Comunicação interpessoal nas empresas: por que devemos nos preocupar com isso?

Sabemos que a comunicação é uma habilidade natural do ser humano, que permite a convivência em sociedade. No entanto, nas empresas, esse processo pode sofrer com ruídos ou falhas, o que atrapalha a produtividade e os resultados do negócio.

Dessa maneira, é importante que gestores e funcionários alinhem estratégias para melhorar a comunicação interpessoal, a fim de que a equipe trabalhe pelos mesmos objetivos. Aliás, com a tendência do trabalho remoto, torna-se ainda mais importante focar nesse aspecto.

Quer compreender melhor qual a importância da comunicação interpessoal no trabalho e dicas de como aprimorá-la na empresa? Continue a leitura!

Por que é importante ter uma boa comunicação interpessoal nas organizações?

A comunicação interpessoal é a troca de mensagens entre duas ou mais pessoas por meio da fala, escrita ou por uma forma não-verbal, como expressões corporais. Envolve o envio, recebimento e a interpretação das informações transmitidas.

É um processo social, mas é importante que seja eficiente, principalmente no ambiente de trabalho.

Nesse sentido, é necessário que os gestores tenham atenção em como está a comunicação interpessoal na empresa, verificando se há ruídos na troca de informações, erros em projetos que poderiam ser evitados, falta de integração entre os profissionais, entre outros problemas.

Tudo isso prejudica o clima organizacional, atrapalhando o relacionamento entre as equipes e afetando em cheio os resultados do negócio. É só pensar em como um e-mail com uma explicação errada para um cliente pode ser desastroso.

Como aprimorar a comunicação interpessoal na empresa?

Entre as competências socioemocionais está a comunicação. Logo, algumas pessoas têm mais desenvoltura para se comunicar, seja em uma conversa, ao falar em público ou escrever. No entanto, para muita gente pode não ser tão simples se comunicar.

Também é importante lembrar que as equipes são diversas, compostas por pessoas de diferentes idades e com perfis variados de formação e experiências de vida. Cada pessoa tem suas características e algumas funções favorecem o desenvolvimento natural da comunicação, enquanto outras funções e áreas de atuação acabam isolando os funcionários. Isso não significa que esta competência não seja essencial e possa ser desenvolvida.

Então, nas organizações, é preciso considerar que nem todos os profissionais vão se comunicar bem, por isso é necessário adotar estratégias para que a comunicação interpessoal seja fluida e contribua para o sucesso da empresa.

E quais estratégias são essas? Confira a seguir!

Escute seu time

O primeiro aspecto para melhorar a comunicação entre as pessoas da sua empresa é dar o exemplo. O que isso quer dizer? Que as lideranças precisam incentivar a troca de informação, ou seja, devem estar abertos para ouvir o que os colaboradores têm a dizer.

Desse modo, a equipe não fica com receio de reportar algum problema, tirar dúvidas, expor alguma dificuldade e até mesmo apresentar novas ideias ou soluções para os processos, produtos ou serviços. E, nessas situações, é importante que os gestores tenham uma escuta ativa, ou seja, prestem atenção nos pontos abordados.

Para isso, a dica é estar próximo dos colaboradores, de forma a criar uma relação de confiança com eles, e criar um ambiente amigável para que a troca de mensagens ocorra de forma leve.

Abra diferentes canais de comunicação

Como dissemos, os colaboradores têm características e personalidades diferentes, por isso, para muita gente, pode ser difícil relatar algum problema conversando pessoalmente com o supervisor, por exemplo.

Por conta disso, o ideal é deixar os profissionais à vontade para se comunicar, disponibilizando diferentes canais de comunicação, como e-mail, aplicativo de mensagem ou outros.

Assim, mesmo que alguém não queira falar de forma direta, ainda poderá passar o seu recado por escrito em uma caixa de sugestões ou em um e-mail de feedback.

Estabeleça a cultura de dar e receber feedback

E falando em feedback, este é um ponto importante para a evolução da comunicação nas equipes de trabalho. Para que o time possa trabalhar de forma mais alinhada, reduzindo erros ou retrabalho, é essencial estabelecer na empresa a cultura de dar e receber feedbacks. Dessa maneira, os profissionais entendem se o seu trabalho está adequado, o que é preciso corrigir ou até mesmo aprimorar.

Porém, é necessário que essas situações não sejam relacionadas a algo constrangedor ou depreciador do trabalho de um colaborador. Precisa ser algo natural, demonstrando o quanto a troca de feedback é importante para que todos possam realizar as atividades segundo as metas e objetivos da empresa.

E melhor ainda quando esta cultura está organizada de forma que os feedbacks aconteçam de maneira frequente, e não somente quando algum ponto fraco seja identificado. Os retornos e avaliações terão melhor resultado quando feitos constantemente, e não apenas nos momentos mais críticos do cronograma da empresa.

Vale destacar que essa prática é muito valiosa no trabalho online, pois, como os profissionais não se encontram presencialmente, podem não saber ao certo se estão realizando as atividades de forma correta ou o que precisam fazer para melhorar o desempenho, por exemplo.

Promova encontros semanais com a equipe

Um aspecto que o gestor deve ter em mente para melhorar a comunicação e o fluxo de trabalho é garantir o alinhamento das atividades das equipes.

Por isso, o ideal para ter uma comunicação eficiente é planejar encontros semanais, presenciais ou online, para que todos possam saber o que está sendo realizado, o andamento das metas, além de fornecer informações atualizadas sobre a empresa.

As reuniões também são uma ótima oportunidade para os profissionais darem sugestões, ideias e compartilharem opiniões sobre suas atividades e o trabalho de maneira geral.

Estimule a interação entre os profissionais

Para que a comunicação interpessoal seja fluida, os colaboradores precisam se conhecer melhor. Então, ofereça espaços na empresa para que eles possam interagir, como uma área de café ou descanso.

Para quem faz home office, é possível programar um happy hour (mesmo que por videoconferência) ou um jogo online para que as pessoas possam descontrair.

Organizar eventos para os aniversariantes do mês, festas em datas comemorativas, dinâmicas em grupo ou até mesmo formar grupos de corrida ou caminhada também são alternativas para aproximar as pessoas.

Quando os colegas criam laços e se conhecem um pouco mais, acabam descobrindo pontos em comum e fortalecem uma comunicação mais leve e personalizada.

Funcionários que tem liberdade na troca de informações conhecem mais sobre a rotina das equipes e pode ajudar na solução de problemas da empresa

Valorize a troca de conhecimento entre os colaboradores

A comunicação interpessoal é importante também para que as pessoas possam trocar conhecimento e aperfeiçoar ainda mais o seu trabalho, gerando mais valor para a empresa e para sua própria carreira.

É possível estabelecer encontros mensais com assuntos específicos para que todos possam participar, seja com a sua experiência e bagagem cultural em relação ao tema, troca de pontos de vista ou para aprender. Para que dê certo, é necessário que todos se sintam à vontade e saibam ouvir o que o outro tem a dizer.

Por mais que estes momentos possam parecer “perda de tempo”, é neste espaço de interação que pode surgir uma parceria entre áreas distintas, uma nova ideia de produto ou uma solução para um problema pessoal ou profissional que estava parado.

Como mostramos, é preciso adotar práticas para melhorar a comunicação interpessoal entre as equipes, seja no trabalho presencial ou online. Com isso, você aumenta a produtividade, reduz os erros e retrabalho e ainda garante um melhor relacionamento com os clientes.

Gostou das nossas dicas? Conta pra gente como é a comunicação na sua empresa. Você participa de encontros periódicos e já pratica a cultura do feedback?

Quer ler mais sobre comunicação na carreira? Confira este outro post do nosso blog!

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Referência:
How Communication Drives Performance

Conteúdo produzido pela Symplicity Brasil e PUC Carreiras