Skip to main content

Lifelong learning: você sabe o que isso significa?

O mercado atual exige a incorporação do aprendizado ao longo da vida. Assim, é indicado investir no lifelong learning. 

Independentemente da sua área de atuação, é preciso se preparar para o dinamismo em que vivemos, no qual as transformações não param de ocorrer, especialmente na era digital. E, para isso, nada melhor do que se manter atualizado, adquirindo habilidades técnicas (hard skills) e as comportamentais (soft skills). 

Afinal, qual o significado de lifelong learning? 

Lifelong learning pode ser traduzido como aprendizado ao longo da vida e é exatamente isso que significa. 

Traz a proposta de que a aquisição de conhecimento e habilidades não deve se limitar apenas ao período da educação formal, ou seja, ao finalizar os estudos na faculdade ou pós-graduação. 

Dessa forma, é uma prática que incorpora na rotina o aprendizado contínuo para se preparar para as mudanças constantes do mercado e a alta competitividade. A ideia é que os estudos sejam realizados no decorrer de toda a trajetória, seja qual for a idade ou área de atuação do indivíduo, visando ao desenvolvimento profissional e pessoal. 

Qual a importância da aprendizagem contínua para a carreira? 

A educação continuada é fundamental para o sucesso profissional, pois mantém a pessoa atualizada em seu campo de trabalho, especialmente em relação às tendências e novas tecnologias. Desenvolve ainda as soft skills, habilidades cada vez mais valorizadas pelas empresas. 

Logo, com a prática do lifelong learning, é possível conseguir as melhores oportunidades profissionais e ter um bom relacionamento com sua equipe. Sem contar que, com esse aprendizado, a pessoa desenvolve a liderança, podendo alcançar cargos de gestão ou ainda ter êxito no empreendedorismo. 

Como adotar o lifelong learning na rotina? 

Exercite o autoconhecimento 

É imprescindível refletir sobre seus pontos fortes e fracos para buscar cursos que atendam às suas necessidades. Assim, é possível aprimorar suas potencialidades e corrigir dificuldades, o que trará ganhos para sua carreira e vida pessoal. 

Estabeleça metas de aprendizado 

Vivemos cercados de informação e com a possibilidade de realizar capacitações com apenas um clique. Então, é preciso se planejar, estabelecendo metas de aprendizado para saber quais cursos e leituras você precisa fazer, ou ainda eventos que podem trazer ganhos para sua carreira. 

Dessa forma, você identifica o que precisa aprender, de que forma vai aprender e ainda determina um prazo para que essa jornada seja organizada e contínua. 

Aproveite pequenos momentos no seu dia para estudar 

Sabemos que a rotina é corrida e fica difícil encontrar uma hora para estudar. Entretanto, com as facilidades de realizar treinamentos e cursos online, dá para aproveitar pequenos intervalos no dia a dia para adquirir conhecimento. 

É possível fazer leituras ou acompanhar uma aula online na hora em que estiver no ônibus, durante alguns minutos do horário de almoço, antes de dormir, entre outras situações. 

Com a possibilidade da educação à distância, é mais fácil adotar o lifelong learning, pois você estuda de um dispositivo digital e é você quem dita o ritmo de aprendizado no seu próprio tempo.  

Faça networking 

O conhecimento não precisa ser adquirido apenas com a realização de cursos. Podemos aprender ampliando nosso círculo de contatos profissional. A partir disso, é possível trocar experiências e aprendizados, especialmente com colegas do nosso ramo. 

Você pode conhecer pessoas em eventos, participando de qualificações e ainda em grupos das redes sociais, principalmente em ambientes voltados para essa finalidade, como o LinkedIn. 

Ter um bom relacionamento no local de trabalho também é uma maneira de fazer networking, o que traz outros ganhos, como um clima organizacional mais saudável e trabalho em equipe mais produtivo. 

Revise seus objetivos com a aprendizagem contínua 

Como dissemos, o mercado de trabalho está sempre em transformação, por isso é indicado que, de tempos em tempos, você revise as metas de aprendizado que estabeleceu. 

Nesse processo, é importante identificar as tendências da sua área e seus interesses (que podem modificar ao longo da sua trajetória) para refletir se é necessário, por exemplo, direcionar o aprendizado para determinado segmento. 

Para se destacar profissionalmente, é preciso ter uma postura voltada para o aprendizado contínuo. Pensando nisso, separamos 4 sugestões de cursos gratuitos a distância que você pode fazer. Confira: 

4 cursos gratuitos a distância 

1. Curso de Excel 

Essa ferramenta de planilhas é usada em praticamente todas as empresas e em vários setores. Por isso, dependendo da sua formação, é importante saber, pelo menos o básico, pois em algum momento você pode acabar precisando. É possível aprender com os materiais da própria Microsoft, seguindo alguns profissionais no YouTube ou se inscrevendo em alguns cursos como os disponíveis no site da Fundação Bradesco. 

2. Curso de línguas 

Também, é fundamental investir em cursos de outras línguas para valorizar o currículo. Assim, é importante saber, pelo menos, o básico de inglês e quem sabe se arriscar em outra língua, como o espanhol, o francês e até o alemão. O Duolingo é um aplicativo móvel que possibilita aprender vários idiomas de graça. Além disso, a plataforma Aprenda Mais do Ministério da Educação também oferece cursos de idiomas de maneira gratuita. 

3. Curso de desenvolvimento pessoal/autoconhecimento 

Para ser um bom profissional, é importante desenvolver as competências sociais e nada melhor do que um curso de desenvolvimento pessoal e autoconhecimento para isso. A Fundação Bradesco e a Udemy oferecem uma gama de cursos ligados ao desenvolvimento pessoal e profissional, com tópicos como resiliência e organização pessoal. 

4. Cursos de finanças 

Os cursos de finanças são ótimos tanto para a parte profissional quanto pessoal. Se você trabalha com a área administrativa, o curso de finanças pode manter você atualizado. Mas, você também pode fazê-lo independentemente da sua formação para aprimorar a sua educação financeira e gerir melhor suas finanças. É possível fazer o curso na Udemy, no Sebrae, no Banco Central ou na Fundação Bradesco. 

Outra dica bem legal é acessar sites de plataformas como a Udemy, a Fundação Bradesco e a plataforma Aprenda Mais do MEC e procurar por cursos gratuitos. Atualmente, há mais de 1.000 opções disponíveis. O site do TED também tem inúmeras palestras sobre diversos assuntos que ajudarão na sua evolução profissional e pessoal. 

 

Gostou do conteúdo? Então compartilhe essas dicas em suas redes sociais para que mais pessoas entendam a importância do aprendizado ao longo da vida! 

Faça sua busca