Como demonstrar que você é a pessoa ideal para uma vaga em um processo seletivo ou ainda que é o profissional que deve ser promovido? Como se apresentar na hora de fazer networking? Se você quer dicas para ter sucesso na carreira, vai gostar de acompanhar este artigo. A seguir, apresentamos 5 passos para você elaborar seu pitch pessoal. Confira!

5 passos para você fazer seu pitch pessoal

Como demonstrar que você é a pessoa ideal para uma vaga em um processo seletivo ou ainda que é o profissional que deve ser promovido? Como se apresentar na hora de fazer networking? A dica é ser sucinto e utilizar as informações certas, ou seja, é preciso saber como fazer seu pitch pessoal.

Trata-se de um discurso breve, no qual você pode demonstrar suas habilidades, interesses, histórico profissional e vivências para o gestor ou recrutador. Apesar de ser um texto curto, é necessário tirar um tempo para prepará-lo e treinar essa apresentação.

Se você quer dicas para ter sucesso na carreira, vai gostar de acompanhar este artigo. A seguir, apresentamos 5 passos para você elaborar seu pitch pessoal. Confira!

1. Selecione as informaçõesque devem constar na apresentação

O pitch é uma apresentação curta e direta utilizada para convencer clientes sobre os diferenciais de um produto ou para convencer investidores a financiar uma ideia. Nesse contexto, o pitch pessoal pode ser definido como uma apresentação que vai “vender” as características do profissional. Logo, é necessário descobrir o que falar e como se expressar para você deixar sua marca.

Assim, antes de começar a escrever o discurso para essa apresentação, faça uma lista com as principais informações que devem aparecer, afinal é um texto breve. Para facilitar, busque responder às seguintes questões:

Quem é você?

Além do seu nome e idade, fale sobre sua formação e experiência profissional. Aqui vale fazer um exercício de autoconhecimento para que você possa elencar seus pontos fortes, a fim de incluir essas competências na apresentação.

Para não transmitir uma mensagem de autopromoção, você pode destacar suas potencialidades por meio de resultados alcançados, seja em empregos anteriores, em um projeto da faculdade ou trabalho freelancer. Destacar as atividades com as quais você tem facilidade em trabalhar também é indicado.

Quais são seus objetivos profissionais?

Além de mostrar quem você é e seu histórico de carreira, é legal falar sobre seus objetivos profissionais, como ganhar experiência em um novo segmento ou atuar em uma empresa que é referência em determinada área.

Nesse ponto, reflita sobre a importância que esse cargo teria para o seu currículo e sua carreira de uma forma geral.

Por que a vaga deve ser sua?

Por último, pense por que você seria o candidato ideal para a vaga em questão. Nessa hora, além de destacar a sua vivência e interesse pela empresa, enfatize os valores que você pode agregar para a organização.

Outra dica é finalizar com uma mensagem, mostrando-se disposto a propor soluções e melhorar os resultados no setor onde vai atuar.

2. Estude sobre a empresa ou cliente

O pitch pessoal é um resumo sobre quem você é, mas é preciso que você elabore esse discurso segundo o perfil da empresa e campo de atuação. Com isso, além de selecionar as informações, você direciona o texto para o mercado em que a organização atua, para os tipos de clientes atendidos, desafios enfrentados na vaga oferecida, entre outros aspectos.

Desse modo, você demonstra que estudou sobre a companhia e que tem bastante interesse em fazer parte do quadro de pessoal.

Aliás, nesse ponto, é recomendado conhecer a cultura da empresa para que você possa adaptar a linguagem. Por exemplo: caso você esteja em um processo seletivo de uma organização mais despojada, pode se valer disso na hora de se apresentar.

Aqui destacamos como é importante conhecer seu interlocutor para fazer seu pitch pessoal. Então, saiba que isso vale, inclusive, para apresentações que tenham como objetivo fazer parcerias profissionais ou oferecer seus serviços a um cliente.

Nesse caso, estude sobre a empresa que busca contratar seus serviços e direcione seu discurso demonstrando como os seus serviços vão atender às necessidades desse cliente e melhorar os resultados do negócio.

3. Estruture seu texto

Depois de listar as informações necessárias e estudar sobre a empresa, chega o momento de passar tudo isso para o papel. A ideia de fazer o pitch pessoal é convencer o recrutador, gestor ou cliente, por isso seu discurso deve ser interessante, logo, comece captando a atenção da outra pessoa.

Dessa forma, nada de ser generalista no seu discurso, afinal a ideia é mostrar seus diferenciais, como uma área que é tendência que você está atuando ou estudando. Na sequência, você pode narrar sua trajetória e, ao final, mostraro que tem a oferecer para a empresa.

Para isso, faça um texto organizado e que tenha fluidez, afinal ele será falado. Para ficar mais fácil, imagine o pitch pessoal como um roteiro a ser seguido, com isso você não precisa decorar o que escreveu, mas apenas lembrar dos principais aspectos e na ordem que precisam ser apresentados.

Com essa estratégia, a apresentação fica mais natural e você evita o nervosismo por ter esquecido de uma determinada palavra ou informação.

4. Treine a apresentação

Com o texto escrito, chega um momento importante de preparação para a apresentação, que é treinar, imaginando que seu interlocutor está na sua frente. Quanto mais você treinar, mais fácil e natural ficará a sua apresentação. Isso porque você ganha confiança e perde o medo de se expor.

Se preferir, apresente o pitch em frente ao espelho ou para um amigo. Depois, é só avaliar o que precisa ser modificado, tanto no texto, como no jeito que você fala e nos movimentos corporais.

5. Esteja pronto para os questionamentos que possam surgir

O pitch costuma durar, em média, três minutos e, apesar de parecer pouco tempo, dá para falar bastante. Nesse sentido, tenha em mente que, a partir do que foi apresentado, você pode ser indagado sobre diferentes pontos ou até mesmo receber críticas.

Por isso, esteja preparado para esse momento: penseem perguntas que o recrutador ou gestor possa fazer, especialmente buscando detalhes acerca de suas experiências profissionais, por exemplo.

Agora você já sabe como fazer seu pitch pessoal em apenas5 passos. Para não ter erro, selecione com cuidado as informações e faça a apresentação com naturalidade. E, como dissemos, esteja pronto para os desdobramentos do seu discurso, como as perguntas que possam surgir.

Viu só como fazer essa apresentação é um processo simples? Compartilhe essas dicas com seus amigos nas redes sociais para que eles também saibam como elaborar o pitch pessoal!