Atualmente, nos deparamos com diversos problemas causados pelo excesso de trabalho. Da mesma maneira que as ferramentas de comunicação se tornam cada vez mais acessíveis, os horários estão mais flexíveis e as empresas mais automatizadas. Assim, colaboradores, líderes e gerentes estão mais dedicados e exigem mais de si mesmos. Muitas pessoas não sabem, mas já podem estar no meio de um estresse causado pelo trabalho.
É nesse contexto que muitos, ao se deparar com o diagnóstico, se perguntam o que é burnout, como lidar com esse problema e como evitá-lo. É pensando nisso que trouxemos para você este conteúdo!
Aqui, vamos explicar o que é a síndrome de burnout, de que forma ela pode atrapalhar a sua carreira e como se prevenir, especialmente no primeiro emprego.
Confira!
O que é burnout?
A síndrome de burnout, CID-10 Z73, caracteriza-se por um estado de esgotamento profissional e um forte estresse crônico, decorrente de uma carga excessiva de trabalho. Ela pode ser diagnosticada por um especialista da área de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra.
O vocábulo “burnout” tem origem no idioma inglês e significa “esgotamento” ou “combustão completa”. Assim, um profissional com a síndrome perde suas energias, tanto físicas como emocionais, e precisa de auxílio para lidar com esse problema.
Como evitar essa síndrome?
Muitos profissionais, principalmente aqueles que estão no seu primeiro emprego, querem dar o melhor de si para o novo cargo que ocupam. No entanto, é preciso compreender alguns limites. Pensando nisso, veja como se manter saudável no trabalho e evitar a síndrome de burnout.
Estabeleça limites para o trabalho
Apesar de toda flexibilidade que o mundo empresarial adotou nos últimos anos, é muito importante compreender a necessidade de colocar limites em seus horários. Por essa razão, estruture um cronograma de trabalho, baseando-se nos seus horários mais ativos, principalmente se o seu regime for remoto ou atuar como freelancer.
Esteja presente
De que adianta participar de reuniões e ficar com a cabeça nos projetos da sua equipe? Devido à quantidade de funções que uma pessoa pode ter em um cargo, é possível que ela trabalhe em diferentes desígnios ao mesmo tempo. Diante de tantas demandas, pode ser que não se concentre nas funções presentes. Entretanto, é preciso ter um estado mental ativo e consciente para que suas demandas sejam bem cumpridas e para que você consiga aproveitar os momentos e o que eles têm a ensinar.
Não deixe de relaxar
O descanso é importante. Essa é uma afirmativa que precisa ser praticada. Às vezes, temos tantas demandas que nos sentimos culpados por tirar um momento para relaxar, para cuidar de nós mesmos. No entanto, separe um tempo para si e invista em seus hobbies. Faça o que gosta: leia, assista a um filme, vá ao cinema ou ao salão de beleza. Use esse tempo para se sentir melhor. É dessa forma que você se prepara para os próximos desafios do trabalho.
Adote hábitos saudáveis
Quando estamos em uma rotina agitada, é comum esquecermos os horários de alimentação, dormirmos pouco e deixarmos de lado algumas práticas físicas. Imagine todos esses hábitos desregulados atrelados ao excesso de trabalho? Com certeza, é algo que não vai trazer bons resultados. Portanto, mantenha seus hábitos saudáveis, se precisar de ajuda, vá a um profissional que possa orientá-lo da melhor forma.
A síndrome de burnout é algo sério e, caso não seja identificada e tratada, pode gerar:
- falta de motivação;
- alterações de humor;
- estresse excessivo;
- sintomas físicos — gastrite, dor muscular, pressão alta, entre outros.
Todos esses problemas, além de não serem saudáveis para si, também podem ser ruim para o seu desempenho na empresa.
Descobriu o que é burnout e quais podem ser as consequências? Então, busque o equilíbrio e veja como o autocuidado também é importante para todas as áreas de sua vida!