Marketing pessoal: quais as vantagens para a ascensão profissional e como desenvolver?

É comum associarmos o marketing a um conjunto de estratégias para promover uma marca, empresa, produto ou serviço. Mas é possível levarmos esse conceito para promover a imagem de um profissional: estamos falando do marketing pessoal.

Com ele, as estratégias são utilizadas para que um candidato possa se destacar no mercado de trabalho, de modo que as empresas, clientes e colegas da área possam conhecer sua atuação. É, portanto, uma forma de mostrar seus diferenciais e reforçar seu status profissional.

E aí? Tem interesse em saber mais sobre o marketing pessoal, as vantagens para a carreira e como construir o seu? Então não perca o artigo que preparamos para você!

Quais as vantagens do marketing pessoal?

Desenvolver seu marketing pessoal é valorizar sua marca, ou seja, apresentar quem você é, suas conquistas e quais são seus pontos fortes para o mercado. É uma forma de mostrar para empresas e para outras pessoas sua imagem e reputação como profissional. Afinal, quem não é visto, não é lembrado, certo?

Quer saber por que essa estratégia é importante para sua carreira? Primeiramente pela concorrência do mercado de trabalho, independentemente do seu segmento de atuação. Mas há ainda outras razões, como as que listamos a seguir. Acompanhe!

Apresentar seu trabalho

Ao fazer o marketing pessoal, criando a sua marca, especialmente nos meios digitais, você atrai atenção para o seu trabalho. Mas é importante se promover utilizando apenas informações verdadeiras sobre sua carreira.

Além de criar um portfólio online (como vamos explicar no próximo tópico), você pode explorar os recursos das redes sociais para mostrar projetos, seu dia a dia profissional, diferenciais, posicionamento sobre alguns temas, entre outras ações. Você pode destacar sua qualificação, habilidades e experiência de uma forma muito mais dinâmica e chamativa, concorda?

Logo, caso esteja participando de um processo seletivo e os recrutadores busquem mais referências sobre você, podem encontrar informações importantes nos meios digitais sobre sua trajetória profissional.

Isso também pode atrair clientes, caso você atue como autônomo ou freelancer, ou ser uma oportunidade para concretizar parcerias profissionais, se a sua intenção for empreender.

Demonstrar suas competências para empresas

Quem constrói o marketing pessoal sabe que precisa adotar atitudes na rotina de trabalho que demonstrem seus diferenciais. Assim, a imagem profissional pode ser construída utilizando uma vestimenta adequada dentro das empresas, além de manter alguns cuidados, como cabelo arrumado, barba feita, maquiagem sem exageros etc.

Além disso, é importante também demonstrar soft skills, como trabalhar de forma colaborativa e proativa, entregar os trabalhos no prazo, entre outras ações, para que os gestores tenham uma boa impressão sobre você. Com isso, você pode ser lembrado caso surja uma promoção na empresa.

E essa dica vale até mesmo para quem faz estágio: ao trabalhar seu marketing pessoal, você tem mais chances de conseguir ser efetivado na empresa. Muitas vezes, os gestores descobrem um funcionário em potencial a partir de suas atividades como estagiário, mas é preciso se destacar no meio que você atua.

Favorecer o networking

Quando você adota atitudes que atraiam a atenção para sua imagem pessoal consegue fazer novas conexões com colegas ou gestores de empresas, favorecendo, assim, o networking, a rede de contatos profissionais.

Dessa maneira, pode trocar conhecimento e ainda conseguir indicação de clientes ou para vagas de emprego, pois, caso surjam essas oportunidades, há grandes chances dos seus contatos lembrarem de você.

Como desenvolver o marketing pessoal?

Muitas pessoas têm uma boa qualificação e experiência, mas não sabem como divulgar essas informações, ou seja, como se promover, conquistando, assim, as melhores oportunidades.

A boa notícia é que é possível mudar esse cenário, construindo o marketing profissional, ou seja, utilizando estratégias que possam mostrar seu talento para empresas, gestores, clientes e outros profissionais.

Como vivemos em um mundo digital, fica cada vez mais fácil apresentar sua imagem profissional para o mercado. Mas quais estratégias utilizar para desenvolver o marketing pessoal? Confira as dicas abaixo!

Defina seus objetivos de carreira

O primeiro aspecto é saber o que você busca: quer impressionar recrutadores para conseguir uma vaga de emprego? Precisa se destacar na empresa para ser promovido? Busca clientes ou parcerias profissionais para fazer seu negócio acontecer?

Ao definir seus objetivos de carreira, fica mais fácil planejar as estratégias para mostrar seu trabalho para as pessoas que deseja alcançar.

Capriche na sua apresentação pessoal

Além dos cuidados com a vestimenta e com a aparência em geral, é ideal fazer seu pitch pessoal, ou seja, uma apresentação curta que demonstre quem você é e suas principais conquistas. É, na verdade, um discurso que você pode utilizar na entrevista de emprego ou caso encontre um gestor em um evento, por exemplo.

Por isso, é um texto sucinto, que deve transmitir naturalidade ao ser lido e não algo que foi decorado, certo?

Não sabe o que é pitch pessoal? Confira este texto em nosso blog e aprenda a fazer o seu!

Tenha um perfil no LinkedIn

Quando se fala em marketing pessoal, é fundamental ter um perfil no LinkedIn, preenchendo as principais informações, como dados do currículo e trabalhos realizados. Ter uma foto que transmita confiança e seriedade na rede social também é indicado.

Para que você possa ser referência em seu segmento, siga outros profissionais e empresas, produza posts e artigos e comente nas postagens dos outros. Assim, seu perfil no LinkedIn fica mais dinâmico e você tem mais chances de ser visto.

Nas outras redes sociais, como Facebook e Instagram, você pode ter um perfil mais pessoal, mas é importante ter cuidado com as suas postagens e fotos, porque são páginas que todos podem acessar.

O que é bastante comum é criar duas contas, uma para família e amigos, outra para sua atuação profissional, seja como dentista, psicólogo, empreendedor, designer, etc. Assim você consegue publicar trabalhos já realizados ou contatos profissionais sem misturar com suas fotos antigas ou de familiares.

Monte um portfólio online

É interessante também montar um portfólio online, apresentando seus principais projetos com links, imagens ou vídeos. Dessa forma, você conta com um material que vai complementar seu currículo e pode ser apresentado para clientes ou empresas.

Dependendo da sua área de atuação, este portfólio pode ser no próprio Instagram, ou em um canal no YouTube, página no Behance ou Adobe Portfólio ou um perfil no Pinterest. Plataformas de criação de blogs ou sites gratuitos também podem ser uma alternativa, de acordo com o conteúdo que você precisa reunir.

Tenha uma postura participativa

Para que você se destaque, é importante ter uma postura participativa não apenas no LinkedIn, mas também no ambiente de trabalho, contribuindo com ideias e sabendo trabalhar em equipe.

Fique de olho também nos eventos da sua área, online e offline, e se programe para participar para que você possa aprimorar seus conhecimentos e fazer networking.

Feiras, congressos e palestras são um ótimo espaço para conhecer profissionais de diversos níveis, seja para trabalhar com você em um novo projeto ou líderes de empresas que podem te contratar.

Agora você já sabe da importância do marketing pessoal para alavancar sua carreira. E, para que você possa criar uma imagem que transmita seu talento e seriedade, é importante não parar de estudar. Assim, você se mantém atualizado e pode chamar a atenção de empresas e clientes, pois acompanha as tendências da sua área.

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Referência:
Marketing pessoal: uma ferramenta para o sucesso

Conteúdo produzido pela Symplicity Brasil e PUC Carreiras