O isolamento social tornou mais difícil fazer cursos e treinamentos presenciais. Mas isso não é problema, pois existem muitos cursos gratuitos a distância. Quando estamos em busca do primeiro emprego ou de uma recolocação no mercado, a nossa formação primária é importante, mas o recrutador também observa o desenvolvimento da carreira e a vontade constante de aprender e adquirir novos conhecimentos.
Por isso, é sempre importante estar atento aos cursos disponíveis e aos temas que podem ajudar na sua profissão ou em alguma habilidade que você queira desenvolver. Pensando nisso, separamos 4 opções de cursos gratuitos a distância que você pode fazer.
Confira!
Importância de aprimorar o currículo
Um termo muito usado atualmente é o lifelong learning. Ele significa aprendizagem ao longo da vida, referindo-se a uma busca contínua, voluntária e automotivada pelo conhecimento, seja em âmbito profissional ou pessoal. Cada vez mais, os recrutadores buscam por pessoas com esse perfil. Assim, é fundamental sempre buscar cursos e treinamentos que deixem o currículo mais interessante e valorizado e que agreguem fundamentos importantes para o seu desenvolvimento no dia a dia profissional.
4 cursos gratuitos a distância
Há vários cursos gratuitos a distância para se qualificar. Você pode optar por algum curso que melhore suas hard skills, ou seja, suas habilidades profissionais, como capacidade em montar planilhas no Excel, falar uma segunda língua ou programar melhor. Também, é possível fazer cursos que melhorem suas softs skills ou habilidades comportamentais. Nesse caso, estão os de desenvolvimento pessoal e de inteligência emocional.
Confira algumas dicas!
1. Curso de Excel
Essa ferramenta de planilhas é usada em praticamente todas as empresas e em vários setores. Por isso, dependendo da sua formação, é importante saber, pelo menos o básico, pois em algum momento você pode acabar precisando. É possível aprender com os materiais da própria Microsoft, seguindo alguns profissionais no YouTube ou se inscrevendo em algumas aulas.
2. Curso de línguas
Também, é fundamental investir em cursos de outras línguas para valorizar o currículo. Assim, é importante saber, pelo menos, o básico de inglês e quem sabe se arriscar em outra língua, como o espanhol, o francês e até o alemão. O Duolingo é um aplicativo móvel que possibilita aprender vários idiomas de graça.
3. Curso de desenvolvimento pessoal/autoconhecimento
Para ser um bom profissional, é importante desenvolver as competências sociais e nada melhor do que um curso de desenvolvimento pessoal e autoconhecimento para isso. Também existem influenciadores nas redes sociais que compartilham dicas e cursos em seus perfis. Confira esses perfis no Instagram: Leandro Karnal, Murilo Gun, Monja Coen e Paulo Vieira.
4. Cursos de finanças
Os cursos de finanças são ótimos tanto para a parte profissional quanto pessoal. Se você trabalha com a área administrativa, o curso de finanças pode manter você atualizado. Mas, você também pode fazê-lo independentemente da sua formação para aprimorar a sua educação financeira e gerir melhor suas finanças. É possível fazer o curso na Udemy, no Sebrae ou no Banco Central.
Outra dica bem legal é acessar sites de plataformas como a Udemy e procurar por cursos gratuitos. Atualmente, há mais de 1.000 opções disponíveis. O site do TED também tem inúmeras palestras sobre diversos assuntos que ajudarão na sua evolução profissional e pessoal.
Além de fazer cursos gratuitos a distância, é importante saber colocá-los no currículo, para que a informação seja passada de forma clara e completa. Lembre-se de colocar o ano em que o curso foi concluído, a carga horária, o tema e a instituição na qual foi feito. Caso o recrutador tenha interesse em saber mais sobre aquela formação, certamente, ele vai perguntar na entrevista, por isso esteja preparado para explicar detalhes.