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Quem quer ter sua própria empresa pode sonhar em abrir uma startup, afinal é um modelo de negócio que está em alta no mercado. Mas como ter boas ideias, se destacar e conseguir investimento?
A boa notícia é que todo mundo pode lançar um produto ou serviço que seja inovador no mercado, mas isso não acontece do dia para noite. Logo, exige um planejamento para conhecer as oportunidades, persistência e criatividade para, de fato, ter algo novo para oferecer.
Neste artigo, você fica por dentro das principais etapas que deve seguir para conseguir “pensar fora da caixa” e tirar a sua startup do papel. Acompanhe!
Entenda o conceito de startup
Pode parecer óbvia a recomendação de entender o conceito de startup, mas você vai perceber que não é. Isso porque é preciso entender se você tem o perfil de empreender nesse modelo de negócio.
Muita gente pensa na questão de lançar algo em um segmento que ainda não foi explorado no mercado, ou seja, apresentar uma solução inovadora. Nesse sentido, pode ser um negócio com grandes lucros.
Realmente, esse é um dos pontos principais, mas ele carrega junto o aspecto do alto grau de incerteza. Nesse sentido, será que você está preparado para lidar com essa imprevisibilidade? Em caso positivo, é só começar a se organizar para pensar em boas ideias e estudar sua viabilidade no mercado.
Desenvolva sua ideia
Você pode ter uma ideia antes de dormir, caminhando pela rua ou durante uma conversa com um amigo. Então, como saber se é uma solução inovadora para ser a semente da sua startup? Nessa hora, é importante fazer uma reflexão sobre como a sua ideia atenderia uma necessidade real das pessoas e se seria algo novo no mercado.
Nesse processo, há algumas questões que você deve responder, como: para quem meu produto ou serviço é direcionado, ou seja, quem é meu público-alvo? Qual valor vou entregar para o mercado? A minha ideia possibilita fazer um negócio que tenha um crescimento acelerado e que seja repetível e escalável a um custo reduzido?
Defina seu segmento de atuação
As startups podem ser de diferentes segmentos, o que indica que não precisam ser, necessariamente, do ramo de tecnologia. O que acontece é que as operações desse modelo de negócio são sempre realizadas com o suporte dos recursos digitais.
Assim, dependendo do seu produto ou serviço, a sua empresa pode ser de diferentes setores, como:
- HealthTech — setor da saúde;
- FoodTech — setor de alimentação;
- FinTech — setor financeiro;
- EdTech — setor da educação;
- RetailTech — setor do varejo;
- PropTech — setor imobiliário.
Estude o mercado
Depois de entender quais são as pessoas que podem ser seus clientes em potencial, é preciso pesquisar qual é o tamanho desse público que você busca atender.
Além disso, ao definir seu segmento, a próxima etapa é pesquisar se a sua ideia já existe, estudando o mercado. E, caso ainda não exista nada parecido com o serviço ou produto que você quer lançar, você pode seguir para a fase de testes da sua ideia.
Crie um MVP
Apesar de pisar em um terreno marcado por incertezas, você pode ter mais segurança ao realizar a fase de testes com o público do seu produto ou serviço. Para isso, é necessário criar um protótipo ou mínimo produto viável (MVP).
Trata-se de uma versão enxuta do seu produto, mas que pode ser testada com o público e indicar se é viável ou não, se precisa de melhorias, quais falhas precisam ser corrigidas, entre outros pontos.
Caso o teste demonstre o potencial da sua ideia, chega o momento de estruturar sua empresa.
Elabore o plano de negócios
Após validar a sua hipótese no mercado, um passo fundamental — seja para empresa tradicional, seja para startup —, é elaborar um plano de negócios.
É preciso colocar no papel tudo o que será preciso para viabilizar sua solução, o que inclui os processos para colocar seu produto ou serviço no mercado, as tecnologias que você vai utilizar, onde será sua empresa e, principalmente, os recursos financeiros necessários.
Aqui entra também toda a burocracia para abrir uma empresa, de forma que sua empresa atue regularmente. Para não ter nenhum problema, o ideal é contar com a assessoria de um contador.
Vá atrás de parcerias
Para lançar algo novo no mercado pode ser interessante contar com parcerias. Então, faça networking para conhecer outros empreendedores que também têm interesse em abrir uma startup. Eles podem ajudar a melhorar sua ideia ou vir com o conhecimento na área de gestão.
Para encontrar essas pessoas, marque presença em eventos do seu segmento de atuação ou visite ambientes de coworking ou de incubadoras de empresas. Certamente, você vai encontrar profissionais que buscam uma oportunidade de lançar algo novo no mercado.
Busque investimento
Por fim, além de parcerias, é importante buscar financiamento para sua ideia. No caso de startups, é comum que executivos se tornem investidores-anjo desse modelo de negócio (caso visualizem o potencial de sucesso da empresa). Para entrar em contato com esses empresários, o recomendado é participar de programas voltados para aceleração de startups.
Agora você já sabe quais são as principais etapas para desenvolver boas ideias e abrir uma startup. Não é um caminho fácil, porém, dependendo da solução que você pretende entregar para o mercado, pode se tornar um empreendimento de sucesso.
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Referência:
Como montar uma startup (Sebrae MG)
Saiba mais:
Startup, a sua dor é crescer? (Forbes)
Startups do Brasil aparecem em ranking da maior aceleradora do mundo; veja quais são (Terra)
Conteúdo produzido pela Symplicity Brasil e PUC Carreiras