Sumário do conteúdo
O trabalho é parte importante das nossas vidas, aliás, não é raro passarmos mais tempo no escritório do que ao lado da família. Nesse sentido, faz toda a diferença trabalhar com um propósito, ou seja, encontrando motivação e valor em cada atividade que realizamos.
Um estudo da Gallup mostrou que os três aspectos apontados pelos entrevistados para considerar que tinham um bom emprego eram: rotina saudável, remuneração estável e ter um propósito.
Mas o que significa propósito no trabalho? Por que ver sentido na atividade profissional é relevante tanto para sua vida pessoal como para sua carreira? Se você quer se aprofundar nessas e em outras questões sobre o tema, continue a leitura e confira as informações que reunimos para você!
O que significa trabalhar com propósito?
Você se levanta todos os dias para ir trabalhar apenas para receber um salário no final do mês e logo que começa a semana já fica sonhando com o próximo sábado? Se você respondeu sim, talvez não trabalhe com um propósito, ou seja, não veja um sentido naquilo que faz.
Quando se fala de ter um propósito ao exercer sua atividade profissional estamos nos referindo a ter um trabalho que traga realização, prazer e motivação. É enxergar um significado maior na sua atuação, seja pelo bom resultado que gera para a sociedade, por estar ajudando no crescimento da empresa, pela satisfação do cliente ou por outro aspecto. O propósito pode também aparecer quando nos sentimos necessários para a empresa e até desafiado algumas vezes.
Viu só? Não estamos falando de algo que precisa mudar o mundo ou salvar milhares de vida e sim de ver propósito de acordo com a sua perspectiva, fazendo a diferença com o que está a seu redor.
Na verdade, podemos até mesmo aproximar esse tema com o de encontrar a felicidade no trabalho: em uma pesquisa da Sodexo, os entrevistados revelaram que trabalhar com propósito está entre os três principais motivos para que se sintam felizes no trabalho.
O mais interessante é que as novas gerações já vêm modificando sua percepção acerca do trabalho, valorizando mais a experiência nesse ambiente e não apenas realizando uma atividade por uma simples obrigação. Olha só: os profissionais da geração Y, que são os nascidos entre 1980 e 1999, têm grandes expectativas em relação à carreira e buscam um significado no trabalho.
Por que é tão importante ter um propósito ao exercer sua atividade profissional?
Além de entender o conceito de ter um propósito no trabalho, vale destacar que estamos nos referindo a um termo subjetivo, assim cada profissional pode encontrar um sentido diferente na função que executa.
Independentemente do propósito de cada um, o importante é ter a percepção de que seu trabalho é relevante, inspirador para você e, que, portanto, vale a pena. Ao cultivar esse sentimento, você tem ganhos para sua vida pessoal e profissional, como:
- bem-estar no ambiente de trabalho;
- mais qualidade de vida, pois você exerce suas atividades com satisfação;
- sensação de ser mais produtivo, pois você é mais comprometido com as atividades que realiza;
- reconhecimento de gestores pelo seu trabalho, visto que você se dedica ao que faz;
- relacionamento saudável com a sua equipe;
- incentivo à criatividade e inovação, visto que você tem mais motivação para trabalhar;
- redução de estresse e burnout, porque o trabalho deixa de ser visto como um “fardo”;
- busca por mais conhecimento para melhorar ainda mais o que você faz, o que ajuda a alavancar sua carreira.
O que é possível fazer para enxergar um sentido no trabalho?
Os problemas econômicos do país trazem muita insegurança para os profissionais, assim, ao pensar na carreira, é comum que se associe essa experiência, primeiramente, a ter uma boa remuneração. Aliás, muita gente cresceu com o conselho dos pais de que era preciso encontrar uma profissão que “pagasse bem”.
É claro que precisamos ser recompensados financeiramente pelas atividades que exercemos, no entanto, a visão que temos da vida profissional deve ir além disso. É preciso ter em mente que o dia a dia profissional pode sim trazer realização e felicidade. Mas como encontrar um propósito no trabalho?
O melhor é ter essa noção antes de escolher o seu campo profissional, buscando algo que te faça feliz e que você tenha vontade de fazer. Para quem já tem uma carreira, essa busca pode ser identificando segmentos dentro da sua área que mais combinem com você ou, caso isso não seja possível, explorando novas possibilidades, quer dizer, dando um novo rumo para sua carreira.
Outro ponto é escolher empresas que compartilhem os mesmos valores que você, pois você consegue trabalhar de modo alinhado com os objetivos da organização. Assim, fica mais fácil ver um sentido maior no dia a dia do trabalho e encontrar a felicidade no ambiente organizacional.
É possível ainda enxergar esse propósito pensando de forma ampla naquilo que você faz e qual o impacto positivo que gera para outras pessoas. Ou ainda pensar no que você pode modificar no seu trabalho atual para que ele passe a ter um novo significado: suas atividades e atitudes podem fazer a diferença tanto para o público externo como para as pessoas que trabalham ao seu lado.
Cabe acrescentar ainda que você pode ter um propósito no trabalho descobrindo o seu sonho de carreira, ou seja, aonde quer chegar. Com isso, consegue listar as metas para essa conquista e se esforça para cumpri-las com o seu trabalho, o que também vai te trazer mais motivação.
Como você pode acompanhar, trabalhar com propósito vai inspirar você a se levantar todos os dias para você dar o seu melhor, seja como profissional de uma empresa, seja como empreendedor. Buscar fazer algo que tenha um significado maior é transformador, tanto para sua vida pessoal como para sua carreira.
E aí? Você já tinha pensado na importância de enxergar um sentido em suas atividades profissionais? Então, aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para que seus amigos também possam refletir sobre esse assunto!