Sumário do conteúdo
Quando se fala em crescer no mercado de trabalho, logo nos vem à mente a importância de enriquecer o currículo com qualificações. E isso não está errado: as competências técnico-científicas ou hard skills são essenciais para a trajetória profissional. No entanto, é preciso unir as hard skills e soft skills para construir uma carreira ascendente.
Nesse contexto, surge a dúvida: qual a diferença entre esses termos e de que forma adquirir essas competências? Acompanhe nosso artigo, esclareça essas dúvidas e descubra as vantagens de desenvolver as hard skills e soft skills para ter uma vida profissional de sucesso!
Qual a diferença entre hard skill e soft skill?
Quem busca dicas de como crescer na carreira, certamente, já se deparou com as palavras hard skills e soft skills. Skills é uma palavra em inglês que se refere a competências. Veja a seguir a definição de cada uma delas:
Hard skill
Ao se tratar de hard skills, estamos falando das competências técnicas, ou seja, adquiridas no ensino superior, pós-graduação, cursos técnicos, cursos livres, leituras e de outras maneiras.
São as habilidades ligadas ao conhecimento adquirido e utilizadas para realizar a atividade profissional. Assim, as hard skills estão relacionadas ao que desejamos aprender ao escolher uma graduação, por exemplo.
Desse modo, as empresas podem comprovar que os candidatos têm essas competências com certificados, diplomas, fluência em uma língua estrangeira, habilidade para usar softwares e/ou equipamentos ou até mesmo no período de experiência do emprego.
Soft skill
Mas e quanto às soft skills? Aqui são as competências socioemocionais, ou seja, relacionadas ao comportamento e relações interpessoais. Logo, além de ter um currículo com bons cursos e experiências profissionais, é interessante ter uma postura adequada no trabalho, além do bom relacionamento com gestores, colegas, clientes e público.
Diferentemente das hard skills, essas habilidades podem ser comprovadas no comportamento em uma entrevista de emprego, na dinâmica de grupo ou até mesmo no dia a dia de trabalho, na forma de lidar com as demandas profissionais, com a equipe, entre outras situações.
Apesar de parecer um conceito mais abstrato, é fácil entender o que são as soft skills, conhecendo quais são essas competências. Confira abaixo as principais:
- flexibilidade;
- proatividade;
- boa comunicação;
- liderança;
- criatividade;
- capacidade de trabalhar em equipe;
- empatia;
- capacidade de resolução de problemas;
- senso crítico;
- inteligência emocional.
Qual a importância do desenvolvimento dessas competências para a carreira?
Depois de entender o que caracteriza as hard skills e soft skills, é possível perceber que unir essas competências fará de você um profissional completo. Quer saber por quê?
Imagine um profissional que tenha se formado em uma universidade de renome, possua diversas especializações e certificações, mas apresente dificuldade em lidar com a pressão no trabalho ou de realizar um projeto em equipe? Dificilmente, ele conseguirá se destacar, visto que não trabalha sozinho.
Então, quem busca se preparar para o mercado, precisa adquirir e desenvolver tanto as hard skills como as soft skills. Assim, é possível entregar um trabalho de qualidade, contribuir para um clima organizacional saudável, aumentar a produtividade, estar preparado para situações inesperadas sem se abater, entre outros benefícios.
E ter essas competências vale também para quem pretende atuar de forma autônoma, tendo sua própria empresa. Afinal, é necessário ter empatia e boa comunicação para lidar com colaboradores e clientes, certo?
Cabe ressaltar que adquirir e desenvolver as hard skills e soft skills deve ser um processo constante na jornada profissional. Com isso, a dica é se manter atualizado com novas habilidades técnicas e sempre aperfeiçoar a forma de lidar com as pessoas e de se comportar no ambiente de trabalho.
Como adquirir e desenvolver as hard skills e soft skills?
Agora que você já viu as vantagens de ter essas competências, pode estar se perguntando: afinal, como adquiri-las? Existem diferentes maneiras de desenvolver as hard skills e soft skills. Anote as principais dicas!
Busque qualificação
Para ter habilidades técnico-científicas, não há outro caminho: é preciso estudar, seja em cursos formais, cursos livres ou ainda na participação de eventos da sua área. Acompanhar publicações do seu segmento e aprender habilidades com gestores e colegas na rotina profissional também ajudará a adquirir as hard skills.
Exercite o autoconhecimento
Embora algumas soft skills sejam aprendidas muito cedo por algumas pessoas, como a empatia, equilíbrio emocional e boa comunicação, tenha em mente que dá para desenvolver essas competências ligadas ao comportamento na vida profissional.
Para isso, em primeiro lugar, é preciso se autoconhecer para que seja possível olhar “para dentro”, entendendo seus pontos fortes e fracos. Com isso, fica mais fácil saber quais são suas potencialidades e, especialmente, suas limitações no relacionamento interpessoal e no modo de agir com os desafios e situações do trabalho, por exemplo.
A partir disso, fica mais fácil adquirir uma nova postura na carreira, lidar com as pessoas e até ganhar autoconfiança.
Faça networking
Estar em contato com colegas de áreas profissionais correlatas ou diferentes é interessante não apenas para saber sobre uma vaga de emprego, mas também para trocar conhecimentos e experiências.
Portanto, construa uma rede sólida de contatos profissionais para adquirir e aperfeiçoar suas competências.
Aceite desafios
A expressão “sair da sua zona de conforto” pode parecer clichê, mas é uma recomendação importante para quem deseja desenvolver as competências profissionais. Isso porque se lançar em novos desafios é demonstrar flexibilidade e se abrir para novos aprendizados, o que só traz ganhos para sua carreira.
Aprenda com seus erros
Por último, você pode adquirir e aperfeiçoar suas habilidades aprendendo com seus erros. Nesse sentido, aproveite os feedbacks e analise o que pode ser melhorado na sua forma de trabalho e conduta profissional.
Como foi mostrado, para ter sucesso na carreira, é preciso se preparar de forma completa para o mercado de trabalho. E o melhor caminho nesse sentido é investir na aquisição e aperfeiçoamento das hard skills e soft skills.
Gostou de saber a importância dessas competências para sua ascensão profissional? Fique por dentro de outros conteúdos voltados para a carreira, seguindo as nossas páginas nas redes sociais!