Adaptabilidade: por que ela é considerada uma competência para o profissional do futuro?

A tecnologia traz praticidade para o nosso dia a dia e também dita novos rumos para diversas áreas profissionais. A todo momento, surgem novos softwares, equipamentos, inovações e métodos de trabalho, então, para você não ficar para trás, é preciso desenvolver a adaptabilidade.

Trata-se de uma soft skill que anda de mãos dadas com a flexibilidade e, devido a todo dinamismo do mercado, é considerada uma competência para o profissional do futuro: está listada no livro Future Skills: The 20 Skills and Competencies Everyone Needs to Succeed in a Digital World, de Bernard Marr, que traz as 20 habilidades que o profissional precisa ter para ser bem-sucedido no mundo digital.

Acompanhe este artigo para entender o conceito de adaptabilidade, a importância para sua carreira, além de dicas de como desenvolver essa competência. Boa leitura!

Afinal, o que é adaptabilidade?

Adaptabilidade é a habilidade de se adaptar a diferentes cenários ou circunstâncias. No trabalho, é a marca do profissional flexível, que aceita trabalhar com novas ferramentas, tecnologias, com pessoas diferentes ou em novos projetos.

É, portanto, alguém que tem a mente aberta para o que for proposto, sabendo que, a cada nova experiência, mais conhecimento e desenvolvimento pessoal ela terá.

Para muitas pessoas, é difícil se arriscar e sair da zona de conforto, ou seja, elas gostam da segurança e estabilidade que a situação em que estão proporcionam. No entanto, com essa postura, podem fazer com que o medo da mudança deixe passar diferentes conquistas.

Por que o profissional do futuro precisa ser adaptável?

Se você quer alavancar sua carreira, precisa se preparar com algumas habilidades subjetivas ou soft skills. Isso porque, além da sua qualificação científica e técnica, as empresas estão de olho em profissionais mais completos, ou seja, que apresentem algumas competências, como a adaptabilidade.

Na pandemia, por exemplo, muitas companhias foram forçadas a incorporar o home office devido às regras de distanciamento social. No início, não foi nada fácil para muitos colaboradores trabalhar em casa. Esta mudança repentina foi um teste de adaptação, concorda?

Os profissionais que se recusaram ou não conseguiram fazer as atividades de casa, certamente foram desligados, perdendo uma oportunidade na empresa.

Mas não é só isso: quem encarou o desafio do home office desenvolveu outras habilidades, como o uso de novas ferramentas digitais, a comunicação por videochamada e até a gestão do tempo.

Falamos de um fato do passado e que trouxe mudanças para o presente, já que o home office e o modelo híbrido de trabalho ganharam força depois da pandemia.

E, pensando no futuro, dá para dizer que a adaptabilidade e flexibilidade serão pré-requisitos exigidos pelos gestores, visto que a transformação digital ocorre de forma acelerada e os profissionais precisam estar prontos para as novidades de sua área.

Como desenvolver essa soft skill?

Agora que mostramos por que é necessário ser adaptável, é importante ficar por dentro de algumas dicas que vão ajudar você a desenvolver essa competência. Acompanhe!

Saia da rotina

Se, para você, enfrentar algo novo é muito difícil, por que não começar a ser flexível fora do ambiente de trabalho? Como fazer isso? Saindo da rotina de vez em quando!

Que tal modificar os horários que você acorda, almoça ou dorme? Ou dedicar uma tarde para conhecer um lugar novo? Outra sugestão é provar um prato diferente. Você pode ainda se inscrever em um curso que nunca passou pela sua mente, como aula de dança ou robótica.

Faça alterações no seu cronograma para perceber que é possível “sair do script” para ter novas vivências e experimentar sensações diferentes.

Confie no seu potencial

O medo da mudança pode estar relacionado a um sentimento de se sentir incapacitado para liderar um projeto, mudar de função ou para trabalhar em tal empresa. São pessoas que se autossabotam, porque as oportunidades aparecem para elas, mas elas deixam passar com medo do fracasso.

Por isso, desenvolva a autoconfiança e foque em seu potencial. Relembre suas conquistas, liste seus pontos fortes e perceba que você é capaz de se adaptar a uma nova situação. Se preferir, converse com um amigo ou familiar para que ele comente sobre o que admira em você.

Esta reflexão pessoal pode te ajudar no desbloqueio de alguns medos e ajudar nas futuras ações.

Não seja perfeccionista

Quando você é flexível, começa a se preparar melhor para lidar com frustrações, afinal começa a perceber que nem sempre tudo vai dar certo e os erros vão existir. Apesar de ser importante se dedicar para entregar um trabalho de qualidade, sabemos que, na vida profissional, é impossível que tudo saia perfeito, certo?

Nesse sentido, tenha isso em mente quando ficar na dúvida se aceita ou não um desafio profissional: pode ser que você tenha dificuldades no começo, mas o importante é se arriscar e aproveitar os ganhos dessa experiência.

Aqui, a palavra de ordem é resiliência, uma habilidade ligada à nossa capacidade de enfrentar as tensões e outras situações ruins sem deixar que isso se transforme em algo negativo. É, portanto, enxergar erros ou dificuldades como uma chance de aprimoramento.

Peça ajuda aos colegas

Falamos que os erros e falhas podem fazer parte da mudança e das novas circunstâncias, por isso esteja preparado para trabalhar bem em equipe e, sempre que necessário, pedir ajuda.

Ninguém sabe tudo sobre todas as ferramentas digitais ou processos, por isso não há nada de mais em pedir para o colega explicar o funcionamento de um equipamento ou software, por exemplo. Portanto, seja humilde no ambiente de trabalho para que possa se adaptar mais facilmente às diferentes circunstâncias.

Busque conhecimentos variados

Por último, saiba que você pode ficar mais confortável com as mudanças e, aos poucos, desenvolver a adaptabilidade ao acompanhar as tendências da sua área e buscar conhecimento em cursos, eventos ou realizando networking.

Dessa forma, estará pronto para as transformações e, certamente, vai se destacar no mercado de trabalho.

Universo de competências a desenvolver

Everton Silva e Henrique Saab, da Symplicity Brasil, participaram de uma live no canal da PUC Carreiras e mencionaram diversas competências necessárias para os profissionais do futuro. ‘Competências para uma nova economia’ foi o tema do Empresa na PUC, espaço da PUC Carreiras reservado para as empresas parceiras.

Se este assunto te interessa, esta palestra é pra você! No vídeo, André Correia e Flávia Gonçalves conversam com os palestrantes, que apresentam e discutem diversas habilidades desejadas, incluindo a adaptabilidade.

Aproveite e se inscreva em nosso canal, assim você recebe as notificações e aproveita todos os conteúdos em vídeo da PUC Carreiras.

E aí? Está preparado para tantas mudanças? Quer mais dicas de como planejar sua carreira? Siga nosso perfil no Instagram e acompanhe nossas postagens aqui no blog! Temos diversos conteúdos de carreira para te ajudar a desenvolver competências nas mais diversas áreas.

Conteúdo produzido pela Symplicity Brasil e PUC Carreiras

__________
Leia também:
Como liderar sem ser líder?
Quais as 8 competências mais valorizadas pelos gestores?