedente (empresa) ou você deve realizar a formalização do seu contrato. O estágio só pode se iniciar quando o contrato de estágio estiver assinado pelo aluno, concedente e PUC Minas. Para mais informações acesse o tutorial: Cadastro de estágio não obrigatório.

Para o estágio não obrigatório é obrigatória à concessão de bolsa ou outra forma de contraprestação acordada em termo de compromisso, além do auxílio transporte e seguro contra acidentes pessoais, todos de responsabilidade da concedente. Para o estágio obrigatório, é facultativa a concessão de bolsa e auxílio-transporte e o seguro de acidentes pessoais é responsabilidade da instituição de ensino.

Para recebimento do certificado de monitoria é necessário acessar o APC, localizar a atividade e clicar no botão ‘Solicitar certificado’.

Após este procedimento, o pedido será analisado e, caso a solicitação seja aprovada, o aluno poderá emitir o certificado.

O prazo de análise é de até 5 dias úteis. Para imprimir o certificado emitido, basta clicar no botão “Imprimir certificado” localizado no fim da página de cadastro da atividade.

A atividade de estágio deve ser iniciada preferencialmente após a formalização do processo, já que há requisitos legais que devem ser observados, como a avaliação da proposta pedagógica da atividade. O prazo de tolerância para formalização do estágio é de no máximo 30 dias após a data de início da atividade. Não serão aceitos documentos com data retroativa.

Segundo a Lei de Estágio, para realizar estágios o aluno precisa estar matriculado e regular nas aulas, não havendo especificações sobre períodos. Contudo, alguns cursos, como os da área da saúde, podem ter requisitos próprios para autorizar a prática do aluno, sendo necessário verificar a possibilidade com a coordenação do curso em questão.

Os documentos devem ser enviados através da Central de Serviços Compartilhados – CSC. Você pode acessar a CSC através do seu SGA. Faça login, localize e clique no ícone do CSC que está disponível na tela inicial, selecione a árvore da PUC Carreiras e localize o serviço mais adequado para sua situação. 
Em caso de dúvidas, consulte o setor de atendimento da PUC Carreiras do seu campus.

Conforme determinado na Lei de Estágio, o supervisor deve ter formação ou experiência profissional na área de conhecimento do curso do aluno (inciso III do art. 9º da Lei 11.788/2008). A análise quanto à competência do profissional para ser supervisor do aluno é realizada pelo Coordenador de Estágio do curso, durante a etapa de análise acadêmica da contratação.

Se a atividade for finalizada na data fim estabelecida no contrato, basta providenciar a entrega do relatório de avaliação do estágio, agendado no APC. 
Se o contrato ainda não tiver sido finalizado, basta providenciar um documento de rescisão, com data anterior ao início do novo estágio. Esse documento deve ser assinado e enviado via Central de Serviços Compartilhados – CSC para análise e posterior assinatura.
Em ambos os casos, dê início ao novo processo de contratação através do cadastro de uma nova atividade e entrega da documentação. Para ter mais informações sobre a formalização do contrato de estágio, acesse o nosso tutorial: Cadastro de estágio não obrigatório.

Eventos

Tire suas dúvidas sobre os eventos da PUC Carreiras.

Para solicitar a realização de eventos presenciais e online, participação na Feira de Carreiras (que ocorre anualmente em setembro) e realizar parcerias diversas voltadas para o desenvolvimento de carreira dos alunos, é necessário preencher o formulário no link a seguir: https://pucminas-csm.symplicity.com/surveys/acoespuccarreiras2024. Após o envio do formulário, a PUC Carreiras entrará em contato por meio do e-mail informado.

imagem duvidas

Ainda com dúvidas?

Entre em contato conosco através do formulário e receba atendimento para sua demanda.

Faça sua busca