É comum existir uma confusão em relação ao conceito do termo, e isso pode gerar até mesmo uma certa ansiedade quando se relaciona assertividade e carreira. Porém, apesar da semelhança, assertividade não significa estar certo (e muito menos que não é aceitável errar profissionalmente). Fazer algo de forma assertiva tampouco traduz uma ação executada corretamente.
Tanto quanto na vida pessoal, profissionalmente é esperado se correr riscos, seja para apostar em um projeto ou ideia seja para decidir mudar de empresa ou de área de trabalho – e um leque imenso de alternativas entre esses dois cenários. Consequentemente, errar faz parte da jornada, pois é impossível controlar todos os fatores envolvidos em uma decisão.
O que difere um profissional de outros é a capacidade de reconhecer o erro e arrumar o percurso ou refazer algo a partir do aprendizado. Utilizar a experiência adquirida ao longo da carreira de forma inteligente é uma forma de exercitar o comportamento assertivo.
Assertividade e posicionamento
Veja o que diz o verbete “assertividade” do Dicionário Online de Português:
Que possui uma afirmação categórica; afirmativo.
[Linguística] Cuja validade da declaração que, sendo positiva ou negativa, é completamente assumida pelo locutor; declarativo.
[Psicologia] Que expressa segurança ao agir; que se comporta de maneira firme; que demonstra decisão nas palavras.
Com isso, entende-se que, diferentemente do senso comum de se relacionar a palavra à acerto, assertividade tem a ver com o comportamento de quem assume suas opiniões ou de quem expressa com clareza e de forma afirmativa suas ideias.
Assim, fica fácil entender por que a assertividade é tão fundamental na vida profissional. Sendo característica de quem consegue se expressar de forma direta e firme (mas, importante reforçar, não de forma agressiva), está ligada a credibilidade, segurança e transparência, particularidades que são reconhecidas no mercado de trabalho.
Saber se posicionar de forma equilibrada e segura é particularidade de grande parte dos líderes das empresas. Isso porque esse perfil não só consegue ser claro em suas demandas, como também lida bem com projetos em equipe. Tendo a comunicação como um de seus pontos fortes, pode atuar como um motivador dentro da organização.
É possível exercitar a assertividade?
Se você não é naturalmente assertivo, não se preocupe. Essa, obviamente, não é a única característica reconhecida no mercado de trabalho, e ainda é possível galgar novos cargos e vagas desejadas.
Mas, ainda assim, é recomendado que a comunicação assertiva seja trabalhada, porque dessa forma você consegue explicitar suas preferências e desejos. Ajuda até no momento de pedir um aumento, uma promoção ou negociar o melhor período de férias, por exemplo.
Segundo o Instituto Brasileiro de Coaching, ser uma pessoa assertiva permite lidar melhor com os confrontos, ter menos estresse, ser mais autoconfiante, saber agir com mais tato, melhorar a credibilidade e lidar com mais inteligência em situações de manipulação e chantagem emocional.
O primeiro passo para exercitar a assertividade é buscar o autoconhecimento. Quais são as suas necessidades, sonhos e anseios? A partir daí, busque posicionar suas decisões e expressar suas opiniões e vontades, mesmo na vida pessoal. E esteja aberto a feedbacks de colegas e gestores para trabalhar de forma positiva nos pontos de melhoria.
Conforme for observando resultados, vai ficar cada vez mais fácil assumir suas posições com firmeza e sem agressividade.