Confira, a seguir, alguns desafios comuns nesse momento da vida e dicas de como lidar com eles!

OS 4 DESAFIOS DO PRIMEIRO EMPREGO E COMO SUPERÁ-LOS

Confira 4 desafios do primeiro emprego e como superá-los

O primeiro emprego nos traz um misto de empolgação e desafios. Desde o momento da busca, aparecem algumas dúvidas e questões importantes de se prestar atenção, seja sobre o mercado de trabalho ou nossas atitudes pessoais. Apesar desse cenário, alguns fatores podem nos ajudar no caminho. Mesmo sendo uma nova vivência, é possível se preparar e ter mais clareza nesse processo.

1. Falta de experiência no mercado

O primeiro emprego é o que vai nos introduzir, na prática, às dinâmicas do mercado de trabalho. É uma nova rotina, com atividades que não havíamos experimentado até o momento. Essa falta de experiência pode ser um desafio, tanto para a empresa quanto para o novo trabalhador.

Existem, porém, algumas maneiras de se preparar e lidar melhor com esse cenário. Você pode adquirir conhecimentos em cursos de capacitação, atuando como freelancer na sua área de interesse, participando de projetos de iniciação científica ou buscando por trabalhos temporários, entre outras formas.

Não dizemos que você deve fazer tudo isso: apenas apontamos algumas alternativas. As atividades mais indicadas variam de acordo com o nível da vaga, os interesses e a visão da empresa, por exemplo. Quanto ao nervosismo, não deixe de cuidar bem de você: respeite a si mesmo, cuide das emoções e não se desespere com o que ouvir por aí. Há sim desafios, mas também há possibilidades e caminhos.

2. Preparo para entrevistas

Além de experiências ou conhecimentos da área, o comportamento e as atitudes também são considerados em um processo seletivo. Assim, é importante se preparar para a entrevista, um momento no qual isso é bastante observado.

Busque informações mais detalhadas sobre a empresa, sua cultura e sua história. Assim, você conhecerá os seus valores, perceberá se eles se alinham aos seus e poderá demonstrar maior interesse. Isso pode ser encontrado no próprio site da organização e nas suas redes sociais, por exemplo.

Preste atenção à sua comunicação: é importante utilizar uma linguagem adequada e dar respostas com clareza e coesão, não protelando na fala, por exemplo. Além disso, demonstre seu interesse e disponibilidade para aprender. Manter uma boa postura e escolher uma roupa adequada também são outros cuidados de relevância.

Sabemos que é muita coisa e que a tensão aparece, mas lembre-se de que a entrevista é uma chance de aprendizado, de qualquer maneira. Faça o que puder e saiba que, se não for dessa vez, outras oportunidades sempre virão.

3. Saber lidar com a concorrência

Talvez essa seja sua primeira vez lidando com concorrentes, mas o mais importante é buscar ter calma e cuidar do que cabe a você. O seu comportamento é um dos diferenciais, como dissemos, então vamos a algumas dicas para ele.

Cuide da sua apresentação pessoal: escolha roupas adequadas ao perfil da empresa, mas não exagere na informalidade, mesmo se ela for mais despojada. Além de conhecer a organização, informe-se detalhadamente sobre a vaga que está aberta, sabendo quais as habilidades necessárias, o perfil recomendado e as atividades a serem realizadas, por exemplo.

Ainda existem outras dicas, como não se supervalorizar para o cargo. Você pode buscar mais informações sobre o assunto, tendo discernimento e lembrando de que o conhecimento também vem com a prática.

4. Realizar networking

Mesmo sem as experiências profissionais prévias, você pode realizar networking em ambientes como cursos e palestras. Além disso, sua postura em um processo seletivo já contribui para despertar o interesse dos contratantes, mesmo que não consiga aquela vaga específica. Seu currículo pode ficar guardado e ser notado novamente em algum outro momento. Assim, lembre-se de que esses contatos também são válidos.

Por fim, quando for procurar o primeiro emprego, reforçamos mais uma vez a importância de ser paciente e acreditar em você. Utilize os percalços como aprendizados, pois eles também contribuem para sua carreira.