Como empreender na engenharia?

É comum que se associe a carreira de Engenharia ao trabalho em grandes empresas e escritórios, mas você sabia que essa área oferece boas oportunidades para quem tem espírito empreendedor?

Apesar de o objetivo da graduação ser o conhecimento mais técnico, o engenheiro pode atuar como gestor e ter sucesso com o próprio negócio, seja na Engenharia Civil, Elétrica, de Produção, de Software, entre outras.

Ficou interessado no assunto? Continue a leitura, descubra as vantagens de empreender e quais os passos para abrir uma empresa na área da Engenharia.

O que significa empreender na Engenharia?

Tirar uma ideia do papel e lançar no mercado, dando início ao próprio negócio, o que significa gerir processos, liderar equipes e buscar estratégias para a empresa superar a concorrência e crescer. Tudo isso é o empreendedorismo aplicado à engenharia.

Apesar das dificuldades de abrir uma empresa no Brasil, cabe destacar que os profissionais que têm uma postura empreendedora, atitude de líder e que oferecem um diferencial para os clientes podem se destacar no mercado.

O mais interessante é que empreender na Engenharia é bastante versátil e pode significar:

  • abrir uma startup, focada, por exemplo, no desenvolvimento de tecnologias, como sistemas ou aplicativos;
  • ter uma empresa de serviços, como construtora, mecânica automotiva, de projetos elétricos, entre outras;
  • fazer a gestão de projetos como autônomo, como a de expansão de uma indústria ou adoção de processos mais sustentáveis;
  • atuar em segmentos que são tendência, como o de energias renováveis, instalando e prestando manutenção em placas de energia fotovoltaica, por exemplo;
  • prestar consultoria para outras empresas, como a de agilizar os processos de uma indústria, emissão de relatórios e pareceres, realização de planejamento na área logística, entre outros serviços.

Quais as vantagens de se tornar um engenheiro empreendedor?

Como você viu, o empreendedorismo é um dos caminhos de carreira que o engenheiro pode seguir. Então, se você sonha em ter sua própria empresa, mas fica inseguro em tomar esse caminho, saiba que é uma escolha que traz vantagens para a vida profissional, como:

  • definir as regras e modelo do seu trabalho, já que você é o seu próprio patrão, ou seja, ganha autonomia;
  • ter flexibilidade em relação aos horários de trabalho, podendo conciliar melhor vida pessoal e profissional;
  • possibilidade de criar uma marca inovadora no mercado, lançando um novo produto ou serviço;
  • liderar equipes, podendo escolher os talentos que vão trabalhar com você e acompanhar o dia a dia e evolução de cada um;
  • trabalhar por um propósito, quer dizer, motivado para alcançar os objetivos para sua empresa crescer e se tornar referência no mercado.

Como ter seu próprio negócio na área da Engenharia? Veja o passo a passo!

Se você está se formando ou já tem o diploma de engenheiro e tem a ambição de ter a própria empresa, saiba que é possível ser bem-sucedido como empreendedor nessa área. Ao seguir alguns passos e trabalhando com dedicação, você pode ter uma empresa de sucesso. Confira!

1 – Pesquise o mercado

Apesar das vantagens de empreender, é necessário entender como é o mercado que você quer atuar para o produto ou serviço que busca oferecer. Existem empresas concorrentes? Como elas trabalham? Há espaço para mais um negócio no ramo?

Ao entender como os concorrentes atuam, você pode buscar uma oportunidade, oferecendo um diferencial, ou seja, um produto, serviço ou forma de atendimento que ainda não é oferecido no mercado.

Não adianta correr para entrar na área, se não tiver conhecimento suficiente para enfrentar os desafios. Todo negócio passa por etapas de desenvolvimento que levam tempo, e este preparo vai te ajudar na hora de fazer as melhores escolhas, encontrar bons clientes e entregar bons trabalhos.

2 – Escolha um nicho para atuar

Apesar de você ter o conhecimento para atuar em uma área ampla, na hora de abrir uma empresa, o ideal é segmentar esse trabalho, escolhendo em qual nicho o seu negócio vai se concentrar.

Dessa maneira, é possível montar um time qualificado especializado, desenvolver soluções para produtos e serviços e se tornar referência em seu campo de atuação.

Imagina só oferecer uma variedade enorme de produtos ou serviços, mas nenhuma delas ser de boa qualidade? É muito melhor fazer bem e com êxito, mesmo que o seu catálogo inicial seja um pouco menor. Caso esteja fazendo sucesso, é mais fácil ir desenvolvendo e crescendo com a empresa ao longo dos anos, com a experiência acumulada.

3 – Faça um planejamento

Para abrir um negócio, é preciso planejar cada etapa com bastante critério. Além de entender o mercado e escolher um nicho para atuar, você deve fazer um planejamento financeiro, a fim de compreender todos os custos da empresa, como despesas fixas e variáveis, investimento inicial, gastos com equipamentos, equipe, entre outros aspectos.

Nessa hora, como você está começando a empreender, é indicado contar com um apoio especializado, como o do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e de um escritório de contabilidade de sua confiança para que você tenha mais segurança em sua jornada.

O planejamento não é o único fator determinante para o sucesso da sua empresa, mas se for bem feito, vai te ajudar a ter menos problemas no futuro.

4 – Cumpra todas as exigências legais

Além dos aspectos ligados às finanças, é preciso ter atenção com as exigências legais, as chamadas burocracias que fazem parte da rotina de qualquer tipo de empresa. Entre elas, estão a abertura do CNPJ, descobrir qual regime tributário sua empresa se encaixa e verificar questões de emissão de alvará e nota fiscal junto à Prefeitura de sua cidade.

É preciso ainda fazer o registro da empresa no Conselho Regional de Engenharia (CREA) do seu estado, realizar a inspeção dos bombeiros, entre outros pontos.

5 – Busque conhecimento de gestão

Por último, é recomendado que o engenheiro busque conhecimento, especialmente em relação à gestão de empresas, para que tenha mais assertividade na tomada de decisões e na definição de estratégias para o seu negócio. Aprender sobre finanças, tributos e marketing também vai ajudar na condução do empreendimento.

Além disso, é indicado se manter atualizado dentro da área de atuação da sua empresa. Por isso, fique de olho nas tendências, o que pode ser feito ao participar de eventos, cursos e feiras do seu setor. É uma maneira de ficar por dentro das novidades, ter insights para aprimorar seus produtos ou serviços e ainda conhecer outros empresários para fazer networking.

A gente nunca sabe quando vai encontrar um novo cliente ou parceiro para negócios, e ele pode surgir em uma conversa no intervalo de uma palestra ou em uma exposição de novas tecnologias.

Agora é a sua vez!

Os engenheiros encontram diferentes opções para empreender, então, se você tem vontade de trabalhar com gestão e liderança, comece a estudar o mercado e se planejar para que a sua ideia se transforme em uma empresa que vai fazer a diferença no mercado.

Quer mais dicas para construir uma carreira ascendente? Siga a nossa página do LinkedIn e nosso perfil no Instagram e acompanhe nossas postagens sobre carreira e empregabilidade!

Referências
Oportunidades e desafios: a dualidade de empreender no Brasil
Motivações para o empreendedorismo: necessidade versus oportunidade?

Conteúdo produzido pela Symplicity Brasil e PUC Carreiras