Estágios muito além de uma prática profissional

Os estágios são estratégias de formação profissional que estão presentes na grande maioria dos cursos de graduação do ensino superior. Eles podem ser obrigatórios, como parte integrante do currículo, ou não obrigatórios, representando mais uma opção de aprendizado para os alunos, além das atividades ofertadas pelos cursos.
Nos últimos anos, observa-se que houve um aumento da carga horária de estágio para todas as áreas de formação, em todos os cursos. Isso significa que está ocorrendo uma aproximação importante entre os tempos de formação e de trabalho. Existe um reconhecimento de que as atividades de trabalho, em paralelo com a formação acadêmica, agregam competências importantes que auxiliam na estruturação do perfil do futuro profissional.
Os estágios também representam uma oportunidade para conhecer a cultura das empresas e instituições, sua organização, processos de trabalho, disciplina, hierarquias, responsabilidades. Além disso, é nos estágios que se apreende o sentido social da profissão e os desafios para os quais as áreas de conhecimento ainda devem respostas tecnológicas ou inovações.
Por tudo isso, os estágios são uma estratégia importante no desenvolvimento de carreira dos alunos, indo muito além da capacitação técnica. Todas as regras para a realização dos estágios estão previstas na Lei 11.788 de 2008 e nas Normas Acadêmicas da PUC Minas.