Venha conhecer a importância da aprendizagem contínua e dicas de como incorporar esse conceito na sua rotina!

Lifelong learning: você sabe o que isso significa?

Se você terminou a graduação, pensou que a fase de estudos já acabou e que, no máximo, vai se programar para fazer uma especialização, precisa rever essa ideia. O mercado atual exige a incorporação do aprendizado ao longo da vida. Assim, é indicado investir no lifelong learning.

Independentemente da sua área de atuação, é preciso se preparar para o dinamismo em que vivemos, no qual as transformações não param de ocorrer, especialmente na era digital. E, para isso, nada melhor do que se manter atualizado, adquirindo habilidades técnicas (hard skills) e as comportamentais (soft skills).

Quer compreender melhor o conceito de lifelong learning? Então, venha com a gente, conheça os pilares dessa ideia, a importância da aprendizagem contínua e dicas de como incorporar esse conceito na sua rotina!

Afinal, qual o significado de lifelong learning?

Lifelong learning pode ser traduzido como aprendizado ao longo da vida e é exatamente isso que significa.

Traz a proposta de que a aquisição de conhecimento e habilidades não deve se limitar apenas ao período da educação formal, ou seja, ao finalizar os estudos na faculdade ou pós-graduação.

Dessa forma, é uma prática que incorpora na rotina o aprendizado contínuo para se preparar para as mudanças constantes do mercado e a alta competitividade. A ideia é que os estudos sejam realizados no decorrer de toda a trajetória, seja qual for a idade ou área de atuação do indivíduo, visando ao desenvolvimento profissional e pessoal.

Quais são os pilares do lifelong learning?

Quer entender melhor essa prática que vem ganhando cada vez mais força entre as pessoas que querem ascender na carreira? Confira os 4 pilares do lifelong learning!

Aprender a conhecer

Nessa prática é preciso ter autonomia e prazer pela busca do conhecimento. Além disso, se refere ao aprendizado com senso crítico, de modo que a pessoa possa refletir sobre as informações assimiladas e utilizá-las para seu crescimento.

Aprender a fazer

O aprendizado adquirido precisa ser colocado em prática, em situações desafiantes e que envolvam responsabilidade. Além disso, nessa vivência, não basta apenas aplicar as habilidades técnicas, mas também as habilidades de relacionamento interpessoal, como o trabalho em equipe e boa comunicação, por exemplo.

Aprender a conviver

Falando em habilidades comportamentais, um dos pilares do lifelong learning diz respeito à aprendizagem por meio da interação com outras pessoas. Aqui entra a questão da empatia, cooperação, capacidade de saber ouvir, trocar ideias, além de dar e receber feedbacks.

Aprender a ser

Por fim, deve ser um aprendizado voltado ao desenvolvimento integral da pessoa, que aprimore o conhecimento técnico e habilidades humanas, como criatividade, proatividade, inteligência emocional, autonomia para a aquisição de conhecimento, entre outras.

Qual a importância da aprendizagem contínua para a carreira?

A educação continuada é fundamental para o sucesso profissional, pois mantém a pessoa atualizada em seu campo de trabalho, especialmente em relação às tendências e novas tecnologias. Desenvolve ainda as soft skills, habilidades cada vez mais valorizadas pelas empresas.

Logo, com a prática do lifelong learning, é possível conseguir as melhores oportunidades profissionais e ter um bom relacionamento com sua equipe. Sem contar que, com esse aprendizado, a pessoa desenvolve a liderança, podendo alcançar cargos de gestão ou ainda ter êxito no empreendedorismo.

Como adotar o lifelong learning na rotina?

Gostou de saber as vantagens de adotar o aprendizado contínuo? Veja abaixo como colocar esse conceito em prática:

Exercite o autoconhecimento

É imprescindível refletir sobre seus pontos fortes e fracos para buscar cursos que atendam às suas necessidades. Assim, é possível aprimorar suas potencialidades e corrigir dificuldades, o que trará ganhos para sua carreira e vida pessoal.

Estabeleça metas de aprendizado

Vivemos cercados de informação e com a possibilidade de realizar capacitações com apenas um clique. Então, é preciso se planejar, estabelecendo metas de aprendizado para saber quais cursos e leituras que você precisa fazer ou ainda eventos que podem trazer ganhos para sua carreira.

Dessa forma, você identifica o que precisa aprender, de que forma vai aprender e ainda determina um prazo para que essa jornada seja organizada e contínua.

Aproveite pequenos momentos no seu dia para estudar

Sabemos que a rotina é corrida e fica difícil encontrar uma hora para estudar. Entretanto, com as facilidades de realizar treinamentos e cursos online, dá para aproveitar pequenos intervalos no dia a dia para adquirir conhecimento.

É possível fazer leituras ou acompanhar uma aula online na hora que está no ônibus, utilizando alguns minutos do horário de almoço do expediente de trabalho, antes de dormir, entre outras situações.

Com a possibilidade da educação à distância, fica muito fácil adotar o lifelong learning, pois você estuda de um dispositivo digital e é você quem dita o ritmo de aprendizado.

Faça networking

O conhecimento não precisa ser adquirido apenas com a realização de cursos. Podemos aprender ampliando nosso círculo de contatos profissional. A partir disso, é possível trocar experiências e aprendizados, especialmente com colegas do nosso ramo.

Você pode conhecer pessoas em eventos, participando de qualificações e ainda em grupos das redes sociais, especialmente em ambientes voltados para essa finalidade, como o LinkedIn.

Ter um bom relacionamento no local de trabalho também é uma maneira de fazer networking, o que traz outros ganhos, como um clima organizacional mais saudável e trabalho em equipe mais produtivo.

Revise seus objetivos com a aprendizagem contínua

Como dissemos, o mercado está em transformação, por isso é indicado que, de tempos em tempos, você revise as metas de aprendizado que estabeleceu.

Nesse processo, é importante identificar as tendências da sua área e também seus interesses (que podem modificar ao longo da sua trajetória) para refletir se é necessário, por exemplo, direcionar o aprendizado para determinado segmento.

Para se destacar profissionalmente, é preciso ter uma postura voltada para o aprendizado contínuo. Então, ficou no passado a ideia de ter um momento em que se pode finalizar os estudos: com o lifelong learning a aquisição de conhecimentos e habilidades deve ser uma prática constante.

Agora você viu como se preparar para o dinamismo do mercado. Compartilhe essas dicas em suas redes sociais para que mais pessoas entendam a importância do aprendizado ao longo da vida!