Qual a importância da inteligência emocional para conseguir emprego

Qual a importância da inteligência emocional

Qual a importância da inteligência emocional para conseguir emprego?

A importância da inteligência emocional (IE) é um assunto discutido em várias áreas. Se esse tema ficou tão em alta nos últimos tempos é porque realmente tem algo a nos agregar e pode ser, sim, uma ferramenta que nos auxilia a lidar com algumas dificuldades e imprevisibilidades.

No entanto, se você pensa que talvez seja tarde demais para desenvolvê-la, saiba que ainda é possível! Afinal, com a IE temos mais conhecimento acerca de nós mesmos, nossos limites e olhamos o mundo que nos cerca de uma forma diferente.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e veja o que é, por que é tão valorizada nas empresas e como adquirir essa habilidade!

Por que a inteligência emocional é tão valorizada nas empresas?

A inteligência emocional é uma habilidade cada vez mais valorizada pelas empresas ao escolherem seus colaboradores. O porquê dessa apreciação das organizações está na definição do termo. Daniel Goleman, psicólogo e jornalista estadunidense, em seu livro Inteligência Emocional disserta sobre o tema de forma bastante detalhada.

Para Goleman, na maior parte de nossas decisões, a inteligência racional está atuante. O que geralmente desconsideramos é a inteligência emocional, isto é, “um conceito da psicologia que caracteriza o indivíduo capaz de identificar seus sentimentos e suas emoções com mais facilidade”.

A IE é muito importante, pois mesmo com todo o conhecimento técnico que temos sobre determinado assunto, se o nosso emocional não sabe lidar com as adversidades, estaremos mais suscetíveis a tomar decisões erradas, baseadas em momentos de crise e estresse ou, até mesmo, em questões do passado que não foram bem compreendidas ou aceitas.

Nesse contexto, é essa habilidade que as empresas buscam em um profissional: além do conhecimento técnico, é preciso que ele saiba tomar boas decisões nos momentos de turbulência e não leve os problemas profissionais para o lado pessoal. Assim, os resultados serão equilibrados e, ao mesmo tempo, demonstrarão respeito, empatia, confiança e segurança.

Por que a inteligência emocional é importante para conseguir um emprego?

  • Resolução de problemas

Quando você tem uma IE bem desenvolvida, a resolução de problemas fica mais equilibrada. Afinal, é possível conhecer seus próprios sentimentos e ter uma compreensão mais acentuada sobre as pessoas que estão ao seu redor. Assim, quando o conflito aparecer, ao ser mais perceptivo, as emoções não vão influenciar em seu pensamento analítico.

  • Bons relacionamentos interpessoais

Quando uma empresa consegue ter equipes com bons relacionamentos interpessoais, o clima organizacional ganha uma nova roupagem e as boas relações internas vão refletir no contato com fornecedores, no atendimento ao cliente e na reputação empresarial. Os funcionários com IE sabem resolver seus conflitos sem que a discórdia cause um desequilíbrio no grupo ou influencie nos resultados.

  • Redução do estresse

Quando compreendemos nossas emoções, sabemos o porquê delas aparecerem, reconhecemos o que querem nos dizer e tendemos a não agir de forma impulsiva. Uma pessoa que tem sua IE bem desenvolvida, em um momento de raiva, se questionará:

  1. Por que estou com raiva?
  2. Por que tal acontecimento despertou esse sentimento em mim?
  3. O que posso fazer para controlar essa situação e ser compreensivo comigo e com meu próximo?

Como adquirir essa habilidade?

Se você quer adquirir essa habilidade, é importante começar um exercício de autoconhecimento e um plano de desenvolvimento individual para sua carreira. Por isso:

  • observe seu comportamento quando algo que não lhe agrada acontece: você se irrita e desconta no colega de trabalho? Você sente que o mundo está contra suas atitudes?
  • nomeie, leia e domine suas emoções: quando conhecemos o que sentimos, não deixamos a emoção dominar nossas ações, somos nós que determinamos o que deve ser feito ou não;
  • confie em si mesmo e tenha resiliência: é preciso compreender que se determinado imprevisto aconteceu é porque ele foi necessário para algum aprendizado. Confie em si e aceite as coisas que você não consegue controlar. 

Notou a importância da inteligência emocional? O ponto positivo é que, ao fazer esses exercícios, bons resultados virão tanto na vida profissional quanto pessoal.