As soft skills, ou habilidades interpessoais, estão sendo muito valorizadas pelas empresas, e a colaboração é uma das mais requisitadas.

Colaboração: saiba o que é e como desenvolver essa soft skill

Profissionais  que querem se destacar em suas carreiras sabem que, no mercado atual, não dá para focar apenas nas habilidades técnicas.

As soft skills, ou habilidades interpessoais, estão sendo muito valorizadas pelas empresas, e a colaboração é uma das mais requisitadas.

Saiba mais sobre essa importante habilidade e veja como você pode desenvolver a sua!

O que é colaboração?

A colaboração é fundamental para o sucesso dos negócios, principalmente em funções que exigem muito trabalho em equipe.

As empresas têm criado equipes cada vez mais diversas e multidisciplinares, o que é excelente para reunir diferentes pontos de vista e enriquecer discussões, planejamentos e garantir tomadas de decisão mais assertivas.

No entanto, nada disso é possível sem um ambiente colaborativo, onde todas as pessoas são valorizadas e se sentem confortáveis para contribuir com ideias, experiências e opiniões.

Profissionais colaborativos ajudam colegas e gestores com empatia e contribuem para o aumento da produtividade, criação de relacionamentos saudáveis no trabalho e, claro, para o crescimento dos negócios.

Ou seja, assim como as outras soft skills — como pensamento crítico, comunicação e criatividade —, geralmente a colaboração não é aprendida em um curso, mas sim desenvolvida ao longo da vida por meio das experiências pessoais.

Por que ela é importante para a vida profissional e pessoal?

Saber trabalhar em grupo é uma característica muito importante para quem quer se destacar na carreira, principalmente se um dos objetivos for crescer profissionalmente e ocupar cargos de liderança.

Gerenciar pessoas é um dos maiores desafios no mercado de trabalho, e as empresas têm buscado profissionais capazes de fazer isso com empatia e assertividade.

Para isso, é necessário ter a habilidade de colaboração muito bem desenvolvida, pois só assim conseguimos enxergar o potencial de todas as pessoas envolvidas, dar espaço para novas ideias e perseguir um objetivo em comum.

Mas essa soft skill não serve apenas para quem sonha em liderar equipes. Saber colaborar com a equipe é essencial em qualquer função, afinal, até mesmo profissionais autônomos precisam trabalhar com outras pessoas, lidar com clientes, fornecedores e parceiros.

E a vida pessoal também se beneficia bastante, sabia? Relacionamentos interpessoais com familiares, cônjuges e amigos se tornam muito melhores e mais saudáveis quando todos colaboram para um convívio pacífico, construtivo e afetuoso.

Como desenvolver essa soft skill?

Mesmo que você já seja uma pessoa colaborativa, é sempre bom buscar experiências que nos ajudem a aperfeiçoar nossas habilidades, certo?

E, caso sinta que colaboração não é o seu forte, saiba que ainda é tempo de desenvolver e começar a usar essa soft skill a seu favor na vida pessoal e profissional!

Confira algumas dicas para começar a desenvolver a sua habilidade de colaborar e trabalhar em grupo!

Busque novas experiências

Expor-se a novas vivências, com pessoas desconhecidas e ambientes pouco explorados pode ser uma boa oportunidade para praticar a sua habilidade de colaborar.

É comum sentirmos uma certa dificuldade em mudar nosso comportamento ou testar novas abordagens em grupos com os quais já estamos acostumados a conviver.

No entanto, ao conhecer novas pessoas e participar de atividades diferentes, você pode se esforçar para ter uma postura mais colaborativa e fazer um exercício de auto-observação para entender como está se sentindo e quais são as suas dificuldades.

Priorize experiências com grupos diversos e que realmente ajudem a trabalhar o potencial colaborativo para alcançar um objetivo em comum.

Pratique a escuta

Saber escutar outras pessoas é fundamental para criar um ambiente mais colaborativo. Por isso, foque em praticar e desenvolver uma escuta empática e realmente atenta.

Ao fazer isso, você abre espaço para as pessoas compartilharem suas opiniões e experiências, além de possibilitar a criação de vínculos e a sensação de pertencimento ao grupo.

Esses fatores são fundamentais para fortalecer não só a sua capacidade de colaboração, mas a de todo o grupo, pois trabalham a empatia e a compreensão.

Participe de ações de integração

Não fuja de ações e eventos com o objetivo de integrar as pessoas da empresa!

Esses espaços são muito produtivos para criar vínculos entre colegas, o que garante um ambiente de trabalho mais harmonioso, agradável e colaborativo.

Esteja disponível para ajudar

Colocar-se à disposição para compartilhar conhecimentos e tirar dúvidas de colegas também é uma forma interessante de desenvolver e aperfeiçoar a sua habilidade de colaborar.

Você pode fazer isso comunicando as pessoas sobre a sua disponibilidade no dia a dia ou em reuniões específicas.

Outra forma de fazer isso de forma recorrente e mais abrangente é disponibilizando um horário na sua agenda para quem quiser marcar uma conversa com você sobre projetos em comum ou assuntos que você domina, por exemplo.

 

Viu como a colaboração é uma habilidade valiosa? Se você quer ter sucesso na carreira, se dar bem com sua equipe de trabalho e se destacar na profissão, não se esqueça de dar uma atenção especial não só para ela, mas para todas as suas soft skills!