Skip to main content

Empreendedorismo: Conceito e principais características

Quem é atuante no mercado de trabalho ou ainda está procurando boas oportunidades para começar sua carreira certamente já ouviu falar na palavra empreendedorismo. O termo está em alta dentro e fora de empresas e se relaciona não só com o investimento em um negócio próprio, mas também à característica de quem tem habilidade de idealizar e realizar novos projetos. 

Por isso, o empreendedor não necessariamente é um empresário (embora possa ser as duas coisas ao mesmo tempo). Acima de tudo, ele é um realizador, alguém com a capacidade de projetar um negócio, fazer a equipe acreditar na sua ideia, coordenar a execução e, por fim, concretizá-lo. 

Fica evidente então, que pessoas com um perfil empreendedor somam diferentes características. São criativas, imaginativas e curiosas, determinadas, aprendem rápido, têm capacidade de autoavaliação e habilidades de liderar pessoas, de organização e de conhecer de forma mais técnica processos e etapas, conforme lista o SEBRAE.

A satisfação do empreendedor é conseguir chegar no resultado esperado, sem se preocupar com quantas foram as tentativas, quais os desvios do caminho e quantos erros foram contornados. Ele é automotivado, e o desafio é seu principal estímulo. 

Embora ele possa ser dono de sua própria empresa, não necessariamente as duas coisas acontecem de forma simultânea. Isso porque é possível empreender dentro de uma organização, por exemplo. E também é possível ser empresário, mas não ter o perfil empreendedor. 

Todavia, é fato que para idealizar novos projetos, é preciso liberdade. São necessários inúmeros estudos e análises, diversas tentativas, e nem sempre as instituições e empresas estão prontas ou têm interesse em dar tal autonomia a seus funcionários. Por buscar independência para agir e definir suas próprias metas e caminhos para atingi-las, é comum que empreendedores invistam em seus negócios: é a partir desse momento ele se torna também um empresário.

Como ser um empreendedor de sucesso

Ninguém nasce empreendedor. As experiências desde a infância, os exemplos, contatos com família, escola, amigos, colegas, trabalho, sociedade, as oportunidades que surgem pelo caminho, tudo isso vai desenvolvendo ou bloqueando determinadas características da personalidade. Via de regra, acontece ao longo da vida, pelas circunstâncias enfrentadas. 

No entanto, é possível exercitar suas próprias habilidades para se tornar empreendedor. Nesse sentido, listamos abaixo as 8 principais características de um empreendedor de sucesso. Confira!

1.      Fica de olho nas oportunidades

Ser empreendedor envolve ter um olhar direcionado para tudo o que ocorre no mercado. Sendo assim, é necessário acompanhar os movimentos da economia, comportamento dos consumidores, tendências da sua área de interesse, entre outros pontos. Conversar com outros empresários também é sempre recomendado para trocar ideias.

Dessa maneira, você pode descobrir alguma oportunidade, que pode ser um nicho pouco explorado ou o aprimoramento de algum produto já existente.

Você pode, inclusive, pensar em alguma solução totalmente inovadora para o mercado ao perceber uma necessidade de um grupo de pessoas que pode ser atendida por um serviço que ainda não existe no mercado.

2.      Corre riscos

Ficar na zona de conforto não combina com uma atitude empreendedora, porque o mundo dos negócios é cercado por incertezas. É, portanto, um cenário no qual você deve estar disposto a correr riscos.

Acabamos de falar sobre visualizar as oportunidades, certo? Para abraçá-las, é preciso aceitar entrar em um terreno imprevisível, ainda mais se você está disposto a atuar em um segmento novo no mercado.

Cabe acrescentar que a rotina empresarial também envolve riscos, mas quando você está munido de informações (sobre o seu setor, mercado financeiro e conhecimentos de gestão), ou seja, não age por intuição ou achismos, consegue tomar decisões acertadas para o futuro do negócio.

3.      Sabe resolver problemas

Os problemas vão fazer parte do dia a dia do empresário, seja antes de abrir sua empresa, seja com o negócio em funcionamento. Isso faz parte do trabalho, por isso é importante desenvolver um perfil analítico para conseguir ter clareza sobre os fatos e buscar as melhores soluções para o momento.

Nessa hora, escutar o que sua equipe tem a dizer também é um fator importante para resolver os problemas, pois são pessoas que acompanham de perto alguns processos e lidam diretamente com o cliente, podendo ter uma visão diferenciada da situação e apresentar uma solução mais efetiva.

4.      Tem a capacidade de planejar

Para sua empresa ter sucesso é preciso fazer planejamentos de curto, médio e longo prazo, definindo os objetivos que você deseja alcançar, que podem ser aumento do faturamento daqui a um ano, expansão das atividades do negócio em três anos e assim por diante.

Ao planejar, você consegue estipular metas, traçar estratégias e colocar em prática planos de ação para ter êxito no que deseja conquistar.

Aqui falamos sobre um planejamento para grandes objetivos, mas essa capacidade é fundamental especialmente na hora de lidar com as finanças: é necessário ter um controle das receitas e despesas para, assim, fazer previsões financeiras, especialmente para investir no seu negócio e crescer no mercado.

5.      É resiliente

Falamos sobre os problemas que podem surgir e os riscos de um negócio, quer dizer, as situações difíceis estarão presentes no trabalho do empreendedor. Então, como lidar com tudo isso? Desenvolvendo a resiliência.

Essa competência socioemocional deve andar de mão dadas com a liderança, pois é preciso enfrentar os cenários desfavoráveis e crises sem se abalar. Entram em cena, nessa hora, uma dose de otimismo, entendendo que é uma fase passageira.

Além disso, a resiliência do líder é fundamental para manter a equipe motivada, ou seja, para que não haja problemas no clima organizacional ou qualquer aspecto que venha a comprometer a produtividade do negócio.

6.      Valoriza a equipe

E se o assunto é equipe, saiba que um empreendedor de sucesso valoriza as pessoas que trabalham ao seu lado. Ele entende que não faz a empresa funcionar sozinho e que os bons resultados só são conquistados pelo fato de ele ter um time de talento.

Então, é importante oferecer bons salários e benefícios, incentivar o crescimento dos profissionais, com cursos, treinamentos e planos de carreira, estimular a criatividade da equipe e oferecer um clima organizacional saudável.

7.      Sabe negociar

Uma característica que não pode faltar no empreendedor é a capacidade de negociação. E essa parte envolve conhecer bem o mercado, seu setor e também de ter um bom relacionamento com fornecedores e parceiros.

Para negociar bem, é preciso ter uma boa comunicação, habilidade de persuasão, além de inteligência emocional e paciência para conquistar o que se deseja.

8.      Estuda muito

No primeiro tópico, falamos sobre ter um olhar para as oportunidades e, para isso, é muito importante estudar o mercado. Na verdade, o aprendizado contínuo deve fazer parte da rotina do empreendedor.

Ele precisa ter o compromisso de acompanhar eventos e publicações do seu setor e fazer cursos para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo em seu segmento, para aprimorar suas habilidades de gestão e, o mais importante, para corrigir seus pontos fracos.

Faça sua busca