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Na hora de procurar um emprego, independentemente da área, é preciso se preparar. E, nessa jornada, um ponto importante é saber quais são as competências mais valorizadas pelos gestores.
Aqui, cabe acrescentar que muitos aspectos se transformaram a partir de 2020, com a pandemia do novo coronavírus, e todas as mudanças provocadas no modo de trabalho, especialmente com o home office e trabalho híbrido.
Se você quer saber o que precisa desenvolver ou aprimorar para se destacar no mercado de trabalho, continue a leitura e descubra as 8 competências que as empresas buscam nos profissionais de acordo com o Relatório de Aprendizagem no Local de Trabalho 2021, do LinkedIn. Acompanhe!
1. Resiliência
A rotina de trabalho pode trazer realizações, mas também é marcada por exigir prazos a cumprir, trazer desafios e até frustrações. Então, como lidar com tudo isso sem trazer prejuízos para sua carreira?
É preciso desenvolver a resiliência, ou seja, a capacidade de lidar com a pressão sem se abater. É entender que dias ruins fazem parte do dia a dia profissional.
Em outras palavras, a pessoa resiliente tem uma visão mais otimista e está preparada para as situações desfavoráveis. Aliás, é aquele profissional que enxerga os cenários de dificuldade como uma oportunidade de aprendizado.
Desse modo, além de ser alguém que demonstra um equilíbrio emocional, é a pessoa que motiva o time, o que só traz vantagens para o ambiente organizacional.
2. Adaptabilidade
Falamos no início como a Covid-19 transformou o ambiente de trabalho e a forma de trabalhar. Com isso, não só as empresas como os profissionais precisaram demonstrar a capacidade de adaptabilidade, especialmente com a adoção do home office.
Assim, essa é uma competência valorizada pelos empregadores, visto que profissionais adaptáveis são flexíveis e podem trabalhar bem em momentos de adversidade.
Logo, ao desenvolver essa habilidade você está pronto não apenas para lidar com situações de incerteza, mas também está preparado para diferentes oportunidades de carreira que possam surgir. Isso porque você não limita sua atuação a uma determinada maneira ou local específico, já que tem flexibilidade para se adequar ao que for proposto.
3. Habilidades tecnológicas (fluência digital)
Até o momento destacamos duas soft skills ou competências pessoais (subjetivas) valorizadas pelos gestores. Agora temos que falar de algo que não pode faltar nessa era da transformação digital, que são as habilidades tecnológicas.
Mesmo que a sua área de atuação não esteja relacionada com a tecnologia da informação, programação ou áreas correlatas, é imperativo desenvolver a fluência digital. Mas, afinal, o que isso significa?
Significa conhecer e estar preparado para utilizar softwares e equipamentos da sua área, já que as empresas, de diferentes segmentos, estão se tornando digitais. Ninguém precisa dominar qualquer tipo de sistema, mas é necessário estar à vontade com essas inovações, estando disposto a aprender.
É, portanto, saber que a tecnologia fará parte do ambiente de trabalho e que você precisará lidar com esses recursos em suas atividades, seja para otimizar as tarefas, seja para resolver problemas.
E, nessa questão, sai na frente que acompanha as novidades digitais e se mantém atualizado com cursos, leituras ou participação em eventos.
4. Boa comunicação
Sabemos da importância de se comunicar com facilidade para a vida pessoal e profissional. Ao articular bem as palavras e transmitir uma mensagem com clareza é possível expor suas ideias, ter ganhos no trabalho em equipe, alcançar um bom resultado na negociação, entre outras vantagens.
Vale acrescentar que saber como se comunicar inclui também saber ouvir o outro em uma reunião ou projeto com outros colegas, discutindo pontos de vistas diferentes.
Em relação a essa competência, o relatório do LinkedIn destaca a importância da comunicação especialmente no trabalho remoto, ou seja, com equipes atuando de locais diferentes.
5. Inteligência emocional
No início falamos da resiliência como uma das competências valorizadas pelos gestores, sendo a capacidade de lidar bem com as tensões. Mas, junto a essa habilidade, deve estar a inteligência emocional.
É um termo que se tornou bastante popular e diz respeito a se autoconhecer, entendendo suas reações diante das mais diferentes circunstâncias. Logo, é uma capacidade ligada ao equilíbrio das emoções.
Quer um exemplo? Conflitos podem ocorrer com frequência no trabalho e profissionais que têm inteligência emocional conseguem “respirar fundo” e não agir por impulso, o que poderia abalar sua imagem profissional e prejudicar a carreira.
Desse modo, é uma competência essencial para um relacionamento interpessoal saudável com gestores, colegas, fornecedores e clientes.
6. Colaboração
Seja qual for a sua área e mesmo que o seu trabalho seja remoto, um ponto é certo: ninguém trabalha isolado. Dessa maneira, uma habilidade que certamente trará pontos para a sua carreira é colaboração.
Com ela, é possível atuar bem em equipe, inclusive com colaboradores de áreas e gerações diferentes, enriquecendo seu trabalho com a troca de vivências e conhecimento.
Para ser colaborativo é necessário ter empatia, confiar no trabalho do outro e ter boa comunicação.
7. Gestão de equipe
Quem quer se destacar no mercado de trabalho deve desenvolver a capacidade de gerenciar equipes, uma competência que está fortemente ligada à liderança. Aqui é importante se aproximar dos profissionais — conhecendo as potencialidades de cada um —, saber delegar tarefas, descentralizar as decisões e ter um papel motivador com o time.
Além disso, é necessário saber mediar conflitos, bem como dar e aceitar feedbacks para que todos possam trabalhar de forma mais alinhada.
8. Criatividade
Por fim, uma competência importante para que você possa ascender na carreira é a criatividade. Nesse aspecto, estamos nos referindo a “pensar fora da caixa”, ou seja, não ter medo de apresentar ideias que, junto às ideias de outros colegas, podem se transformar em soluções inovadoras para produtos, processos e até serviços.
A partir deste artigo, você pode compreender algumas das competências valorizadas pelos gestores. Como foi possível observar, os profissionais devem ter o foco em desenvolver as habilidades socioemocionais.
E você? Está preparado para todas as transformações do mercado de trabalho? Gostou das dicas que apresentamos? Então, aproveite e compartilhe este conteúdo com seus amigos nas redes sociais!