O que são hard skills e como aprimorá-las
Em tempos de mercado globalizado e empresas de diferentes segmentos buscando crescer dentro e fora do país, jargões estrangeiros passam a fazer parte de entrevistas de recrutamento. Hard skill é um termo que está em alta e ajuda o time de RH a desenhar o perfil dos candidatos, complementando as soft skills (ou competências transversais).
Enquanto soft skills são as capacidades mais subjetivas do postulante à vaga, como criatividade, espírito empreendedor ou automotivação, o termo hard skills se refere a competências mensuráveis e facilmente comparáveis entre os candidatos. São cursos de formação na área, como graduação ou especializações; conhecimentos em diferentes idiomas; cursos técnicos; mestrado ou doutorado; experiência em operar máquinas ou habilidades em programas de computador.
Em uma seleção, é mais difícil mensurar soft skills e comparar essas competências entre os candidatos, justamente por serem menos tangíveis. Como saber se um profissional é mais flexível ou resiliente do que outro? Já as hard skills são totalmente mensuráveis, pois conhecimentos técnicos são acumuláveis e, quanto mais experiência ou cursos em alguma área a pessoa tem, mais qualificada para a vaga ela está.
Recrutadores podem facilmente entender as hard skills de um candidato por meio de testes práticos, análise de currículo, certificados e até mesmo questionando suas leituras recentes.
Quais são as hard skills mais procuradas?
Via de regra, conhecimentos técnicos são específicos para determinadas áreas. Por lógica, administradores têm necessidade de dominar métodos e processos que não são requisitados em vagas de Marketing, e vice-versa.
No entanto, existem hard skills que são valorizadas por áreas diferentes, como:
- Gestão de projetos;
- Gestão de pessoas;
- Domínio de inglês ou outros idiomas;
- Programação;
- Domínio de programas como Excel e Photoshop.
Equilíbrio na formação profissional
Conhecimentos técnicos são fundamentais para destacar um candidato entre outros, não importa que soft skills ele acumula. Se o processo de recrutamento busca encontrar um engenheiro, não existe possibilidade de o profissional escolhido não ter habilidades na área.
Nesse sentido, as soft skills são diferenciais daqueles que buscam crescer e atingir cargos mais altos. Porém, somam-se às hard skills, e não as substituem. Por isso, é importante buscar um equilíbrio ao longo da carreira, aprimorando os dois tipos de competências, tanto o conhecimento técnico quanto as habilidades emocionais.
Por fim, a própria empresa pode incentivar tanto a formação técnica quando a emocional dos colaboradores, seja por meio de palestras e treinamentos seja financiando cursos e formações complementares. Estar atento a esse tipo de oferta contribui para o crescimento profissional e também para o reconhecimento do funcionário que busca novas posições na carreira.