Conhecer as habilidades que serão valorizadas pelo mercado de trabalho é um dos mais importantes passos para construir um planejamento de carreira de qualidade.

4 principais habilidades do profissional do futuro

Fazer um planejamento da carreira profissional requer uma busca constante de aprimoramento, estudo e atualização. Por isso, conhecer as habilidades do profissional do futuro, que serão valorizadas pelo mercado de trabalho, é um dos mais importantes passos para construir um planejamento de qualidade.

Isso porque, o mercado de trabalho é um conceito que também abrange a relação entre a oferta de trabalho e a busca por trabalhadores. É uma dinâmica em constante transformação. No entanto, quais são essas habilidades requeridas? Como é formado o profissional do futuro? E o mais importante: como desenvolver essas habilidades?

Se você quer a resposta para essas perguntas, confira este artigo e mantenha a sua competitividade em alta no mercado de trabalho!

1. Flexibilidade cognitiva

Tanto as empresas quanto os empregadores estão mudando o mindset, isto é, a mentalidade para fazer negócios. Essa transformação é marcada, principalmente, pelo abandono de práticas tradicionais, a fuga das abordagens mecânicas e valorizando, cada vez mais, uma forma de integração junto aos prestadores de serviço.

É uma dinâmica que valoriza a importância do trabalhador e quer integrá-lo diretamente aos resultados da empresa. Portanto, ser um profissional apático e mecânico não é o ideal para se manter no mercado atual.

Por isso, é fundamental ser um profissional adaptativo, que flexibiliza o seu conhecimento, que adapta o seu saber e a sua capacidade cognitiva para a realidade que está inserido, seja no home office, seja em uma reunião estratégica com um cliente.

2. Negociação

Em qualquer empresa existem adversidades de cunho operacional, econômico ou social. Nesse contexto, ter um profissional que saiba se articular é imprescindível e altamente valorizado. Por essa razão, um bom negociador tem como principal característica a capacidade de lidar de maneira positiva com a resolução de problemas e apresentar-se como um funcionário estratégico.

Quando o indivíduo sabe negociar, ele tem uma boa capacidade de articulação, sabe se posicionar, entende o diálogo como uma oportunidade de aprendizagem e crescimento, seja com o líder, com o time ou com algum cliente.

Para isso, adquira boa bagagem cultural, conhecimento técnico e desenvolva suas habilidades de comunicação. O importante nesse momento é saber se colocar como um profissional estratégico, independente do cargo que ocupa.

3. Escuta ativa

A comunicação é uma dinâmica entre o locutor e o ouvinte, por isso, pouco vale se uma pessoa é uma boa oradora, se ela não for boa ouvinte. Geralmente, quem não tem uma escuta ativa, isto é, atenta, passa por problemas como:

  • não saber o que a outra pessoa precisa;
  • ter dificuldade de aprender com o próximo;
  • ter uma relação negativa com colegas de trabalho ou clientes.

A audição deve vir acompanhada de compreensão. Caso não entenda o que a outra pessoa disse, pergunte sem medo — o importante é correr atrás desse entendimento completo. Um profissional que sabe ouvir compreende as demandas da empresa e conhece as necessidades do time e dos clientes.

4. Pensamento crítico

Desenvolver o pensamento crítico é construir a capacidade de analisar os fatos para formar uma opinião, baseada em análise racional, com uma abordagem imparcial da situação. Tudo isso sempre associado aos conhecimentos, tanto de cunho técnico quanto de mercado.

Fazer uma abordagem crítica é fazer uma análise inteligente e estratégica, em que os melhores resultados serão priorizados e entregues. Desenvolver as habilidades do profissional do futuro é um processo diário, que envolve estudo e inserção dessas novas práticas em sua rotina. Com isso, essas mudanças serão transformadas em hábitos e, em breve, serão uma condição inerente a você.