O avanço da tecnologia afeta todas as áreas das nossas vidas, entre elas o trabalho. Com o passar dos anos, várias profissões e cargos desapareceram, mas novas funções também foram surgindo. O mercado de trabalho sempre se adapta ao contexto tecnológico.
Atualmente, estamos assistindo ao desenvolvimento do metaverso, que pode ser descrito como uma espécie de realidade paralela em um mundo virtual. Esse tipo de imersão não é completamente novo, e já acontece em jogos, por exemplo. Mas a novidade é que essa experiência ocorra em todos os aspectos da vida pessoal e profissional.
Algumas empresas saíram na frente e já estão comprando espaços comerciais e produzindo artigos virtuais específicos para serem vendidos dentro de lojas no metaverso, como roupas e tênis.
O mercado de trabalho com certeza irá sofrer o impacto das mudanças do metaverso, e já começou a se ajustar. Há previsões de que no futuro, eventos e reuniões de trabalho ocorram de forma totalmente virtual, cada funcionário representado pelo seu avatar (personagem virtual que representa uma pessoa).
E uma novidade que começou a aparecer foi o recrutamento no metaverso.
Algumas empresas, como a Ambev, já estão criando processos seletivos 100% online e recrutando candidatos a partir da performance deles no metaverso. Em um dos processos seletivos, por exemplo, quem está concorrendo às vagas cria um avatar personalizado em um ambiente digital, envia os currículos e depois se “encontra” com o o chefe do departamento para uma conversa virtual – também representado pelo seu avatar, claro!
Em outras situações, o candidato tem a oportunidade de explorar o ambiente virtual da empresa, que simula o ambiente real, participar de jogos e outras experiências, interagindo com personagens que o auxiliam no processo seletivo, dando dicas de como se sair bem na entrevista, por exemplo, ou mesmo com com os gestores da empresa, também representados por seus avatares,
O contexto de recrutamento no metaverso ainda é muito novo no mundo todo. Mas é certo de que as empresas já estão atentas ao uso da ferramenta que vem se aperfeiçoando nos últimos tempos. Não existe a possibilidade de fugir das novas possibilidades, seja por parte da empresa ou do candidato.
O benefício de se utilizar dessas ferramentas, vem tanto do lado dos jovens, que se mostram cada vez mais familiarizados com o metaverso, quanto do lado das empresas, que buscam atrair pessoas atentas às mudanças tecnológicas que afetam o mercado e a nossa vida em geral.
O importante é ficar atento às tendências que surgem o tempo todo e buscar se adaptar!