Ler é um hábito que devemos cultivar sempre, pois é uma maneira de ampliar a nossa visão de mundo e adquirir conhecimento. E os livros sobre carreira são uma forma interessante de aprender sobre habilidades mais subjetivas (chamadas de soft skills) e como desenvolvê-las.

Livros sobre carreira: 8 inspirações para a sua vida profissional

Ler é um hábito que devemos cultivar sempre, pois é uma maneira de ampliar a nossa visão de mundo e adquirir conhecimento. Aliás, a literatura também tem um papel importante para o crescimento profissional: além de obras técnicas e científicas, é recomendado acompanhar livros sobre carreira.

Essas leituras são focadas em habilidades mais subjetivas (chamadas de soft skills), relacionadas ao comportamento e às atitudes diante das mais variadas situações. Então, elas são sugestões interessantes para quem busca evoluir não apenas na parte profissional, mas também no âmbito pessoal.

Tudo pronto para anotar as dicas de 8 livros sobre carreira? Acompanhe as obras que elencamos a seguir e descubra de que maneira elas podem inspirar você!

1. Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos

Entre os livros sobre carreira, destaque para a obra do economista e filósofo Nassim Taleb. Na obra, ele nos apresenta a ideia do antifrágil, que remete à possibilidade de evolução diante de situações difíceis ou inesperadas.

Segundo o autor, para que as pessoas possam se desenvolver na vida pessoal e profissional é preciso enfrentar as crises, pois é exatamente nos momentos de instabilidade que conseguimos aprender e nos aperfeiçoar.

Então, seguindo a lógica apresentada na obra, fugir de um cenário desafiador e que pode causar estresse não é o melhor caminho, pois, com essa atitude, apenas reforçamos nossas fragilidades e não evoluímos com nossos acertos e fracassos.

2. A coragem de ser imperfeito

A professora e pesquisadora Brené Brown chamou a atenção do público com o TED Talk “O poder da vulnerabilidade”. No livro “A coragem de ser imperfeito”, ela retoma a ideia da apresentação: o medo das pessoas de arriscar, ou seja, de se sentirem vulneráveis, e como enxergam isso como algo negativo.

A autora destaca que vivenciar a sensação de fragilidade é uma atitude de coragem e, portanto, precisa ser encarada como algo positivo. Assim, o livro nos mostra como a vulnerabilidade pode, na verdade, ser uma aliada em diversas áreas das nossas vidas.

Brené Brown defende que é preciso aceitar os desafios e viver com ousadia, entendendo que não é necessário ser perfeito. Assim, as pessoas podem viver sem se tornarem reféns de seus medos ou da vergonha de fracassar.

3. Faça acontecer

“Faça acontecer” é um livro da executiva Sheryl Sandberg, COO (Chief Operating Officer ou Diretora de Operações) do Facebook, que nos faz refletir sobre a trajetória profissional das mulheres e os obstáculos enfrentados para alcançarem cargos maiores.

A obra mostra a importância de as mulheres serem donas das suas carreiras, lidando não só com o preconceito de gênero no mercado de trabalho, mas também com suas questões internas. Um exemplo é o fato de que muitas delas se autossabotam, o que aponta aspectos de falta de confiança em seu potencial.

Para ilustrar bem esse assunto, a autora conta suas próprias experiências, inclusive na atuação dentro da empresa Facebook.

4. O poder do hábito

A partir de pesquisas científicas e entrevistas, o jornalista Charles Duhigg aponta como as pessoas constroem hábitos (bons e ruins), que são formas de otimizar nosso dia a dia, na hora de consumir e na rotina. São, portanto, comportamentos automáticos.

Assim, o autor mostra, com exemplos reais, como podemos ativar hábitos, moldar ou eliminar aqueles que são nocivos e até mesmo adquirir novos comportamentos. Com isso, podemos aumentar nosso desempenho no trabalho e ter ganhos em outros aspectos, como na vida pessoal.

5. Como fazer amigos e influenciar pessoas

Apesar de ter sido lançado em 1936, a obra do orador Dale Carnegie continua bastante atual. Um ponto importante desse livro sobre carreira é o fato de que não basta apenas ter domínio técnico de uma área para obter sucesso, é preciso saber como se relacionar com as pessoas, formando uma rede de contatos.

Segundo o autor, a convivência entre profissionais é algo valioso, pois, quando há troca de ideias e experiência, uma pessoa consegue motivar a outra e vice-versa. Dessa maneira, essa leitura traz lições de liderança e da importância da comunicação na vida profissional.

6. Nunca almoce sozinho

Busca um livro sobre carreira com orientações sobre como fazer networking? Se quer saber por que essa rede de contatos é importante para o desenvolvimento profissional, precisa ler a obra de Keith Ferrazzi.

O autor nos conta como essa estratégia teve papel essencial para que ele fizesse MBA em Harvard e ingressasse no mercado em posições de prestígio.

A grande lição do livro é que fazer networking não precisa ser algo só para buscar alguma vantagem, como receber indicações de empregos. O ideal é ter uma postura de generosidade, demonstrando abertura não só para receber ajuda, mas também para ajudar colegas e amigos a realizarem contatos com outras pessoas.

7. O poder do fracasso

Sarah Lewis, crítica da Faculdade de Artes da Universidade Yale e curadora de arte, mostra nesse livro que a trajetória para o sucesso profissional nunca é linear. Então, obstáculos vão surgir na trajetória e é preciso aprender com os erros.

Outro fator apontado pela autora é a importância de saber controlar o desejo de acertar nas primeiras vezes, pois isso pode bloquear a criatividade.

Nesse cenário, é preciso ter em mente que a persistência é uma habilidade valiosa, visto que os fracassos não podem ser motivos para frear o crescimento da carreira.

8. Mindset

Mindset é uma obra de Carol Dweck, professora de psicologia da Universidade de Stanford, que tem como tema central o nosso padrão mental como o caminho para ter uma carreira bem-sucedida.

Assim, diferentemente do que muitas pessoas pensam, o sucesso em qualquer aspecto da nossa vida não ocorre só para quem tem uma capacidade superior ou habilidades inatas. É preciso que tenhamos uma atitude mental (ou mindset) direcionada ao nosso crescimento profissional e pessoal.

De acordo com a autora, é possível encarar os desafios e obstáculos com um olhar diferente, sabendo da necessidade de adquirir novos conhecimentos ou competências. Com isso, a partir do esforço individual, podemos evoluir, visto que a inteligência e as habilidades podem ser adquiridas.