Quando você se depara com uma oportunidade de emprego na sua área, o que avalia? Normalmente, os candidatos analisam qual será a remuneração e, realmente, esse é um fator importante. Mas será que na hora de aceitar a vaga apenas o salário deve ser considerado? Afinal, o que é melhor: trabalhar por dinheiro ou propósito?

Trabalhar por dinheiro ou propósito? O que considerar ao aceitar uma vaga de emprego?

É claro que precisamos de uma segurança financeira, no entanto, se prender apenas a isso pode trazer insatisfação, estresse e, a longo prazo, prejudicar sua carreira.

Vamos discutir mais sobre esse assunto? Vem com a gente e entenda as vantagens de encontrar um equilíbrio quando se fala em remuneração e enxergar um sentido no seu trabalho!

Por que somente um bom salário pode não ser suficiente?

O emprego deve trazer uma compensação financeira, mas considerar apenas esse benefício pode ser uma cilada. Muita gente pode pensar: “Ah…se eu ganhar muito bem, o trabalho nem precisa ser tão bom assim”.

Mas esse é um erro, pois a sua profissão ocupa um lugar importante em sua vida e não deve ser encarada apenas como algo que rende um salário ao final do mês.

Pense na rotina diária

Imagine sair cedo todos os dias de casa e se deslocar para a empresa para fazer um trabalho que você não gosta ou que não signifique nada para você. Nas primeiras semanas ou até no primeiro mês você até pode conseguir lidar bem com essa rotina, mas depois essa realidade pode mudar, gerando desmotivação, infelicidade e estresse. E isso não é nada bom para sua vida, pois pode afetar diretamente sua saúde física e mental.

Tenha em mente que o trabalho precisa ter um significado

Para que você possa ter um trabalho que traga motivação, inspiração e felicidade, o ideal é que ele tenha um propósito. É preciso refletir sobre alguns pontos, como “por que eu trabalho com isso?” ou “qual o impacto do meu trabalho?”.

Só não caia no erro de responder que você trabalha para ganhar dinheiro ou para pagar os boletos. Isso pode até ser usado como brincadeira entre seus colegas, mas o ideal é que sua atividade profissional tenha relação com seus valores, com aquilo que você acredita ou até mesmo com suas paixões.

Assim, ir para o trabalho será algo prazeroso, que você faz com vontade e inspiração, pois vê um sentido, tanto naquilo que faz, como nas relações que têm no ambiente profissional.

Como escolher uma vaga em que seja possível trabalhar por propósito?

Pensar em trabalhar com um propósito pode não ser tão simples assim em um primeiro momento. Mas o importante é saber que é possível (e necessário) encontrar um trabalho que tenha um significado para sua vida. Como fazer isso? Confira algumas dicas:

Identifique seu talento

Para que o seu trabalho seja uma força que te mova é preciso que você goste daquilo que realiza. Assim, é importante verificar se no emprego você poderá colocar em prática suas melhores habilidades.

Logo, você sabe que fará um bom trabalho (e terá orgulho disso), contribuindo para o seu aperfeiçoamento de carreira e até mesmo para os objetivos da empresa.

Ao exercer bem suas atividades você também pode contribuir para algo maior, como impactar positivamente outras pessoas (sociedade, público externo ou sua equipe).

Escolha empresas que trabalham de modo alinhado aos seus valores

Além de verificar se a posição coincide com algum talento seu, é imprescindível saber quais são os valores da empresa. Imagine atuar em um local que tenham práticas que vão contra àquilo que você acredita?

Dessa maneira, na entrevista de emprego ou por meio de pesquisas na Internet, é interessante entender quais são as políticas da organização e como é o ambiente organizacional. Conversar com profissionais que atuam ou já atuaram lá também pode ajudar a fornecer pistas sobre os valores e cultura da empresa.

Reflita sobre o que você pode conquistar por meio do seu trabalho

Desde que começamos nossa vida escolar, somos direcionados a pensar em nossa profissão, certo? Isso porque ter uma carreira é algo central em nossas vidas. Mas não adianta apenas ter um diploma da faculdade e colocar em prática o que você aprendeu.

É necessário refletir sobre o que você pode conquistar com o seu trabalho. Nessa hora, pode ser algum objetivo para sua vida (como ganhar experiência para atuar em uma posição de mais responsabilidade ou para ter seu próprio negócio) ou ser algo que possa transformar a vida de outras pessoas.

E nesse segundo aspecto essa transformação pode vir da forma como você se relaciona com seus colegas ou clientes, tratando-os com empatia e gentileza, por exemplo.

Reflita ainda sobre qual legado você pode deixar com sua atividade profissional para que o seu trabalho seja motivo de alegria e motivação na sua rotina.

Por que é importante encontrar um significado em nossa atividade profissional?

Erra quem pensa que o trabalho é um aspecto separado da nossa vida: na verdade, ele ocupa uma posição central e, assim, está relacionado à nossa realização, entusiasmo, criatividade, proatividade, superação, vontade de aprender e até de ser uma pessoa melhor.

Logo, é preciso que a nossa atividade profissional tenha um propósito, ou seja, tenha um porquê para que seja o combustível que vai te impulsionar diariamente.

Você vai perceber que seu trabalho é necessário e que você é parte importante da empresa devido a forma como realiza suas tarefas ou como se relaciona com as pessoas. Com isso, vai gostar da sua rotina profissional, o que fará bem para sua saúde e vida pessoal.

A partir do que foi apresentado, acho que deu para perceber que o dinheiro não pode ser o único ponto para você aceitar uma vaga de emprego. É fundamental pensar na dimensão que o trabalho tem em nossas vidas e encontrar uma atividade que faça sentido para você, quer dizer, que vá ao encontro dos seus valores e daquilo que você acredita.